Existem no mercado, diversos tipos de investimentos para perfil moderado, conservador e arrojado, sendo que cabe ao investidor compor a sua própria carteira.
No entanto, atualmente, algumas corretoras de valores desenvolvem o mix de investimentos para perfis moderados como forma de atrair mais investidores.
Antes de tudo, é importante dizer que a melhor maneira de descobrir o seu perfil de investimento é fazendo o Teste de Perfil do Investidor.
Ele é gratuito, dura apenas alguns minutinhos e irá analisar seu estilo de vida, capacidade de lidar com riscos e outras características para dar o “veredito”.
Índice
Existem no mercado financeiro basicamente três tipos de perfis de investidores: conservador, moderado e arrojado.
Para definir essa classificação o teste leva em conta a tolerância ao risco de cada tipo de investidor.
Dessa forma, o investidor com perfil moderado é aquele que apesar de zelar pela segurança, também assume um determinado grau de risco.
Assim, é como se ele ficasse no “meio termo” entre o investidor arrojado e o investidor conservador.
Sendo assim, pode-se dizer que esse é um tipo de investidor que assume riscos de maneira bastante calculada, procurando unir segurança e risco.
LEIA TAMBÉM | 5 livros sobre investimentos que você precisa ler!
Por se tratar de um perfil de investidor que procura correr riscos calculados, os investimentos para esse tipo de investidor costumam ser de renda variável, embora ele também tenha em sua carteira investimentos de renda fixa.
Sendo assim, o investidor de perfil moderado costuma aplicar menos capital em renda fixa, como CDB, e mais em renda variável, diversificando entre:
O investimento em ações é um dos investimentos procurados por quem tem um perfil moderado.
No entanto, é necessário que ele tenha um conhecimento um pouco mais aprofundado para fazer uma análise fundamentalista dos tipos de empresa antes de investir.
Caso o investidor de perfil moderado seja iniciante, uma alternativa são os fundos de ações que exigem menos análise e uma maior diversificação da carteira, contando com um gestor profissional para administrar o risco.
LEIA TAMBÉM | Investimento para iniciantes
Uma alternativa para quem tem um perfil mais arrojado são os investimentos em Fundos Imobiliários. Essa é uma maneira de investir em imóveis.
Um fundo imobiliário, normalmente, possui diversas cotas, sendo que o gestor usa o capital arrecadado das cotas para fazer investimentos em empreendimentos imobiliários como um shopping center, por exemplo.
Apesar de ser um fundo de renda variável, o fundo imobiliário costuma representar um pouco mais de segurança, uma vez que o investimento é feito na construção civil.
Debêntures é um outro tipo de investimento que pessoas com perfil moderado costumam procurar como opção. Esse é um título emitido por uma empresa para captação de recursos.
Embora parece com o investimento em ações, porém, possui características diferentes.
Afinal, ao invés de tornar o investidor um sócio, ele o torna um credor da empresa.
Por isso, esse tipo de investimento faz parte da categoria de crédito privado de renda fixa.
No entanto, apesar de serem chamados de títulos de renda fixa, eles possuem um determinado grau de risco, até porque a sua liquidação está ligada à saúde financeira da empresa.
Uma opção de investimento são fundos atrelados a ativos internacionais como ETF’s e BDR’s.
Normalmente, esse tipo de investimento replica um índice do exterior.
Essa é uma forma de ter acesso a ações da Bolsa norte-americana sem precisar abrir uma conta em uma corretora no exterior.
Apesar da diversificação, nesse tipo de investimento o investidor está exposto à oscilação cambial.
Por último, se você é um perfil moderado, mas ainda não perdeu o medo de investir em ações, nós podemos te ajudar.
Com o livro digital Como Investir em Ações, da Bússola do Investidor, você terá acesso a um passo a passo completo para perder o medo de investir e tomar ações com conhecimento na Bolsa de Valores.
Portanto, não perca mais tempo e conheça nosso livro digital!
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.