Você com certeza já deve ter ouvido falar no Índice Bovespa. O IBOV é o principal indicador de desempenho da B3 e reflete o aquecimento do mercado. Mas ele não é o único! Outros índices de renda variável também são muito úteis para decidir quais ativos devem compor sua carteira. Descubra quais são eles e como eles afetam seus investimentos. 

O que são índices de investimento?

Os índices de renda variável são indicadores de desempenho de ativos financeiros. Eles funcionam como um termômetro, acompanhando o mercado e determinando quanto está a rentabilidade de cada investimento

 

Leia também: Índices de renda fixa: como eles afetam seus investimentos

Leia também: O que são indicadores financeiros

Quais são os principais índices de renda variável?

Ibovespa

O IBOV, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira, é o mais relevante índice de renda variável para acompanhar e entender sobre o mercado financeiro. Ele é composto pelas principais ações negociadas no mercado, como Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Ambev (ABEV3), e sua carteira é baseada na liquidez dos ativos expostos na Bolsa. 

Em 2019 o Índice Bovespa cresceu 31,5%, quebrando seu próprio recorde sucessivas vezes e incitando ânimo nos investidores. A alta do Ibovespa é vista com empolgação pelo mercado, pois significa que as ações que compõem a carteira Bovespa tem se valorizado. O contrário também acontece: quando o índice cai, as ações que o compõem fecharam o pregão desvalorizadas. 

Para analisar como andam seus investimentos, leve o Ibovespa em comparação. Seus investimentos estão subindo como o índice? A resposta afirmativa é um bom sinal. Caso contrário, reavalie sua carteira e busque escolhas de ativos mais assertivas. 

IBrX

O IBrX é também um índice de bastante relevância ao falar de investimentos na Bolsa de Valores. O Índice Brasil, ou IBrX como é chamado, é o indicador de desempenho médio das cotações dos ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações. Ele é composto pelas cem principais ações. A diferença dele para o Ibovespa é que o índice Bovespa possui menos ações que o IBrX. Assim como Ibovespa, o IBrX também deve ser observado por quem acompanha o mercado de ações na Bolsa de Valores brasileira. 

IBrX50 

O índice IBrX50 faz parte da família do Índice Brasil. O primeiro é composto por uma carteira de 100 ações, enquanto o IBrx50, é como nome já diz, composto pelos principais 50 ativos. Para estarem no índice de renda variável, as ações tem que apresentar presença de negociação em pregão de 95% no período de vigência de três carteiras anteriores. 

Índice Small Cap – SMLL

As empresas small caps muitas vezes passam despercebidas dos investidores na B3, ao contrário das blue chips, que já são conhecidas do mercado. Apesar disso, elas podem apresentar excelentes resultados. É o que mede o Índice Small Cap (SMLL). Ele é uma carteira teórica formada por empresas desse segmento e reflete a valorização ou desvalorização de empresas de menor capitalização. Fique atento nas empresas contidas no índice: elas podem ser oportunidades estratégicas para maior lucro em uma Bolsa de Valores já aquecida. 

Índice de Dividendos – IDIV 

Você sabe o que são dividendos? Muita gente por aí sonha em viver desses rendimentos, e para essas pessoas o IDIV – Índice de Dividendos é ainda mais importante. Mas, mesmo para quem não tem essa ambição, acompanhar o Índice de Dividendos é estratégico. A carteira é composta por ações que se destacam na remuneração dos investidores, sob distribuição de dividendos e juros sob capital próprio. Assim, você não fica limitado às oscilações da Bolsa e pode investir em empresas boas pagadoras de dividendos. 

Conclusão 

Acompanhar os principais índices de renda variável é essencial para conseguir administrar melhor seus investimentos e tomar decisões mais assertivas. Em 2020, com a queda da Selic, a renda variável promete ser uma boa aposta e quem estiver atento e informado pode lucrar bastante com o movimento. No Instagram da Bússola do Investidor você pode ter acesso a outros conteúdos e acompanhar diariamente o fechamento da B3 de maneira prática e rápida. Siga o perfil agora.