A crise econômica é ruim para fazer investimentos?

Por |2018-06-08T08:00:25+00:0013 de março de 2016|

A grande maioria das pessoas, vê a crise econômica como um verdadeiro pesadelo, mas a verdade é que para quem está preparado, momentos de crises são raros momentos para fazer investimentos excelentes!

fazer investimentos na crise

Neste texto vou explicar porque é importante estar preparado para as oportunidades que a crise econômica traz, e dar alguns exemplos de bons investimentos que tiveram grandes quedas de preço, podendo ser comprados baratos atualmente e que provavelmente terão grandes valorizações em alguns anos.

A) Esteja Pronto Para as Ofertas

  • Quando a economia vai bem, parece que tudo está lindo e todas as projeções econômicas são de crescimento e prosperidade.
  • Quando a economia vai mal, parece que tudo está caindo e todas as projeções são catastróficas e apocalípticas.

O que podemos aprender com isso?

As previsões não servem tanto assim…

Elas somente refletem o momento em que a economia está vivendo. Não podemos basear nossas decisões de investimento neste tipo de projeção porque na grande maioria das vezes elas não conseguem prever os movimentos mais importantes de mercado como as grandes baixas e grandes altas.

A solução para isso é sempre ter uma boa parte do seu dinheiro preparado.

Como fazer isso?

B) Reserve um Dinheiro Para Oportunidades

crise economica investimentos

Do total do dinheiro que você tem para investir, deixe uma parte separada em um investimento sem risco, e que você possa resgatar com rapidez.

O melhor exemplo são as LFTs, o títulos públicos indexados à taxa Selic. É um dinheiro que não vai estar rendendo “a mais”, só que não vai perder para a inflação e em nenhuma circustância vai sofrer perdas (os títulos pré fixados podem e vão sofrer perdas ocasionalmente).

Esta reserva é a aquele dinheiro que você sabe que independente do que aconteça vai estar lá e você pode contar com ele.

Ou seja, nos momentos em que tudo cai e a crise estoura, esse dinheiro vai estar lá intacto e pronto para comprar verdadeiras barganhas.

C) Espere o Momento das Promoções

investimentos na crise

Para um investidor preparado, quando uma crise estoura acontece a Black Friday de fazer investimentos.

Todos aqueles títulos, empresas e fundos de investimento que antes estavam com um valor “justo” agora estarão com 30%, 40%, 50%, 60% ou mais de desconto!

Quem aproveitou essa crise para comprar títulos públicos pré fixados, com vencimento em 2035, que pagando mais de 7% + inflação (como eu já havia alertado aqui), fez um investimento que dificilmente vai conseguir repetir nos próximos anos.

Há poucas semanas as taxas das NTNB Principal caiu mais de 1%, resultando em uma valorização imediata de mais de 5% em um investimento renda fixa!

Existem também excelentes fundos imobiliários, com imóveis espetaculares, locados por longo prazo para empresas com excelente crédito, que estão custando uma mera fração do que já chegaram a custar um dia!

Conclusão: o melhor investimento é comprar barato

investimentos em crise

Como eu já havia explicado neste outro texto, o melhor investimento que você pode fazer é esperar para comprar barato.

Por melhor que sejam suas análises, dificilmente você vai conseguir bater a valorização que os ativos costumam ter após momentos de crise. E dificilmente vai conseguir evitar a desvalorização que choques inesperados causam nos mercados.

Portanto, não importa o que você faça, tenha sempre sua reserva de dinheiro para grandes oportunidades.

Vale a pena!

Veja também