Porque Investir em Letras de Crédito é Uma Ótima Ideia

Por |2018-06-08T07:59:24+00:007 de fevereiro de 2014|

Este artigo é oferecido pela Órama InvestimentosConheça as opções disponíveis de investimentos em LCA e LCI clicando aqui.

Atualmente nossa vida como investidores anda um pouco complicada… Uma série de fatores econômicos e políticos estão resultando em coisas como:

  1. Alta do juros e desvalorização de títulos pré fixados do Tesouro Direto
  2. Quedas acentuadas no Índice Bovespa
  3. Instabilidade econômica

Em momentos de incertezas, como este, é normal que os ativos financeiros ofereçam uma rentabilidade menor. No entanto, muitos investidores não se dão conta disso e acabam buscando altas rentabilidades, sem se dar conta de que estão correndo mais risco.

O que fazer então? Devo abandonar meus investimentos e voltar para a caderneta de poupança?

Hora de Encontrar Abrigo?

investir letras creditoApesar de a grande maioria dos investimentos em renda variável estar mais arriscada, não é preciso esquecer completamente da sua rentabilidade. Afinal, este é o principal motivo para você investir!

Alguns investimentos em renda fixa definitivamente começam a aparecer como excelentes opções de porto seguro, porém sem abrir mão de uma rentabilidade acima da famigerada poupança.

Anteriormente já expliquei sobre alguns investimentos em renda fixa que você deveria conhecer. Neste artigo, vale abordar com mais detalhes dois destes ativos. São as:

  • LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio)
  • LCIs (Letras de Crédito Imobiliário)

Vantagens das Letras de Crédito

As LC (Letras de Crédito) oferecem algumas vantagens aos investidores, que não são encontrados tão facilmente em outras classes de ativos. Vejamos cada uma delas:

1. São Isentas de Imposto de Renda

Diferente do imposto de renda na bolsa, com as LCs você não terá tanto trabalho. Isso porque os rendimentos são isentos de tributação.

Em outras palavras, você já receberá seu lucro integral e livre de impostos. Essa vantagem faz com que as taxas das LCs sejam mais atrativas, mesmo quando estão abaixo do CDI. A imagem abaixo mostra quanto um investimento tributado deveria render para dar o mesmo lucro que uma LC com 90% do CDI:

letras de crédito imposto de renda

2. São Garantidas Pelo FGC

As Letras de Crédito são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) em até R$ 250.000,00 por CPF e por instituição emissora. O FGC (ou Fundo Garantidor de Crédito) é uma instituição que garante depósitos e investimentos em caso de quebra de bancos. No caso extremo de o banco que lhe vendeu a Letra de Crédito quebrar, você tem a garantia de receber de volta até R$ 250.000,00 investidos.

3. Não Cobram Taxas

Ao investir em LCI ou LCA, você não paga taxa de administração.

4. Possuem Garantias

Tantos as LCAs quanto as LCIs possuem ativos físicos que funcionam como garantia para aquele crédito. São os imóveis no caso das LCI e no caso das LCAs, máquinas e safras, por exemplo.

Isso quer dizer que diferentemente de um crédito com alto risco, os recebíveis das LCs são garantidos por ativos físicos e com valor de mercado real.

5. São Indexadas

Como todo investimento em renda fixa, as LCs são indexadas à um indicador. É muito comum encontrar Letras de Crédito atreladasao CDI, sendo sempre pago uma % do índice.

Desta maneira você já pode ter uma ideia de quanto vai ganhar antes mesmo de realizar seu investimento, o que dá muito mais segurança.

6. São Registradas na Cetip

A Cetip é uma empresa privada que atualmente tem o monopólio de registro de títulos de renda fixa no Brasil.

Cabe a Cetip garantir que o título está seguindo todos os requisitos necessários perante as leis brasileiras, bem como oficializar a quem pertence a posse daquele título. Ao investir em Letras de Crédito, certifique-se que a empresa intermediadora possui o selo Cetip Certifica.

Como funcionam as Letras de Crédito?

“Ok Diego, já entendi que as LC possuem uma série de fatores que as tornam interessantes, mas afinal o que é esse negócio?”

Ok, vou tentar ser o mais didático e objetivo:

1. A função principal de todo banco é emprestar dinheiro. Grande parte deste dinheiro é emprestado para empresas e pessoas que desejam fazer investimentos na compra de um imóvel, ou para produtores agrícolas que precisam de dinheiro para financiar sua safra.

2. Para conceder este empréstimo, o banco pede garantias, como o imóvel que está sendo comprado ou a safra e máquinas do produtor agrícola.

3. Uma vez feito diversos empréstimo, é interessante para o banco vender esta carteira de crédito para poder levantar mais recursos e emprestar mais dinheiro.

4. Para poder vender e negociar esta carteira de créditos o banco emite as Letras de Crédito, que podem ser vendidas para outros investidores por uma taxa e valor já pré acordado.

5. Conforme o banco vai recebendo o pagamento pelos empréstimos que havia feito, vai repassando recursos para os novos proprietários da carteira de crédito, conforme havia sido combinado.

É isso! Como você pode observar, o processo não é muito diferente do que acontece com o CDI, porém devido as vantagens fiscais, as LCIs e LCAs são ativos de renda fixa que devem ser olhados com bastante interesse pelo investidor que deseja alternativas mais rentáveis.

Onde e Como Investir?

Confira as opções de LCAs e LCIs disponibilizadas pela Órama Investimentos clicando aqui.


Veja também