Teste de Perfil de Investidor: Descubra o Seu

Por |2018-08-17T18:57:59+00:0027 de janeiro de 2014|

Você quer saber qual é o melhor investimento, não é mesmo? Antes que alguém te responda isso, é muito importante que você descubra o seu perfil de investidor. veja porque:

Certa vez a avó de um amigo vendeu uma casa e não sabia o que fazer com o dinheiro. Resolveu então ir consultar o gerente do banco, afinal “ele deve ser um especialista em saber qual é o melhor investimento“.

perfil de investidorApós uma semana fiquei sabendo que o gerente sugeriu. Adivinhe só?

Ele fez a senhora investir todo o dinheiro em um plano de previdência PGBL! Até na poupança seria melhor!! Porque raios uma senhora  aposentada deveria investir em um plano de previdência?!

Não me interessa analisar aqui se o gerente estava despreparado ou se houve má intenção de ganhar uma comissão maior, mas a recomendação foi uma tremenda sacanagem com a vovó…

Para que o mesmo não aconteça à você (ou à sua avó), resolvi explicar melhor como definir seu perfil de investidor e ter claro quais investimentos são, ou não, adequados para você.

Antes de mais nada, vamos ao que interessa:

1 
2 
3 
4 
5 
6 
7 
8 
9 
10 
11 

 

Atenção: este teste é somente uma indicação e não deve ser o único critério para definir seu perfil de investidor. Recomendo que você peça ajuda à um profissional, que deverá considerar seus objetivos, necessidades, idade, situação familiar, etc.

Mais Detalhes Sobre Seu Perfil

Com base no resultado do teste, veja abaixo algumas observações e recomendações de como investir dinheiro para o seu perfil de investidor.

Perfil Muito Conservador

Cuidado! Segurança é importante, porém em excesso pode fazer com que você perca boas oportunidades de investir bem o seu dinheiro no longo prazo.

Não tenha tanto medo de conhecer investimentos diferentes, estude e vá ganhando segurança aos poucos.

Alocação Sugerida:

  • 10% em investimentos arriscados (bolsa de valores, fundos que buscam superar o Ibovespa)
  • 10% em investimentos moderados (fundos imobiliários, fundos que buscam superar o CDI)
  • 80% em investimentos conservadores (títulos pós fixados, CDBs e fundos que buscam superar a inflação)

Perfil Conservador

Você prefere segurança e prefere não ter surpresas desagradáveis com seu dinheiro, mesmo que elas sejam temporárias. Por conta disso evite investir em coisas mais arriscadas.

Mesmo que no longo prazo o retorno seja maior, os altos e baixos podem afetar muito suas emoções e decisões de investimento.

Alocação Sugerida:

  • 10% em investimentos arriscados (bolsa de valores, fundos que buscam superar o Ibovespa)
  • 30% em investimentos moderados (fundos imobiliários, fundos que buscam superar o CDI)
  • 60% em investimentos conservadores (títulos pós fixados, CDBs e fundos que buscam superar a inflação)

Perfil Moderado

Você deve buscar investimentos que ofereçam mais retorno do que título públicos e renda fixa, porém evite os que podem ter muitas variações de valor como ações de companhias menores, ou fundos de investimento muito agressivos.

Alocação Sugerida:

  • 30% em investimentos arriscados (bolsa de valores, fundos que buscam superar o Ibovespa)
  • 30% em investimentos moderados (fundos imobiliários, fundos que buscam superar o CDI)
  • 40% em investimentos conservadores (títulos pós fixados, CDBs e fundos que buscam superar a inflação)

Perfil Arrojado:

Você tem sangue frio e lida bem com riscos.

Procure investir seu dinheiro de longo prazo em investimentos com maior potencial de retorno, deixando pelo menos 25% do seu patrimônio em investimentos seguros.

Alocação Sugerida:

  • 60% em investimentos arriscados (bolsa de valores, fundos que buscam superar o Ibovespa)
  • 20% em investimentos moderados (fundos imobiliários, fundos que buscam superar o CDI)
  • 20% em investimentos conservadores (títulos pós fixados, CDBs e fundos que buscam superar a inflação)

Perfil Muito Arriscado

Cuidado! Risco pode significar mais retorno, porém é importante ter uma reserva de dinheiro sempre garantida e à mão para momentos turbulentos.

Alocação Sugerida:

  • 80% em investimentos arriscados (bolsa de valores, fundos que buscam superar o Ibovespa)
  • 10% em investimentos moderados (fundos imobiliários, fundos que buscam superar o CDI)
  • 10% em investimentos conservadores (títulos pós fixados, CDBs e fundos que buscam superar a inflação)

O que mais considerar no seu Perfil?

Além de como você lida com as perdas e como você lida com o risco, é importante considerar também outros fatores na hora de encontrar seu perfil de investidor:

Duração do Investimento

Por quanto tempo você pretende deixar seu dinheiro investido:

  • Curto prazo: até 3 anos
  • Médio prazo: de 4 a 9
  • Longo prazo: acima de 10 anos

Cada uma destas reservas terá um objetivo diferente e portanto uma política de investimentos diferente. O dinheiro que você está economizando para viajar no final do ano por exemplo, deve ser investido em algo com baixo risco, evitando que uma queda brusca acabe com sua viagem.

Já o dinheiro de longo prazo da aposentadoria por exemplo, pode ser investido em algo que aceite maiores variações agora, em troca de um maior retorno de longo prazo. Quanto menor a duração, mais conservador deverá ser seu perfil de investidor.

Retorno Desejado

Seu objetivo com esses investimentos é fazer o dinheiro crescer ainda mais, reinvestindo os ganhos, ou você precisa de uma renda para ajudar no seu custo de vida?

Em geral pessoas mais jovens que ainda estão acumulando patrimônio desejam fazer o dinheiro crescer, reinvestindo todos os ganhos de seus investimentos. Por outro lado, pessoas mais velhas já não precisam juntar tanto dinheiro para o futuro e podem usufruir da renda gerada pelos investimentos.

Investir em ações é uma opção para investidores que desejam crescer o patrimônio no longo prazo e com perfil mais arrojado, porém para que deseja renda, é melhor escolher investimentos que são bons pagadores de dividendos como fundos imobiliários e investimentos com perfil mais conservador.

Liquidez

Com que urgência você poderá precisar daquele dinheiro? Imagine que eventualmente você tenha que arcar com custos de hospital, viagens inesperadas, etc, você terá um dinheiro com fácil acesso para isso?

Investimentos com alta liquidez são aqueles que você pode resgatar o dinheiro logo que precisar. No entanto existem fundos de investimento que seu dinheiro fica comprometido por vários anos.

Quanto mais você precisar de dinheiro imediatamente, mais conservador deverá ser seu perfil de investimento.

Risco

Risco e retorno é e sempre será o dilema de todo investidor. O investimento perfeito teria muito retorno e nenhum risco, o que não existe.

Você tem que saber seu perfil de risco, ou seja, como lida com eventuais perdas.

Isso é importante para que você seja fiel a sua política de investimentos. Suponha que após investir em ações você perde mais de 10%: é possível que no futuro também ocorram altas de mais de 10%, que você perderá se tirar seu dinheiro agora.

Se determinou que o investimento era de longo prazo, deixe ele lá a menos que estude com atenção e mesmo assim ache melhor tira-lo. O que você nunca deve fazer é tomar decisões por impulso.

Veja também