Encarar a Bolsa de Valores pela primeira vez pode ser assustador, principalmente para quem não entende nada do assunto. As dúvidas dos investidores iniciantes são muitas: quem quer investir em ações muitas vezes se vê às voltas com termos desconhecidos, sem saber por onde começar. Se esse é o seu caso, esse artigo é ideal para você! É só continuar lendo e iniciar sua jornada pela B3. 

O que são ações?

Vamos começar do começo! Ações são títulos que representam uma pequena fração de uma empresa. Ou seja, ao comprar uma ação é como se você estivesse comprando um pedaço daquela empresa e, consequentemente, se tornando sócio dela. Legal, não é? Ao investir em ações, além de ganhar dinheiro com a valorização dos ativos é possível ganhar também com dividendos. 

 

Leia também: Renda fixa x Renda Variável: qual é a melhor?

Leia também: Como começar a investir em renda variável – Especial de ano novo

Por que investir em ações? 

Todo mundo já ouviu falar que investir em ações é arriscado e que pode-se perder muito dinheiro na Bolsa de Valores. Talvez por essa mentalidade o mercado de renda variável no Brasil não seja tão popular em comparação com outros países. Enquanto no Brasil apenas 0,5% da população investe em renda variável, nos Estados Unidos metade das pessoas físicas já investe e na Europa e Ásia o percentual chega a 30%. 

Apesar disso, o número de acionistas cresceu e em 2019 a B3 finalmente alcançou 1 milhão de investidores. A ascensão se deve, além da popularização da educação financeira na internet e aos recordes de índices como o Ibovespa, trazendo confiança para o mercado. Além disso, a queda na Selic deixou os ativos de renda fixa menos rentáveis, despertando nos investidores a vontade de se dedicar à Bolsa de Valores. Se esse é o seu caso, que bom! Investir em ações pode ser a porta de entrada para a construção de um patrimônio financeiro estável. 

Quais são as vantagens de investir em ações? 

  • Liquidez

Na Bolsa de Valores seu dinheiro não fica preso por muito tempo. Ao contrário de alguns investimentos em renda fixa, ações têm liquidez alta e é possível ter acesso ao seu dinheiro em poucos dias. 

 

  • Praticidade

Faça tudo em alguns cliques: investir em ações é prático e pode ser feito de casa, no computador. 

 

  • Rendimento

Apesar de o risco ser maior do que em investimentos de renda fixa, ações possuem rentabilidade alta e possibilitam lucros maiores do que quem investe em renda fixa está acostumado. 

O que você precisa saber antes de começar a investir

 

Você já sabe o que são ações, quais as vantagens e porque investir. Mas não se deixe levar pela empolgação! Antes de começar, descubra os primeiros passos para investir em ações. 

Saiba seus objetivos 

 

Antes de começar a investir, tenha em mente seus objetivos. Por que você quer investir em ações? O que a Bolsa de Valores pode fazer por você? Pensar nisso é o primeiro passo para desenvolver uma estratégia assertiva de investimentos e alcançar seus objetivos com o mínimo de tempo possível. 

 

Entenda o mercado

 

Além de precisar ter noções básicas para escolher as empresas em que investirá, você também deve acompanhar o mercado financeiro após investir para garantir que sua estratégia está dando resultados e que você saberá driblar e acompanhar as oscilações do mercado da melhor maneira. Para aprender mais sobre mercado financeiro, acesse aqui.

Escolha uma corretora 

 

A corretora será sua intermediadora financeira: é ela que aplicará seu dinheiro em ações. Por isso, é necessário que você tenha confiança na empresa escolhida e que ela seja transparente com os serviços oferecidos. Não se esqueça que você pagará taxas (de corretagem, custódia e performance), então pesquise bem antes de escolher a sua. A Bússola do Investidor reuniu as principais informações sobre as corretoras disponíveis no mercado para que você compare por si mesmo. Acesse aqui. 

Conclusão 

Você já sabe quais são as vantagens de investir em ações e o que você precisa saber antes de começar. Mas não pare por aí! A Bússola do Investidor preparou um ebook especial para você: “Como investir em ações” tem tudo o que você precisa saber para iniciar seus investimentos na Bolsa de Valores. Siga o passo a passo, tenha acesso à dicas exclusivas e aprenda sobre mercado financeiro – tudo em um só lugar. Adquira o seu aqui!