Quem deseja investir em ações na Bolsa de Valores precisa levar em consideração diversos indicadores de uma análise fundamentalista, sendo um deles o Preço/Lucro.
De modo geral, o indicador Preço/Lucro terá a capacidade de mostrar ao investidor se vale ou não a pena investir em uma ação em um momento específico.
Índice
O Preço/Lucro é um indicador cujo objetivo é relacionar o valor de mercado de uma ação com o lucro apresentado ou projetado pela empresa.
O cálculo é bastante simples, uma vez que consiste na divisão do preço da ação pelo Lucro Por Ação.
Esse é um dos indicadores de maior relevância para os investidores.
Ele faz parte da análise fundamentalista que também leva em consideração outros fatores, sendo o Preço/Lucro um deles.
LEIA TAMBÉM | O que é Análise Fundamentalista?
O Preço/Lucro mostra para o investidor o quanto o mercado está disposto a pagar pelos resultados de uma determinada empresa.
Essa análise é importante, uma vez que o lucro por si só não representa para o investidor uma garantia de que as ações da empresa vão se valorizar.
Em outras palavras, isso quer dizer que o lucro sozinho não determina o preço de uma ação.
Isso é determinado de acordo com a oferta e procura que ela tem.
Sendo assim, se o investidor olhar apenas o lucro da empresa, olhará para uma métrica que sozinha não vai representar muita coisa.
No entanto, ao dividir o preço da ação pelo lucro pago por cada ação, fica mais fácil ver como a oferta e procura por aquele ativo se relaciona na prática com o lucro da empresa.
Dessa maneira, se o P/L estiver muito baixo, há uma desproporção entre o interesse nas ações e o lucro da empresa.
Isso pode mostrar que o mercado não possui confiança na empresa ou então que a ação está sendo negligenciada, com boas perspectivas de valorização.
Agora se o Preço sobre o Lucro estiver muito alto pode significar que há mais confiança sobre a ação ou então que ela está cara demais e não é um bom momento para compra.
O Cálculo do Preço/Lucro é bem simples. Basta pegar o preço que uma ação está sendo negociada e dividir pelo Lucro de uma Ação, aplicando a fórmula:
P/L = Preço da Ação / Lucro por Ação
Vale destacar que, para achar o lucro por ação, basta dividir o Lucro Líquido encontrado no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) pela quantidade de ações da empresa.
Imagine uma empresa que tenha um lucro líquido de R$ 100 mil e que tenha 75 mil ações negociadas na Bolsa.
O Lucro por Ação será:
Imagine que a ação dessa empresa esteja sendo negociada a R$ 20 na Bolsa de Valores.
Então, o Preço/Lucro dela será o seguinte:
Neste exemplo que demos, o indicador Preço/Lucro foi de 15,04.
Para saber se é alto ou baixo é preciso fazer o comparativo com outras empresas.
LEIA TAMBÉM | Como investir em ações com indicadores fundamentalistas
Para saber se o Preço/Lucro está alto ou baixo, é necessário fazer uma análise do mesmo indicador de outras empresas do segmento, e se possível encontrar até o P/L médio do setor.
Vale destacar que se for analisado o Preço/Lucro de todas as empresas da B3 nem sempre será possível saber se o valor é alto ou baixo, uma vez que cada segmento possui as suas próprias particularidades.
Por isso, o ideal é sempre analisar empresas e médias do mesmo setor, ou então de setores correlacionados a empresa que você esteja querendo investir.
É importante enaltecer que o P/L é apenas um indicador da análise fundamentalista, sendo necessário que ele acompanhe outros indicadores como o Preço sobre Valor Patrimonial da Ação P/VPA, Preço sobre vendas P/V e até o Ebitda.
Quanto mais indicadores forem extraídos em uma análise, mais solidez ela terá, e mais acertada será a decisão sobre a compra e venda de uma ação.
No vídeo abaixo, publicado no Canal da Bússola do Investidor no YouTube, falamos sobre outras estratégias de investimentos de acordo com o Perfil de Investidor. Assista!
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.