Viver de Trading: Realidade ou mentira?

Por |2020-12-18T15:48:37-03:0018 de dezembro de 2020|

É possível viver de trading? Há 10 anos, seria impossível saber a resposta e, naquela época, a maioria da população ainda nem imaginava o que significaria day trade

Foi no fim de 2009 que o mercado eletrônico invadiu o Brasil, após a extinção do antigo pregão Viva Voz, começando aí o crescimento exponencial da bolsa de valores.

Neste mesmo período, Caio Sasaki, do Portal do Trader, começou sua aventura no mundo do Day Trade. Durante esse tempo e até hoje, Sasaki faz parte de diversas instituições de ensino, nas quais ajudou mais de 300 mil pessoas sobre como viver de trading, através do seu site de conteúdos para investimentos, o Portal do Trader.

Atualmente, é normal deparar com anúncios sobre pessoas que ganharam carros, casas de luxo, viagem para as Maldivas, tudo com a prática de day trade. Muitas vezes, estas mesmas pessoas oferecem cursos e fórmulas mágicas que mudariam a vida delas num piscar de olhos. Melhor “impossível”, não é mesmo?

Contudo, bastam algumas operações perdedoras para se dar conta de que a coisa não é tão simples quanto parece. 

Para quem decide pesquisar um pouco mais a fundo e conhecer melhor o trading como atividade, entende que é preciso preparo e estudo, que existem riscos e que muitas das histórias bonitas que se contam na internet, podem não ser verdade. 

Então, nasce uma pequena dúvida, mas que cresce muito rápido a ponto de incomodar: 

É REALMENTE possível viver de trading?

Sim, é plenamente possível, mas não como a maioria dos iniciantes imaginam. Por isso, a seguir, veja a lista contendo três pontos importantes sobre viver de operações na bolsa de valores: 

1. O trading é uma atividade de performance 

Isso quer dizer que os resultados variam muito de uma pessoa para outra, principalmente, em função de características pessoais, e que não existe garantia de salário no fim do mês como acontece na maior parte dos empregos tradicionais.

2. Resultados levam tempo para serem construídos  

O trader é como uma empresa de gestão financeira concentrada em uma pessoa só. Este profissional acumula os cargos de gestor, analista, operador, controlador de risco, auxiliar administrativo e RH. Portanto, espero que esteja claro que ninguém consegue treinar uma equipe e colocá-la para rodar em poucos dias. Na verdade, trata-se de um intenso trabalho de meses.

Saiba mais sobre: Custos do Day Trade: Conheça as Taxas Para Operar

3. É preciso diversificar 

O trading é atrativo por causa dos potenciais do alto retorno. Contudo, junto dessa oportunidade vem um risco da mesma proporção. Por isso, é importante variar as fontes de renda financeira, assim, mesmo que os resultados com a prática do trading não sejam muito bons (atividade de alto risco, por sinal), não tem problema, pois aquilo representa apenas uma pequena parte do seu patrimônio total.

Existe uma série de outros tópicos que poderiam ser listados aqui, mas por enquanto, o propósito deste artigo é mostrar que construir uma carreira em Day Trade não é tão difícil quanto se imagina. 

Para quem sonha em viver de trading, é necessário bastante estudo e, principalmente, interesse em devorar todo o mercado financeiro para obter bons resultados. Viver de trading é plenamente possível, sim, mas requer uma dedicação que poucos compreendem ser necessária, e por isso, acabam se dando mal. 

Só depois de entender a proporção do desafio de fazer sucesso na vida de trader, basta botar mãos à obra e sempre ir atrás das melhores fontes. Assista ao vídeo abaixo com o que é importante você ficar atento para ter ganhos consistentes no mercado.

E se quiser se aprofundar ainda mais sobre o assunto, assista à aula gratuita, que vai te ensinar muito sobre essa longa jornada: É possível viver de trading?.