• Plataformas
    • SmarttBot
    • SmarttIR
    • SmarttInvest
    • Link RTD
  • Trabalhe Conosco
  • Conteúdos
    • Quem Somos
    • ABC do investidor
    • Blog
    • Biblioteca do Investidor
    • Materiais Educacionais
    • Guia de Corretoras
    • Vídeos
  • Fale Conosco
Menu
  • Plataformas
    • SmarttBot
    • SmarttIR
    • SmarttInvest
    • Link RTD
  • Trabalhe Conosco
  • Conteúdos
    • Quem Somos
    • ABC do investidor
    • Blog
    • Biblioteca do Investidor
    • Materiais Educacionais
    • Guia de Corretoras
    • Vídeos
  • Fale Conosco
  • Plataforma
    • SmarttBot
    • SmarttInvest
    • SmarttIR
    • Link RTD
  • Conteúdos
    • ABC do Investidor
    • Blog
    • Biblioteca do Investidor
    • Guia de Análise Técnica
    • Guia de Corretoras
    • Materiais Educacionais
    • Vídeos
  • Quem Somos

Acessar Calculadora de IR
Educação Financeira

5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança

Bússola do Investidor
abril 9, 2014

Diferente do que acontecia há alguns anos, investir na poupança é cada vez mais uma péssima escolha.

Mesmo assim, todo mês eu vejo as notícias de que mais e mais brasileiros resolvem investir seu dinheiro na poupança.

Isso faz sentido?

A verdade é que existem diferentes coisas acontecendo no Brasil que levam a isso.

Entre elas:

  • Aumento de Renda: mais pessoas estão com dinheiro sobrando para guardar e investir
  • Desinformação: as pessoas não fazem ideia que existem outros investimentos mais rentáveis
  • Gerentes de Banco: os bancos têm interesse em captar dinheiro pelas baixas taxas da poupança para emprestar por juros maiores

No entanto, nada disso é justificativa para que você e outros milhões de brasileiros percam dinheiro investindo em algo que não é bom!

Pensando nisso, resolvi juntar as 5 mentiras sobre investir na Poupança que você não deve acreditar de jeito nenhum. E não deixe de compartilhar essas informações com quem ainda não sabe.

Vamos lá:

Índice

  • Mentira #1: Poupança oferece rendimentos garantidos.
  • fonte: Banco Centra do Brasil
  • Mentira #2: A Poupança é totalmente segura.
  • Dicas Para Ter Uma Poupança Mais Segura
  • Mentira #3: É a melhor opção para quem tem pouco dinheiro.
  • Vantagens do Tesouro Direto
  • 1. É mais garantido
  • Desvantagem
  • Mentira #4: Investir na Poupança é mais barato.
  •  Mentira #5: Investir em outras coisas é difícil.
  • Conclusão

Mentira #1: Poupança oferece rendimentos garantidos.

Não pense que é só colocar dinheiro na poupança para começar a ganhar. Muito pelo contrário!

Com o cenário econômico atual, estamos em uma situação onde a rentabilidade real da poupança está negativa. Ou seja, o investidor está na verdade perdendo dinheiro.

Sim, perdendo dinheiro!

Rentabilidade real é quando descontamos a inflação dos rendimentos e encontramos quanto de dinheiro você realmente ganhou.

Por exemplo: se a inflação for de 6% e a poupança render só 5%, o seu dinheiro perdeu poder de compra; os preços aumentaram mais do que seu patrimônio.

Para piorar, saiba que se você tem dinheiro na poupança já está perdendo dinheiro desde setembro de 2012!

Veja no gráfico abaixo: todos os meses em que a linha verde do IPCA (índice oficial de inflação) ficou acima das outras linhas, sua rentabilidade na poupança não foi o suficiente para bater o aumento da inflação.

rentabilidade da poupança

fonte: Banco Centra do Brasil

Para piorar um pouco mais, vale lembrar que a rentabilidade do mês é perdida quando o saque é feito fora da data de aniversário. Ou seja, no dia do mês em que a aplicação foi inicialmente realizada.

Tudo isso deixa a rentabilidade ainda mais comprometida e deveria fazer você evitar investir na poupança.

Mentira #2: A Poupança é totalmente segura.

Muitos investidores investem na poupança em busca de um porto seguro. Acham que independente do que aconteça seu investimento estará à salvo. Isso é mentira!

Apesar da poupança ter um risco muito baixo, ela não é o investimento menos arriscado. Você pode sim perder o dinheiro que está aplicado na poupança.

Como seu dinheiro da poupança fica depositado em um banco, caso ele quebre você conseguirá recuperar somente os investimentos de até R$ 250.000. Esse é o valor garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito. Ele foi aumentado no dia 30/04/2013 e antes era de R$ 70.000.

Lembre-se de que não é tão raro um banco quebrar, seja no Brasil (Banco Panamericano, Banco Cruzeiro do Sul, Banco Santos) ou até mesmo nos Estados Unidos (Lehman Brothers, Bear Stearns).

A única exceção é a Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o próprio governo garante 100% do valor investido no caso de quebra do banco.

Dicas Para Ter Uma Poupança Mais Segura

Existem algumas coisas que você pode fazer para acabar com esse risco, caso tenha mais do que R$ 250.000 investidos na poupança:

1. Ter poupanças em outros bancos, colocando no máximo R$ 250.000 em cada uma

2. Ter uma poupança na Caixa Econômica Federal

Mentira #3: É a melhor opção para quem tem pouco dinheiro.

Muitos investidores começam a investir na poupança porque a maioria do bancos não exige um valor de investimento mínimo. Fica muito fácil investir valores pequenos.

No entanto, a poupança não é a única opção para quem tem pouco dinheiro para investir. Muito menos a melhor delas.

O Tesouro Direto é do governo brasileiro e tem o objetivo de vender títulos públicos diretamente aos investidores pessoa física. O valor de investimento mínimo é de R$ 30 e você faz o investimento pela internet, sem sair de casa.

Para saber mais veja o artigo: O que é Tesouro Direto.

DICA: Para substituir a poupança, a melhor opção são as LFT (Letras Financeiras do tesouro), que são pós fixadas assim como a poupança. Ou seja, não correm o risco de perdas com aumentos nas taxas de juros.

Para investir basta ter conta em uma corretora de valores. Veja como escolher uma corretora de valores.

Vantagens do Tesouro Direto

1. É mais garantido

Diferente da poupança que só tem até R$ 250.000 garantidos pelo FGC, os títulos do Tesouro são 100% garantidos pelo Tesouro nacional.

2. Rende mais

Pelas novas regras da poupança, quando a taxa Selic estiver em 8,5% ou menos ao ano, a poupança renderá 70% da Selic mais a TR. Acontece que, hoje em dia, mesmo tendo isenção de imposto de renda, a poupança perde para o Título do Tesouro que paga 100% da Selic, a LFT.

3. Oferece Mais Opções

Além do título indexado a Selic, você também pode investir em títulos indexados à inflação (IPCA) ou títulos pré fixados.

4. Imposto de Renda Regressivo

Embora a poupança seja isenta de imposto de renda, os títulos do tesouro direto contam com um incentivo. Quanto mais tempo você ficar com eles, menor será a alíquota de imposto de renda que você deverá pagar.

Desvantagem

Existe, no entanto, uma desvantagem em relação à poupança: a liquidez do investimento. O Tesouro Direto garante a recompra dos títulos todas às quarta feiras. Você não pode contar com este dinheiro para o dia seguinte, por exemplo. Já na poupança a liquidez é imediata.

Mentira #4: Investir na Poupança é mais barato.

É verdade que ao investir na poupança seu investimento escapa de altas taxas de administração que ele teria que pagar em determinados fundos de renda fixa. No entanto, isso não quer dizer que não existam alternativas melhores.

Para começar, os bancos podem cobrar tarifas pelos saques realizados na poupança a partir do segundo saque mensal. Além disso, os bancos também podem cobrar pela transferência de dinheiro da conta poupança para uma outra conta, mesmo que ela seja da mesma titularidade.

Veja dicas para economizar nas tarifas.

Tudo bem que nenhuma dessas tarifas é algo exorbitante. Mas elas mostram que em alguns casos até mesmo investir na poupança não é “grátis”.

Voltando ao ponto anterior de que existem alternativas: existem corretoras de valores que não cobram taxas de administração para investir no Tesouro Direto. Você pode encontrá-las facilmente usando nossa comparação de corretoras.

 Mentira #5: Investir em outras coisas é difícil.

Quem te falar que investir em outras coisas é difícil, é porque NUNCA tentou.

Apesar de investir na poupança ser relativamente fácil (só precisa de RG, CPF e comprovante de residência), você ainda tem que ir pessoalmente até a agência bancária para fazer isso.

Para a grande maioria dos outros investimentos, nem sair de casa você precisa. Basta estar conectado à internet para tomar suas decisões.

Além disso, existem inúmeros recursos gratuitos que vão te ajudar a aprender e investir melhor. Um exemplo são as próprias ferramentas que oferecemos no Bússola do Investidor para ajudar investidores que investem na Bolsa de Valores: nossa tradicional Calculadora de Imposto de Renda e nosso Software de Análise Técnica Online.

Conclusão

Bons eram os tempos em que deixar o dinheiro parado na poupança era uma boa opção. Hoje em dia a coisa mudou e está bem diferente.

O investidor atento pode começar a enxergar outras possibilidades e investir em investimentos bastante rentáveis e tão fáceis quanto a poupança. Tudo o que você deve fazer é não se deixar levar pelos fatores que citei no começo deste artigo, ou acreditar em alguma destas 5 mentiras que são contadas com bastante frequência.

Aguardo suas observações e sugestões nos comentários abaixo!

Aproveite e veja também os seguintes livros que podem te ajudar a entender mais sobre o assunto:


Finanças Pessoaispoupança

Bússola do Investidor

A Bússola do Investidor é uma fintech brasileira, fundada em 2007, especializada no mercado de investimentos. Seja através de nossas tecnologias ou conteúdos produzidos, nosso propósito é oferecer ao investidor as melhores ferramentas para investir de forma descomplicada.

141 Comments


Edson Peres
maio 22, 2013 at 10:55 am
Reply

Excelente artigo Diego!!
Sabia que a poupança estava cada vez pior, mas não sabia que já havia chegado neste nível!
Estou revendo agora as aplicações que tenho e quem sabe colocar no Tesouro Direto ou em algum CDB do banco, mas dessa bomba de poupança eu estou fora…
Obrigado mais uma vez.


    Diego Wawrzeniak
    maio 22, 2013 at 11:28 am
    Reply

    Eu que agradeço Edson!
    Sim, como falei existem outras alternativas bem mais interessantes, porém não esqueça de pensar na liquidez do investimento. O Tesouro Direto oferece venda somente as quartas feiras, enquanto que alguns fundos de CDB oferecem a mesma liquidez diária que a caderneta de poupança.
    Abraços,

      Elder Santos
      abril 5, 2014 at 10:07 pm

      Parabéns pelo Blog! Linguagem de fácil compreensão, mas eu estava lendo em outro site que afirmava que o Tesouro Direto é mais rentável no prazo de 2 anos acima, que abaixo disso a poupança seria melhor opção. Está correto?

        Diego Wawrzeniak
        abril 7, 2014 at 4:42 pm

        Olá Elder,
        A coisa não é tão simples assim. A poupança poderia ser mais vantajosa que o tesouro direto dependendo da inflação. Com a inflação que temos visto nos últimos anos, o Tesouro Direto ainda é uma opção melhor.
        Abraços

          Hugo Bianchi
          abril 30, 2014 at 2:09 am

          Diego li um artigo que afirmava que é mais vantajoso concentrar os investimentos feito na poupança em apenas um dia do mês, que inclusive tem alguns bancos que possuem serviço que permitem programação automática do investimento fazendo com que o dinheiro debite da conta corrente automaticamente na conta poupança na data em que o cliente definir. Porém, não consegui enxergar essa vantagem. Essa vantagem realmente existe ? Se sim, qual é ela ?

          Alexandro Regis Vasconcellos
          junho 13, 2014 at 2:22 pm

          Diego, posso opinar?. Antigamente a poupança tinha uma data fixa para rendimento. Entao as pessoas depositavam naquela data. Se houvesse fonte de renda em outra data. Abria outra poupança. Tinha gente com 10 cadernetas de poupança, ou mais. Em 1991, foi criado o critério da subconta de poupança em que um unico numero permite “na teoria” até 28 datas, pois sao os dias que todos os meses possuem (acho que foi 1991 quando se instituiu a correçao monetaria TR+ 0,5%am e os bancos aproveitaram a deixa para melhorar a poupança) . Assim, se vc depositar no dia 29 a 31, entra na subconta de 01. O restante, rende na propria data do deposito. Respondendo a pergunta, não há nenhuma vantagem. A unica vantagem é a disciplina, pois com este serviço vc considera a aplicação no orçamento mensal. A desvantagem (fora o rendimento baixo) é justamente a liquidez. Explico. O dinheiro está ali, colado na conta corrente. Vc tem a sensação que ele está a mão, e num (varios?) momentos de fraqueza, gasta. Juntei dinheiro na poupança, botando num outro banco por doc e deposito em cheques. Como era um outro banco, nao tinha este acesso vinculado a conta corrente e talz. Mas hoje considero melhor ir guardando no tesouro direto mesmo. Vc pode procurar uma corretora que nao cobre pelo serviço/custodia ou, caso nao tenha doc gratis no seu banco, uma corretora que utilize o boleto bancario.

Josivan da silva mendonça
maio 23, 2013 at 6:17 pm
Reply

Sempre usei a poupança, apenas para guardar meu pouco dinheiro a curto e médio prazo e mesmo assim me sinto lezado, mas pelo menos tive como juntar dinheiro por 2 anos para comprar por exemplo: uma moto, à vista e com desconto. Levando em consideração índice de preços de veículos( principalmente de motos) que têm se mantido abaixo da inflação, ao invés de comprar financiada.
Excelente artigo, não é necessário muito conhecimento para compreender, linguagem acessível e vai ajudar muito no estabelecimento da visão crítica no que diz respeito à investimentos. Parabéns!


    Diego Wawrzeniak
    maio 23, 2013 at 6:25 pm
    Reply

    Oi Josivan!
    Você tem toda razão. Investir na poupança ainda é bem melhor do que deixar o dinheiro parado, ou não economizar nada para realizar nossos sonhos!
    Fico feliz que tenha gostando do artigo, nos próximos dias publicarei algumas dicas para que quer começar a investir no Tesouro Direto e fugir da poupança.
    Grande abraço,

    Karla Luna
    maio 27, 2013 at 11:51 am
    Reply

    Acho q um cofre dentro de casa seria menos oneroso, o ‘rendimento’ da poupança está cada vez mais ridículo, e esse novo cálculo foi uma tremenda sacanagem com o pequeno investidor. Enquanto ano após ano os bancos se gabam de lucros absurdos as custas do nosso suado dinheirinho, nós sequer conseguimos acompanhar a disparada inflação q esse Mantega e a Dilma andam alimentando. Volta FHC!!!

      Diego Wawrzeniak
      maio 27, 2013 at 12:03 pm

      Oi Karla,
      Concordo com você em parte: realmente a poupança está cada vez rendendo menos, porém isso na realidade é algo bom pois permite que mais dinheiro seja investido em coisas realmente produtivas.
      Em relação à “sacanagem com o pequeno investidor” eu já discordo.. Acho que existem sim excelentes alternativas à poupança, como coloquei no artigo. cabe ao pequeno investidor começar a prestar mais atenção ao seu dinheiro ao invés de adotar uma postura passiva.
      Em relação ao FHC, vou ficar de fora da discussão.. hehe
      Abraços,

Osvaldo
maio 27, 2013 at 9:57 am
Reply

Diego, tenho uma dúvida à respeito do Tesouro Direto: Se eu fizer uma aplicação atrelada ao IPCA, + juros,titulos P/ vencer em 2020, e precisar sacar daqui 1 ou 2 anos, vou ter este rendimento proporcional?


    Diego Wawrzeniak
    maio 27, 2013 at 11:22 am
    Reply

    Olá Osvaldo,
    Não necessariamente. Veja que como o título possui uma parte pré fixada (os juros), seu valor irá flutuar de acordo com as taxas de juros atuais.
    Caso as taxas aumentem seu título irá desvalorizar, caso diminuam seu título irá valorizar. Em breve vamos lançar algumas dicas para o Tesouro Direto aqui no Blog do Bússola, fique ligado!
    Abraços,

      Osvaldo
      maio 27, 2013 at 1:07 pm

      Grato pela atenção. vou aguardar novos post à respeito.
      abraços.
      Osvaldo
      Subject: Re: New comment posted on 5 Mentiras Sobre Investir Na Poupança

Ricardo Lima
maio 27, 2013 at 10:32 am
Reply

Diego, concordo que investir no Tesouro Direto seja mais
benéfico do que um investimento na caderneta de poupança. Mas o custo de
manutenção para compra do Tesouro Direto é mais elevado, partindo do
pressuposto que algumas pessoas tenham somente uma conta poupança onde “teoricamente”
não pague nenhuma taxa de manutenção ou serviço, já para fazer uma aquisição do
Tesouro, tem que ter uma conta corrente para abrir uma conta nas corretoras. Assim para o
micro investidor o custo de oportunidade de ter seus investimentos na poupança
é significativamente menor.
Levando em conta o valor inicial pra investimento em
Tesouro, quero saber qual é sua opinião para o valor mínimo que indicaria um
direcionamento para se ter outros investimentos?


    Diego Wawrzeniak
    maio 27, 2013 at 11:30 am
    Reply

    Olá Ricardo,
    Você tem razão, os custos de se ter uma conta corrente devem ser considerados. Porém caso o investidor tenha tão pouco dinheiro a ponto de não poder ter uma conta corrente, o fator liquidez será impeditivo para investir no Tesouro Direto.
    Minha opinião é de que independente do valor, a poupança deve ser evitada em todos os casos, já que não supera nem a inflação. Para investidores muito pequenos uma boa alternativa são os fundos de CDI que têm liquidez diária.
    Veja que a restrição aqui é a liquidez e não o valor mínimo já que com apenas R$ 30…
    Abraços,

Luiz Santos
maio 27, 2013 at 11:16 am
Reply

A poupança não seria uma alternativa para um investimento de curto prazo (alguns meses) ou mesmo para as emergências?


    Diego Wawrzeniak
    maio 27, 2013 at 11:31 am
    Reply

    Olá Luiz,
    Sim, porém não é a melhor alternativa.
    Existem fundos indexos ao CDI que pagam uma rentabilidade maior, também são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito e possuem liquide diária.
    Abraços,

      Luiz Santos
      maio 27, 2013 at 1:21 pm

      Mesmo considerando os 22% de IR?
      Obrigado e parabéns pelo artigo.

        Diego Wawrzeniak
        maio 27, 2013 at 10:26 pm

        Veja que se o fundo pagar 77,5% da Selic (alíquota máxima de IR), já é mais do que os 70% da Selic que foi determinado na nova poupança.
        Abraços,

Rayan Ibiapina
maio 27, 2013 at 12:21 pm
Reply

Excelente artigo Diego! Sou novo no assunto mas já tenho lido e estudado bastante sobre investimentos. Mas, ainda me falta capital. Só que por enquanto não é disso que venho falar. Desde que comecei a ler sobre investimentos o Tesouro Direto me chamou bastante atenção, até já compreendo um pouco seu funcionamento e estou quase começando a investir nele. Mas, ainda tenho uma duvida. Por exemplo: se eu comprar um titulo NTN – B de R$200,00 com o prazo de 1 ano. Se no mês seguinte eu quiser fazer outro investimento do mesmo valor, vou precisar comprar outro titulo do mesmo valor ou posso agregar ao titulo comprado no mês passado? Não sei se deu pra entender minha pergunta mas procurei faze-la do melhor modo possivel. Enfim, agradeço desde já e parabéns pelo blog!


    Diego Wawrzeniak
    maio 27, 2013 at 12:33 pm
    Reply

    Olá Rayan,
    Você terá que comprar a NTN-B pelo valor vigente na data, que será somada ao seu saldo de NTN-B com aquele determinado vencimento.
    Na prática não faz diferença comprar um título junto ou separado, já que você poderá vender tudo na mesma data se quiser e sem pagar nada a mais por isso.
    Abraços,

      Rayan Ibiapina
      maio 27, 2013 at 12:36 pm

      Compreendi a sua resposta. Espero logo está me tornando um micro investidor que não está retido somente a Poupança. Espero ansioso pelo artigo que falou alguns comentários abaixo que será postado sobre o Tesouro Direto. Novamente, obrigado e sucesso!

        Diego Wawrzeniak
        maio 27, 2013 at 12:37 pm

        Excelente Rayan! Continue com essa determinação!
        Grande abraço e sucesso!

        Diego Wawrzeniak
        maio 28, 2013 at 4:31 pm

        Rayan,
        Dê uma olhada nesse que acabou de sair do forno 😉
        http://www.bussoladoinvestidor.com.br/o-que-e-tesouro-direto/
        Abraços,

        VALMIR
        dezembro 26, 2013 at 10:32 am

        ATENÇÂO VC QUE TEM VISÃO MENTE ABERTA PARA NEGOCIO E QUÉR DESENVOLVER UM PROJÉTO COM BAIXO INVESTIMENTO E ALTA LUCRATIVIDADE VIA INTERNET QUALQUER LUGAR DO BRASIL E MUNDO
        ENTRE EM CONTATO COMIGO ENSINAREI E DAREI APOIO E SUPORTE
        100% DAS PESSOS TEM RESULTADOS ( COLOQUE SEU DINHEIRO PRA TRABALHAR POR VC )
        SKYPE VALMIR.NEVES6
        https://www.facebook.com/valmir.neves.1
        TELEXDIGITAL@HOTMAIL.COM
        TELEFONE 021 39014056 FIXO
        CELULAR 021 975195876 CLARO
        VALMIR OU RITA

Joseval
maio 27, 2013 at 5:38 pm
Reply

FGC ( Fundo Garantidor de Credito), desde 30/04/13, garante até 250.000,00. Fundos DI, alem de exigirem que se tenha uma conta conrrente que gera custos, com valores pequenos, a taxa de administração mais o IR deixam a renda líquida menor que a poupança. Tesouro direto, exige CC também. Enfim, acho que para pequenos valores ainda resta só a poupança. Pode até ter rendimento negativo levando em conta a inflação mas, só o fato de levar a poupar para compromissos – ou sonhos futuros – já vale a pena. Respeito todos – como não poderia deixar de ser – mas não concordo com a matéria que pode desestimular as pessoas à poupar por se sentirem lesados mas não terem oportunidade – pela complicação, tempo, conhecimento – para aplicar em outros produtos financeiros.


    Heriovaldo Ramos da Silva
    maio 27, 2013 at 6:01 pm
    Reply

    Joseval, concordo plenamente com voce. Acrescento que a aplicação no tesouro direto debe ser feita apenas para longo prazo. Quem aplicou em NTN-B venc. 15/8/2020, em janeiro e resgatou em Abril, teve uma perda de capital de aproximadamente 3,66%. Recomendo fortemente que antes de investir em tesouro direto analisem o assunto com mais profundidade.

      Diego Wawrzeniak
      maio 27, 2013 at 9:52 pm

      Olá Heriovaldo,
      Sem dúvida que não são todos os títulos do Tesouro Direto que são como a poupança. Os títulos pré fixados ou indexados a inflação têm maior risco uma vez que estão sujeitos a flutuação nas taxas de juros.
      No entanto as LFT (títulos pós fixados) não oferecem este tipo de risco e dão uma rentabilidade superior à poupança, mesmo quando tributados pela alíquota máxima de 22,5% (investimentos com menos de 6 meses).
      Abraços,

        Heriovaldo Ramos da Silva
        maio 28, 2013 at 12:19 pm

        Olá Diego,
        Voce não deixa isso claro no seu artigo. Voce diz que a única desvantagem do Tesouro Direto é a liquidez. Sugiro que voce especifique que o único titulo com garantía de rentabilidade superior a poupança é a LFt. Ainda assim, se fizermos as contas exatas, para uma aplicação de até R$ 1.000,00 por uma prazo de dois ou tres meses, veremos que a diferença é minima (em valores absolutos).
        Entendo que seu artigo generaliza ao afirmar que a aplicação no Tesouro Direto´é sempre melhor que a poupança e pode levar pessoas a cometer erros e perder dinheiro.
        Concordo com voce, que a poupança ja não é tão atrativa como antes e os investidores devem sim procurar outras opções, mas com muito cuidado para não se frustarem.
        Creio que voce ja tem uma otimo tema para seu próximo artigo: As cinco mentiras sobre investimento no tesouro direto.

          Diego Wawrzeniak
          maio 28, 2013 at 2:52 pm

          Olá Heriovaldo,
          Obrigado pelas sugestões! Vou implementar essas mudanças neste artigo e já vou começar a pensar neste próximo. 🙂
          Grande abraço e obrigado!

    Diego Wawrzeniak
    maio 27, 2013 at 9:50 pm
    Reply

    Olá Joseval,
    Obrigado por suas observações!
    Primeiramente você tem toda razão quanto as regras para o FGC. Elas acabaram de ser alteradas e pude confirmar sua informação pelo site do Banco Central: http://www.bcb.gov.br/?faqfgc
    A origem da confusão decorre do fato de que o site do próprio FGC estar desatualizado (veja resposta 4): http://www.fgc.org.br/?conteudo=1&ci_menu=59
    Porém tenho que discordar quanto ao fato de que a poupança ser preferida para pequenos valores. A poupança deve ser preferida somente em relação a sua liquidez diária, o que ainda é uma grande vantagem. A rentabilidade da nova poupança é de 70% da Selic, enquanto que no Tesouro Direto uma LFT (pós fixado) já paga pelo menos 75% de Selic líquida dos impostos, podendo chegar até 85% da Selic, caso o investimento tenha mais que 2 anos.
    É fato que os brasileiros que aplicam na poupança estão perdendo o valor do seu patrimônio. Não conheço nada que desestimule mais a poupar do que isso.
    Grande abraço,

      Diego Wawrzeniak
      maio 27, 2013 at 10:24 pm

      E apenas desfazendo uma confusão, qualquer brasileiro que possua conta poupança também pode investir no Tesouro Direto: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/regras-do-tesouro-direto
      (veja os requisitos básicos)
      Abraços,

Rodney Peck
maio 27, 2013 at 11:45 pm
Reply

Povo, divirtam-se com esse comparativo de investimentos e vejam, se realmente vale a pena ficar preocupado com o melhor ou pior, pela comparação que eu fiz, deu que, tanto a poupança como o tesouro, renderiam a mesma coisa, pelo menos, de acordo com os dados que eu digitei, cada um terá liberdade em digitar o que desejar para obter as respostas.
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/ferramentas/comparativo-de-rentabilidades
Rodney


    Diego Wawrzeniak
    maio 28, 2013 at 12:23 am
    Reply

    Oi Rodney,
    Muito legal este comparativo!
    Obrigado pela dica.

Joseval
maio 28, 2013 at 12:31 pm
Reply

Vou tentar postar aqui pois não estou conseguindo no ‘responder’ ao Diego.
————————————————————————————————————-
Diego, bom dia!
Sem querer polemizar, olhar a questão da
poupança só pela renda, acho que não é o melhor caminho. Dizer que ao
aplicar na poupança as pessoas estão perdendo valor do seu patrimônio, é
relativo. Quando comparamos o poder de compra do valor aplicado,
dependendo do patrimônio que se pretende comprar, até com rendimento
negativo, quando comparado a SELIC, ainda é vantajoso. Olhe o exemplo de
automóveis e motocicletas no último ano.
Sobre comparação com o
tesouro direto, acho que as porcentagens que você cita de 70% na nova
poupança e 75% nas LFTs ou até 85% para 2 anos, implica em uma diferença
de, no máximo, (SELIC = 7,25×85% = 6,16 e 7,25×70% = 5,07 então
6,16-5,07 = 1,09% ao ano) em uma aplicação de R1.000,00 isso dá R$10,90 (
no caso de 75% a diferença de renda cai para R$3,70 aa). Você, eu e
muitos outros aplicadores sabemos das dificuldades de aplicar no tesouro
direto, não exatamente no operacional – mas também nele – mas sim nas
siglas e conhecimento dos produtos. Não é para pessoas comuns
(infelizmente).
Por tudo isso e mais a liquidez diaria ( que você
já citou), eu defendo que não há melhor produto para se poupar no
Brasil ( para pequenas aplicações e para as pessoas sem conhecimento)
do que a velha e boa poupança. Isso explica o porque do crescimento da
mesma todos os meses.
Po último, volto a lembrar da questão do
hábito de poupar ( sem complicações). Para mim, ele é mais importante do
que a própria renda pois acumula capital ao longo do tempo para
compromissos e sonhos futuros que – sem ele – nunca seriam realizados.
Abraços e me desculpe se estou interferindo onde não fui chamado…rsrs


    Diego Wawrzeniak
    maio 28, 2013 at 2:51 pm
    Reply

    Oi Joseval,
    Primeiramente quero agradecer pela sua excelente participação aqui no Blog do Bússola!
    Nosso objetivo aqui não sermos “os donos da verdade”, muito pelo contrário. Este é um espaço democrático para discutirmos estas questões que muitas vezes são polêmicas mesmo. Portanto, fique à vontade, sua opinião será sempre muito bem vinda!
    Sobre seus comentários, seus pontos são legítimos, concordo que investir no Tesouro Direto pode parecer algo complicado para muitos investidores. No entanto o trabalho que dá não é muito diferente de investir na poupança (com a vantagem de não precisar ir pessoalmente até uma agência bancária).
    Sobre a pequena diferença nos valores, também é verdade, principalmente quando calculadas em cima de R$ 1.000 e prazo de somente um ano. No entanto, se aumentarmos os valores e o tempo (como é o caso das economias de longo prazo), as %s começam a fazer diferença.
    Não defendo aqui uma fórmula mágica a todos os investidores, acho muito importante que cada um considere suas preferência e tome a decisões pensadas, após comparar as diferentes opções.
    Grande abraço!

      Gelso Silva
      agosto 2, 2014 at 9:29 pm

      Realmente Diego,fiz uma simulação no valor de 10000,00 em LTN para 3,6 anos em relação a poupança se baseando em um titulo a venda no Tesouro direto e a diferença de ganho ficou em 1338,66 ,isso já descontado taxa de custodia e IR a 15%!Pra quem quiser fazer http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/calculadora/calculadora.aspx , consulta de titulos http://www3.tesouro.gov.br/tesouro_direto/consulta_titulos_novosite/consultatitulos.asp e simulador de poupança http://www.clubedospoupadores.com/simulador-da-poupanca!

Kleber Rebouças
maio 30, 2013 at 8:27 pm
Reply

Estou fora da poupança já há muito tempo e não tenho nenhum interessem em voltar.
Também é importante lembrar que em caso de saque antes da data de aniversário perde-se o rendimento de todo o período anterior na poupança.
Coisa que não acontece com outros investimentos.


    Diego Wawrzeniak
    maio 31, 2013 at 12:00 am
    Reply

    Oi Kleber,
    Sim, boa observação. Embora a liquidez da poupança seja diária, os rendimentos são creditados só mensalmente.
    Abraços,

Elaine
junho 4, 2013 at 9:20 am
Reply

Muito bom, mas tem que conhecer bem o tipo de investimento que vai optar senao se da mal.


    Diego Wawrzeniak
    junho 4, 2013 at 9:23 am
    Reply

    Oi Elaine,
    Você tem razão. O investidor deve entender bem como um investimento funciona antes de colocar dinheiro lá. No entanto, muitas pessoas que utilizam esse “desconhecimento” como desculpa nunca procuraram se informar e entender outros investimentos. A realidade é que é muito mais fácil do que imaginam e acabam perdendo oportunidades por conte desta acomodação.
    Abraços e obrigado pelo comentário!

Elaine
junho 4, 2013 at 9:31 am
Reply

Bom dia Diego.
Ja sabia que a poupança não é um bom negocio. Com o pouquíssimo conhecimento que tenho sobre investimentos primeira coisa que eu fiz foi procurar um plano de previdência, porque “ouvi dizer” que tinha um rendimento bom, mas ja estou decepcionada, pois o rendimento foi abaixo da poupança. Outra “besteira” que consegui fazer foi entrar na bolsa de valores, realmente me aventurando numa tal de empresa X, que eu acho que dispensa qualquer comentário, 70%do meu dinheirinho foi por água abaixo. Hoje pra te dizer a verdade me sinto sem saída. To lendo artigos na internet, consigo algumas dicas mas ainda não é o suficiente, preciso algo, digamos assim, mais “substancioso” sobre as empresas listadas na bolsa pra poder decidir em qual investir, eu nao sei fazer analise, acho que eu preciso de livros, mas qual??…


    Diego Wawrzeniak
    junho 4, 2013 at 9:56 am
    Reply

    Oi Elaine,
    Entendo sua angústia. Converso com muitas pessoas que estão passando pela mesma situação que você e realmente não está fácil encontrar alternativas rentáveis como antes, e infelizmente isso não vai mudar.
    Você está no caminho correto de começar a estudar mais e ir atrás de novos investimentos e conhecimentos. Veja este artigo que poderá te ajudar, além de recomendar um livro muito importante: http:/nao-ser-investidor/
    Abraços,

Joyce Bento de Oliveira
dezembro 22, 2013 at 8:45 am
Reply

Ola Diego. Moro na Australia e quero mudar para o Brasil. Sou cidada Australiana e nao sei se e melhor eu deixar o meu dinheiro todo na Australia ou se e melhor metade, metade ou se compro imovel no Brasil, ou nao e moro de aluguel com a renda daqui? O que vc acha?


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 5, 2014 at 7:47 pm
    Reply

    Olá Joyce,
    A resposta para esta pergunta depende das suas necessidades, quanto de dinheiro vai precisar em cada um dos países e perfil de risco. Somente com um entendimento profissional de todos estes pontos é que seria possível traçar uma estratégia de investimento para você.
    Sugiro procurar o axílio de um consultor profissional.
    Abraços,

Robson Delilo
dezembro 27, 2013 at 12:57 pm
Reply

Minha primeira orientação de investimento. Me ajudou muito!!!


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 5, 2014 at 7:48 pm
    Reply

    Ótimo Robson,
    obrigado pelo elogio!

Luciana Pereira
dezembro 30, 2013 at 11:28 am
Reply

Olá Diego! O Tesouro Direto entra no Imposto de Renda? Sou isenta, mas posso deixar de ser por conta de investir?


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 5, 2014 at 7:49 pm
    Reply

    Olá Luciana,
    O Tesouro Direto tem IR retido na fonte, mas não obriga a entregar a declaração como acontece no caso da bolsa de valores.
    Abraços

    Jonathan Pereira
    agosto 13, 2015 at 3:39 pm
    Reply

    Lú,quando liquidar o valor investido.O montante,vem livre dos encargos, IR o imposto de renda,taxa de administração das Corretoras.Lú,quero casar contigo,Tu é rica!

José Lucas Lopes
janeiro 2, 2014 at 12:56 am
Reply

Me referindo a tal fala “1. Ter poupanças em outros bancos, colocando no máximo R$ 250.000 em cada uma”
Não, isso não é verdade: lembramos que o FGC garante o teto de até 250 mil reais POR CPF, e não por conta ou aplicação unitária !!


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 5, 2014 at 7:49 pm
    Reply

    Olá José,
    Isso é por CPF em cada banco!
    Abraços

Leonardo Prado
janeiro 4, 2014 at 12:31 pm
Reply

Olá Diego!!!
Primeiramente parabéns pelo excelente artigo.
Gostaria de uma dúvida. Tenho uma quantia na poupança e penso em alocar parte dela em outro investimento. No Tesouro Direto eu posso transferir a partir do Banco Itaú pela Internet?


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 5, 2014 at 7:50 pm
    Reply

    Olá Leonardo,
    É muito fácil fazer isso, no entanto compare os serviços do seu banco com a e outras corretoras de valores para poder determinar qual é o melhor.
    Abraços

      Leonardo Prado
      janeiro 5, 2014 at 10:47 pm

      Boa noite!!!
      Você tem alguma que julga confiável?

Bruno
janeiro 8, 2014 at 6:32 pm
Reply

Post fraco… pro pequeno poupador, colocar as economias em títulos do governo é completamente inviável por diversos motivos: 1) operando em grandes bancos, as taxas de compra e custódias são proibitivas (eu opero títulos públicos apenas via corretoras de ações) 2) Não tem liquidez verdadeira, isto é, se precisar do dinheiro pra pagar uma conta ficará vulnerável a marcação do mercado 3) Pro poupador em geral, o único título público seguro seria pós-fixado a selic, os outros exigem conhecimento de economia para analisar curva de juros, inflação, momento de entrar e sair. Caso ignorem esses fatores, a aplicação será na pura sorte (caso não leve até o vencimento, que normalmente são para vários anos). Contudo, os rendimentos em títulos quando não feitos de maneira bastante estruturadas, se aproximam muito da poupança.
Já com relação a CDB, em quantidade pequenas as taxas são tão baixas que a diferença para poupança é irrisória.
Para fundos de investimento, com pequena quantidade de dinheiro é complicado achar um fundo competente e com baixa taxa de administração. Juntando isso ao come-cotas, novamente a diferença pra poupança não é tão grande, alem do fato que se precisar tirar o dinheiro no curto prazo, a tabela regressiva de IR come toda a rentabilidade.
Uma opção invariavelmente melhor que a poupança são as LCIs e LCAs, mas essa no caso, poussuem mínimo de R#30 mil e prazos de carência sem liquidez alguma, logo, são para poupadores mais estruturados.
Com relação ao risco, a poupança é garantida delo fundo garantidor em até R$250 mil (não tem muita coisa melhor). Se o banco for grande, você fica com risco de crédito muito baixo – pra quebrar a poupança, provavelmente já vai ter acontecido muita coisa pior antes.
Resumindo, a rentabilidade da poupança é ruim mesmo, mas isso não quer dizer que ache outras opções muito melhores com pouco dinheiro e liquidez. A inflação real está realmente grande e superando os investimentos de renda fixa, mas como disse, atinge todas as modalidades.
Para o amigo que está poupando para comprar uma casa no curto/médio prazo, vá de poupança ou LCI – títulos públicos são investimentos de longo prazo, ou você pode sofrer perdas caso precise resgatar antes.


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 9, 2014 at 3:02 pm
    Reply

    Olá Bruno, infelizmente muitas pessoas ainda pensam como você, o que é errado. O Tesouro Direto é uma ótima opção de investimento para o pequeno investidor, que pode investir com menos R$ 100.
    Como qualquer investimento, o investidor deve estudar esta opção e conhecer os perfis de risco de cada título.
    Não estou defendendo que todos devam sair da poupança e sim que os investidores tomem conhecimento de fatos que muitas vezes não são mostrados por falta de interesse dos grandes bancos.
    Abraços

      Marcelo Almeida
      maio 21, 2014 at 2:03 pm

      Há um equívoco geral da primeira regra básica do bom investidor: NUNCA DEPOSITE SEUS INVESTIMENTOS EM UM ÚNICO LOCAL. Então, POUPANÇA oferece opções melhores em determinados aspectos, TESOURO DIRETO em outro cenário e até o MERCADO DE AÇÕES.

      sinesio da silva Barbosa
      junho 4, 2015 at 3:48 pm

      Caro Diego, quanto a aplicação de uma Poupança,no caso do Banco do Brasil…se ela for recente;existe como fazer transferência para ess novo investimento no ;Tesouro Direto ? obrigado .____________Sinesio.

Diego Taguchi
janeiro 20, 2014 at 11:04 am
Reply

Pff que bosta, Rendimento vs Inflação, se você for um um Magnata que faz uma compra de 2000 reais por mês, paga um condomínio de mais 2000, e só o IPVA e IPTU dos seus bens ultrapassam a casa das centenas, e ainda investir na Poupança não for uma piada pra você no sentido de gerar mixarias, com certeza existe um desvio de verbas dos cofres públicos referente as taxas da inflação indo pra sua conta. Pessoas com baixo nível de consumo estão proporcionados ao oque a rentabilidade anual de uma Poupança oferece, agora investir eternamente, ou o resto da vida só em poupança é oque um jovem rapaz acredita que é desperdício, pra mim, texto obvio e sem nada a acrescentar, absolutamente nada. Não acredite em vendedores de e-books de investimentos “fáceis”, e desperdiçar outros 10 anos investindo pequeno, é ter a carne do prato roubada.


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 20, 2014 at 11:10 am
    Reply

    Olá Diego,
    Não entendi seus argumentos…
    Este é um espaço aberto para discussões sérias, e o principal objetivo é ajudar as pessoas. Respeitamos sua opinião, mas por favor mantenha o nível!
    Abraços

      Diego Taguchi
      janeiro 20, 2014 at 11:21 am

      Desculpe, qualquer um que descordar de mim, provavelmente também terá razão.
      Sinceramente, eu tenho tanta fé em meu caminho que eu definitivamente e não gostaria de ver ninguém influenciado. Esse caminho não é pra qualquer um.
      Mas te desejo boa sorte, Abraços.

    Marcia Santos
    março 5, 2014 at 8:01 pm
    Reply

    Meu Deus, qta babaquice….que vocabulário mais horrendo….

Joao Carlos dos Santos
janeiro 21, 2014 at 11:53 am
Reply

Uhmmm agora fiquei confuso,,, sou totalmente leigo sobre poupança, eu estava a pesquisar sobre e vim parar aqui e li isso e agora nao sei se devo ou nao tentar esse tipo de investimento.
#Chateado


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 23, 2014 at 1:20 pm
    Reply

    Olá João,
    Não fique chateado. Você está no caminho certo por estar pesquisando e buscando entender melhor sobre o assunto antes de investir seu dinheiro. Estude um pouco mais e pesquise as outras opções. Vale muito a pena aprender um pouco sobre investimentos e é bem mais fácil do que parece!
    Abraços

      Joao Carlos dos Santos
      janeiro 28, 2014 at 10:28 am

      Thank U

erick ivan batista
janeiro 23, 2014 at 4:54 pm
Reply

Oi boa tarde sou o Erick, então tenho uma poupança no Itaú só que não aplico um valor fixo tem mês que coloco 500 reais outro mês coloco 300 reais outro mês coloco 100 reais só que é de 100 reais para cima que sempre coloco só que quando preciso de dinheiro tiro mais isso não é sempre só fiz 2 vezes no ano passado isso o Itaú da essa opção no tesouro direto como funcionar vou ter esse opção preciso de ajudar tenho dúvida de tudo. entra em contato por e-mail se dê estou no aguardo.


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 27, 2014 at 1:21 pm
    Reply

    Olá Erick, infelizmente não tenho tempo para tirar as dúvidas por email. Mas fique a vontade para ler os outros artigos aqui do Blog do Bússola que são bastante didáticos.
    Abracos!

Gustavo Rodrigues
janeiro 23, 2014 at 6:18 pm
Reply

olá Diego boa tarde meu nome é gustavo rodrigues e pra ser sincero eu encontrei esse blog por acaso,pois gostaria de me tornar um pequeno investidor e estava pesquisando na internet qual a melhor opçao para investir meu dinheiro pra ser sincero sou totalmente leigo no assunto mas eu sou um cara muito esfoçado e vou começar a estudar sobre investimentos nao sou uma pessoa que possui posses pra ser sincero quase nenhuma mas gostaria de começar a investir com 200 reais se vc puder gostaria de uma orientaçao, posso ser uma pessoa de pouca idade mais eu tenho a cabeça focada no futuro diferentimente dos outros jovens da minha idade eu tenho confiança que o meu futuro pode ser grandioso so preciso ter conhecimento se vc poder me ajudar ficarei muito agradecido.


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 27, 2014 at 1:22 pm
    Reply

    Olá Gustavo,
    Se você tem R4 200 e vontade de aprender compre alguns bons livros de finanças pessoais e investimentos. Com certeza será seu melhor investimento atualmente.
    Abraços

Gustavo Vasques de Almeida
janeiro 26, 2014 at 8:10 pm
Reply

Muitas pessoas não usam a poupança como investimento e sim para guardar dinheiro.


Sousa Reis
janeiro 27, 2014 at 12:23 pm
Reply

Excelente discussão, Pessoal.
Diego, me chamo Ribamar Reis e gostaria que me guiasse neste caso: Qual fundo de investimento você recomendaria a quem deseja aplicar R$12.000 para resgatar tudo daqui a um ano. Esta uma quantia que possuo para viajar e gostaria de investir em algum fundo de rendimento.


    Diego Wawrzeniak
    janeiro 27, 2014 at 1:23 pm
    Reply

    Olá Sousa,
    Infelizmente ninguém pode te dar esta resposta sem conhecer seu perfil de investimento, objetivos, renda, situação familiar, etc.
    Sugiro procurar um acessor financeiro e dar uma estudada sobre o assunto,
    Abraços

Daniel
janeiro 29, 2014 at 3:40 pm
Reply

Olá Diego
Sou inexperiente no ramo de investimento, tenho 100 mil para investir, hoje quais são as melhores opções: Poupança, CDB ….


    Victation XD
    fevereiro 16, 2014 at 5:21 pm
    Reply

    Acho que uma boa ideal seria investir em imóveis na planta, pois a valorização é mais alta podendo chegar até 50% no término das obras e você pode vender e aplicar em outro imóvel na planta ou
    alugar e ficar com um rendimento mensal de 0,7% à 1,2% dependendo da localização do imóvel, salas comerciais tem uma facilidade maior em vender e a locação tem contratos maiores cerca de 5 à 10 anos… se tiver interesse ou quiser tirar mais dúvidas pode entrar me contato.

Fabiano Ferreira
fevereiro 15, 2014 at 2:42 am
Reply

ainda irei começar, e mesmo assim não quero nem saber de poupança.
Incrível como as coisas vão passando de geração por geração e ninguém no meio para e pergunta o por quê e não pensar em outra vertente.
Hoje temos fundos de investimentos e letras financeiras com rendimentos que podem chegar bem mais longe do que míseros 6% ao ano (isso claro, sobre a maior renda).
A ignorância é a única explicação para a poupança ainda estar viva.


Ademir Xavier
março 10, 2014 at 11:16 am
Reply

A Mentira #01 é falaciosa. Não adianta querer comparar rentabilidade mes a mes e dizer que IPCA ganha da poupança. Fosse assim, poderíamos postar a rentabilidade do Ibov mes a mes (ainda mais para o período amostrado) e dizer que investir na bolsa é para otários.
Uma mentira é ordinariamente um fato que não é verdade absolutamente. Não consigo ver como a mentira #3 e #5 possam se enquadrar nessa definição. Talvez vc devesse escrever que isso possa ser uma vantagem para uns e desvantagem para outros, mas nunca uma mentira.
Em questões financeiras, não tem como definir de forma rígida o que é ‘mentira’ do que é verdade porque isso depende demais do gosto, aversão a risco, grau de tranquilidade e, finalmente, objetivo de cada um…
Assim, afirmar que “investir na poupança é mais barato” é uma mentira forte demais e gera desconfiança por parte de quem lê.


    Diego Wawrzeniak
    março 10, 2014 at 5:55 pm
    Reply

    Olá Ademir,
    Aqui apenas retrato os fatos e mostro como muitas das crenças que a grande maioria dos investidores têm não é tão verdadeira assim. É sempre importante ter uma pluralidade de opiniões e mostrar novas maneiras de ver velhas crenças.
    Obrigado por seu comentário.
    Abraços
    Em 10 de março de 2014 11:16, Disqus escreveu:

klever
março 12, 2014 at 11:20 am
Reply

oiDiego Wawrzeniak eu quero saber se eu depositar 25.000 na poupança quanto eu irei receber de juros????


    Diego Wawrzeniak
    março 15, 2014 at 9:15 pm
    Reply

    Olá Klever,
    Com as taxas de juros atuais a poupança irá render aproximadamente 6,7%, o que chega a ser menos do que a inflação nos períodos recentes. Abraços

Thiago Carvalho Sousa
março 19, 2014 at 1:04 am
Reply

desejo saber se é necessário ter conta corrente para investir no tesouro direto


    Diego Wawrzeniak
    março 19, 2014 at 5:41 pm
    Reply

    Olá Thiago, você precisa ter conta aberta em algum agente custodiante. Porém pode sim ser conta poupança.
    Abraços

René
abril 9, 2014 at 11:50 am
Reply

Oi Diego! Já que o blog é aberto, vamos supor que em Jan/13 fiz dois investimentos por 13 meses, um na poupança depositando R$ 1.000,00 ao mês e sempre na mesma data. E o no Tesouro Direto também aplicando o mesmo valor.
Em Jan/14 quanto terá rendido cada uma e quanto de Imposto de renda terei de pagar ao Tesouro direto.Obrigado!


Jeferson de Souza
abril 14, 2014 at 10:56 am
Reply

Concordo que o medo do novo, a comodidade com o que se tem e sabe, bem como “a facilidade”, nos tornam escravos da bendita poupança. Uma de suas facilidades é o “investimento” diário ou mensal. Já nos títulos do tesouro direto posso investir mensalmente? Por exemplo, posso aportar valores mensais para o mesmo título ou, impreterivelmente, terei que comprar novos com vencimentos diferentes e preços diferentes?


Maikon José Fronza
abril 15, 2014 at 9:53 pm
Reply

cara queria saber como faz pra investir no tesouro nacional? vc ja fez isso? da rendimento bom?


    Diego Wawrzeniak
    abril 16, 2014 at 1:54 pm
    Reply

    Oi Maikon,
    Veja o artigo “Como Investir no Tesouro Direto” que temos aqui no blog.
    Abs,
    Diego

ana paula
abril 22, 2014 at 11:23 pm
Reply

Oie td bem?
Eu nao entendo nada sobre investimentos, gostaria de investi no tesouro, mais gostaria de saber se precisaria ter alguma conta aberta para q esse dinheiro fique guardado e qual conta vc me recomendaria..
Boa noite


    Diego Wawrzeniak
    abril 24, 2014 at 4:58 pm
    Reply

    Oi Ana, sugiro que leia os artigos sobre tesouro direto que temos aqui no Blog. Abraços

Élida Alexandre
maio 21, 2014 at 6:14 am
Reply

Gostei muito desse artigo. E acho que grande porcentagem dos brasileiros escolhem a poupança quando querem economizar dinheiro.
As pessoas não pensam em investir, mas sim guardar o dinheiro na poupança. Há pouca informação disponível e é isso que faz com que haja uma certa ignorância sobre o assunto.
Desde o ano passado invisto no Tesouro Direto, mas também mantenho a poupança. Acho melhor que deixar tudo na corrente.
http://queroinvestirmeudinheiro.blogspot.com/


Anderson Denis
maio 22, 2014 at 12:29 pm
Reply

Diego, boa tarde. Li tuas dicas sobre investimentos para quem não tem conhecimento ou pouco dinheiro para investir. Achei bem interessante, mas eu nunca consegui entender o Tesouro direto pois nunca é claro quanto ao valor real da liquide, vc pode explicar por favor?


    Diego Wawrzeniak
    maio 27, 2014 at 10:40 am
    Reply

    Oi Anderson,
    Não entendi o que você qus dizer com “valor real da liquide”, porém temos alguns ótimos artigos aqui no Blog que explicam muito bem o que é o Tesouro Direto.
    Araços
    2014-05-22 12:29 GMT-03:00, Disqus :

Jo
maio 31, 2014 at 6:38 pm
Reply

Pessoal, gostaria de ajuda, eu ganhei um bom dinheirinho, inesperadamente! Foi uma ótima surpresa para mim. Para facilitar a minha vida, abri a conta poupança no Banco do Brasil. O funcionário me deu o contrato para assinar, quando li, questionei umas operações que estavam assinaladas, ele disse que isso era “de praxe” e já digitado pelo sistema, como não tenho nenhuma experiência nisso, pois nem conta corrente em banco eu tenho, fiquei tranquila quando após falar que só queria colocar meu dinheiro na poupança, ele me garantiu que era somente isso que seria feito. Detalhe ele não me deu a cópia do contrato. Isso é correto? Creio que tenho direito a ter uma cópia do contrato, não tenho? Meu grande receio é do banco fazer algo com o meu dinheiro e eu perder tudo ou parte, sei lá! Pois não entendo nada disso! 🙁
Agradeço quem puder me ajudar! 🙂


ivone de jesus ribeiro
junho 12, 2014 at 11:24 am
Reply

bom dia,
gostaria muito de uma ajuda, queria um auxilio de como consegui guardar dinheiro ou seja quero guardar um pouco, mas sempre quando começo a guardar acabo mexendo na poupança e zerando a conta..


    Diego Wawrzeniak
    junho 12, 2014 at 11:41 am
    Reply

    Oi Ivone,
    Essa é uma questão mais psicológica do que financeira. Pense quais são suas motivações para guardar dinheiro e porque elas não são fortes o suficiente para que você consiga faze-lo. Abraços

    Jeronimo
    março 27, 2015 at 2:33 am
    Reply

    Escolha um Título de Capitalização. Se parar de pagar você perde parte do dinheiro, então você não deixará de pagar. O valor mínimo a ser aplicado depende de cada banco. Este título não possui rendimento e sim uma pequena correção, mas é ideal pra quem quer juntar uma certa quantia por mês e não consegue. Se der sorte você poderá ganhar bons prêmios em um dos sorteios.

Mr.Richard Villa
junho 13, 2014 at 12:29 pm
Reply

Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio ou para pagar suas contas? Damos o empréstimo a 3% Taxa de Juro, se interessado por favor envie-nos o seu, nome, Montante necessário, duração, número de telefone, endereço, país e Renda Mensal Via e-mail para richardfinance88@gmail.com


Vitor
junho 17, 2014 at 8:13 pm
Reply

Olá, vou fazer 18 anos e quero investir em algum rendimento à longo prazo, qual a melhor opção nesse caso? Obrigado.


Ronald Henrique magalhaes
junho 18, 2014 at 10:53 pm
Reply

Olá Diego !
Tenho 16 anos , como sou menor de idade , informaram-me que para investir no tesouro direto eu teria que ter conta corrente , e isso resultaria em uma taxa de cerca de 15R$ por mês !!! Como tenho pouco dinheiro , não me renderia o suficiente para superar esse valor . O que eu faço ?


    Diego Wawrzeniak
    junho 19, 2014 at 4:35 pm
    Reply

    Olá Ronald,
    Nesse caso não invista no Tesouro Direto. Compre bons livros de finanças e estude para quando tiver dinheiro suficiente investir de modo correto. Abraços

      brian
      junho 29, 2014 at 2:42 pm

      Ola diego , sou novo no assunto . Eu teria R$1,500 por mês para investir oq vc me sugere. ?obrigado

laudemir
junho 23, 2014 at 3:23 pm
Reply

onde devo aplicar os 9 milhoes que ganhei na quina de sao joao


    Diego Wawrzeniak
    junho 23, 2014 at 4:41 pm
    Reply

    Oi Laudemir,
    Esse ano São João foi muito gente boa com você hein!

      Eduardo Ribeiro
      abril 27, 2016 at 9:29 pm

      auhauhuahuahuah!!!! 10!!!

Xanda Rocha
junho 27, 2014 at 11:10 am
Reply

bom dia!
poderia me tirar uma dúvida,abri uma conta poupança economica universal no itaú, gostaria somente pra uso de depositos e saques pq trabalho com vendas, tem limitação de valor em valor retirada no caixa eletronicos e caixa fisíca?


Rafael Altomare
junho 27, 2014 at 1:07 pm
Reply

Lí muitos comentários aqui e ainda continuo com dificuldade de se fazer um cálculo. Estou planejando salvar dinheiro para minha mãe para que ela possa ter um rendimento extra em 2017. Assim, pretendo salvar R$ 700,00 todo mês e o valor mensal de R$ 1.800 a partir de 2015. Estou na dúvida, considerando todas as taxas (IR, etc) por qual será o melhor investimento (Poupança ou Tesouro Direto). Nesse período, não pretendo sacar o dinheiro mas em 2017 pretendo deixar na poupança para que ela tenha essa renda que eu já sei que irá minguando conforme os anos forem passando. Por favor, alguém consegue me ajudar qual é o melhor tipo de investimento para este planejamento ? Obrigado


    Alarido
    julho 25, 2015 at 11:11 am
    Reply

    Tesouro Direto parece ser o mais adequado. Fique exposto às LFT (pós-fixadas, que estão pagando muuuuito bem atualmente) e, assim que o Governo virar a mão e baixar os juros, migre para um pré-fixado.

anonimo
julho 3, 2014 at 2:00 pm
Reply

Boa tarde a todos.
Vou ser bem breve ao explicar minha situação, porem para minha própria segurança estarei como anônimo.
Bom, minha família (meu pais, eu e meu irmão) temos uma pequena fortuna de aproximadamente
150 milhões de reais, onde boa parte esta em patrimônio como: casas, carros,e tudo que compões para uma vida confortável.
Bem o caso é que estou com uma quantia de 25 milhões em dinheiro, lógico que esta depositado em um banco, onde esta quantia é somente pra me trazer renda, será que compensa deixar essa quantia depositada na poupança na caixa econômica federal ? Pois se render 1% ao mês, vou ter uma renda de 250 mil /mês. E também ouvi falar que a caixa econômica nunca vai quebrar por ser o banco do governo.
Alguém poderia me esclarecer essa duvida.
Obrigado.


    Diego Wawrzeniak
    julho 3, 2014 at 2:17 pm
    Reply

    Se você tem 150 milhões, deve contratar um profissional para gerir seus investimentos ao invés de perguntar aqui….
    Em 3 de julho de 2014 14:00, Disqus escreveu:

      Eduardo Ribeiro
      abril 27, 2016 at 9:27 pm

      Fenomenal essa resposta ! Sem mais !
      parabéns ! 🙂

    Samuel Rodrigues
    setembro 11, 2014 at 4:07 pm
    Reply

    Como nosso amigo anonimo, eu também tenho uma pequena fortuna, mas é 150 centavos, queria saber como faço para gerarmelhor rendimento, e como ele tenho 25 centavos em uma poupança.

    THIAGO
    outubro 14, 2014 at 10:10 pm
    Reply

    Sou Gerente da Caixa, realmente a Poupança Caixa é garantida em 100% pelo Governo. Estou a disposição para te oferecer atendimento e consultoria gratuitas, além de te colocar em acesso direto com o Nicho Exclusivo de nossa Superintendência, que já administra diversos grupos de investidores milionários.

Sra. Medeiros
julho 3, 2014 at 5:06 pm
Reply

Olá, Diego. Tenho duas perguntas.
1)Tenho 10mil na “antiga” poupança e gostaria de saber se seria melhor deixar como esta ou investir no tesouro direto de um banco que cobra 0,5% de taxa de administraçao (o Itau)?
2)Tenho um PGBL tributaçao regressiva(no BB taxa absurda!!!!) desde 2007 e,atualmente, aplico 170 reais por mes. Tenho acumulado ja, aproxidamadamente, 12 mil. Seria interessante eu tirar e investir no TD tambem? Como seria a melhor forma de faze-lo sem sentir muito o peso da tributaçao? Rsrs
Se puder ajudar ficarei muito grata.


thaise
agosto 15, 2014 at 2:41 pm
Reply

Olá, Diego !
Adorei o seu blog está de parabéns !!! Gostaria que vc me ajudasse, eu tenho R$ 3.000,00 e queria investir em algo a longo prazo. O que vc me aconselharia? E como que faço para investir?
Desde já agradeço.


    Diego Wawrzeniak
    agosto 15, 2014 at 4:07 pm
    Reply

    Oi Thaise,
    A resposta depende muito do seu perfil e objetivos, mas o Tesouro Direto costuma ser a melhor opção para muita gente. Tenho alguns textos sobre o Tesouro Direto aqui no blog, tenho certeza de que vai te ajudar. Abraços

      Lucas
      março 17, 2016 at 9:14 pm

      Ola boa noite gostaria de saber se eu investir em tesouro direto a longo prazo 5 pra ser mais exato qual sera meu lucro apos esse periodo acho muito interessante seus comentarios

Lucas Carvalho
agosto 28, 2014 at 9:38 am
Reply

Olá Diego!! Muito bom esse texto, me esclareceu bastante!
Eu só um salário mínimo por mês, mas consigo poupar quase 100% desse valor. Você me indica o Tesouro Direto? Me interessei em investir no NTN-B Principal, mas não entendi muito bem, pelo que eu li em alguns sites, alguns títulos você só no final do prazo é isso? Suponhamos que eu invista hoje R$ 700,00, poderia retirar daqui a dois mese por exemplo esse valor corrigido, ou só no vencimento mesmo?
Desde já agradeço!
Abraços


    Diego Wawrzeniak
    setembro 3, 2014 at 5:44 pm
    Reply

    Oi Lucas,
    O Tesouro Direto é um ótimo substituto para a poupança, independente de quanto for sua renda. Todas as quartas feiras você pode vender títulos, independente da data de vencimento. Abraços

José Alexandre José Alexandre
agosto 28, 2014 at 12:43 pm
Reply

O QUE MAIS VALE A PENA A MEDIO E LONGO PRAZO:
R$ 1.000.000,00
EM POUPANCA OU
VGBL REGRESIVA DEFINITIVA
PRAZO DE 5 A 10 ANOS


    Diego Wawrzeniak
    setembro 3, 2014 at 5:44 pm
    Reply

    Olá Jose,
    Depende das taxas utilizadas e das condições oferecidas.

Fernando Zulin Veiga
agosto 29, 2014 at 8:38 am
Reply

Bom dia Diego! Parabéns pelo Blog! Gostaria de fazer um investimento na qual eu possa sacar somente os rendimentos em uma determinada data do mês, isso ocorreria somente uma vez e seria como uma forma de complementar a minha renda mensal! Qual seria o melhor investimento dentro do meu perfil? Abraços…


    Diego Wawrzeniak
    setembro 3, 2014 at 5:44 pm
    Reply

    Oi Fernando,
    Não sei qual é o seu perfil…

      Fernando Zulin Veiga
      setembro 4, 2014 at 8:53 am

      Olá Diego, grato pela ajuda! Meu perfil é conservador, sem correr riscos!
      Estive esta semana no Itaú e eles me indicaram um plano chamado Maxime DI! Será que é bom? Melhor que a poupança? Sendo que pelo menos uma vez ao mês pretendo sacar os rendimentos?
      E por ultimo, qual é a melhor data para sacar meus rendimentos? Sendo que as datas de aniversário da minha poupança são 01, 04, 05, 09, 15, 18, 19, 23, 24, 26, 27!
      Grato por ajudar.
      Abraços…

        Francisco
        fevereiro 11, 2015 at 1:43 pm

        Olá, Você já conhece o RDB Direto da Omni Financeira ?
        Lá seu dinheiro rende mais que a poupança ! Confira agora no site: http://www.rdbdireto.com.br
        Veja só uma comparação como exemplo: http://imgur.com/EMLWGuO

Sra. Medeiros
setembro 30, 2014 at 6:01 pm
Reply

Parabéns pelo seu trabalho! 🙂


    Diego Wawrzeniak
    setembro 30, 2014 at 10:35 pm
    Reply

    Obrigado! 🙂

Leandro
outubro 4, 2014 at 12:56 pm
Reply

Olá, quero saber se ter conta poupança no bradesco aquela de poupança e corrente junto é seguro?


ed
fevereiro 18, 2015 at 12:21 pm
Reply

gostaria de saber uma coisa se essas operações financeiras fossem feita naquela época do governo do famigerado fernando collor de melo.elas seria confiscada por ele ou não.aguardo resposta.


LEANDRO DE SOUZA
março 12, 2015 at 1:56 am
Reply

BOM DIA DIEGO WAWRZENIAK!!! GOSTEI MUITO MESMO DESSA ORIENTAÇÃO E OBTIVE OUTROS PONTOS DE VISTA E ATRAVÉS DESSE PONTO DE VISTA, CIENTE QUE PRECISO DE BUSCAR MAIS IMFORMAÇÃO, VALEU.


T. Bagger
abril 6, 2015 at 6:26 pm
Reply

Boa noite. Estou extremamente preocupado e ansioso em relação a meu futuro. A crise está vindo a todo vapor e eu estou com minhas aplicações bem variadas. Me chamam até de “Senhor Diversificação” nos bancos onde tenho conta. É sempre bom ter essa proximidade com os caixas, pois são eles que encostam em nosso dinheiro. Agora, o Senhor Diversificação está enfrentando um dilema: devo juntar tudo em um banco só ou devo diversificar mais ainda, visto que meu apelido é esse? Não posso renegar meu apelido e farei jus a ele SEMPRE. O valor que tenho em cada banco é aproximadamente R$1,66 (descontado inflação). Espero que me ajudem.
Abs Senhor D.


Felipe
abril 10, 2015 at 8:22 am
Reply

Tenho R$1000 reais na poupança,mesmo a poupança não dando lucro creio que na poupança o prejuízo seja maior do que parado na conta corrente. Minha dúvida é, hoje eu invisto o que sobra na poupança, mas não tenho um objetivo fixo, por exemplo trocar de carro daqui 6 meses ou 1 ano. E hoje eu posso retirar dinheiro da poupança a qualquer momento e isso pode ser depois que tiver o rendimento mensal ocorrido. Quais as condições reais do tesouro direto se por exemplo eu investir 1000 reais e querer retirar após 1 mes?
Abraços.


    Gabriel Lana
    abril 17, 2015 at 11:30 am
    Reply

    Olá Felipe,
    O Tesouro Direto tem liquidez semanal e você não terá problemas em retirar seu investimento em períodos curtos.
    O imposto de renda sobre o lucro no Tesouro Direto é cobrado no resgate e a alíquota varia de 22,5% a 15%, de acordo com o tempo investido. Ao resgatar em 30 dias o lucro dos títulos resgatados será tributado na alíquota máxima (22,5%), ao resgatar após 180 dias essa alíquota é reduzida para 20% e continua reduzindo para prazos maiores de investimento, chegando a 15% após 24 meses investidos.
    Atenciosamente,

LUIS ROSENDO
abril 18, 2015 at 10:27 pm
Reply

Pesquisando sobre o assunto gostaria de saber sua opinião sobre investir em ouro em lugar de poupança. Visto o momento econômico atual em nosso país! Grato.


Samuel
maio 4, 2015 at 4:33 pm
Reply

ola
Tenho quase 40mil na poupança do itau, tinha uns 12mil antes da nova regra da poupança, da pra saber se quando eu saco grana para pagar as contas, ****************, alimentos,… é retirado da poupança antiga ou da nova?
Eu não tenho conta corrente, mas se tivesse teria investido no TD.


carlos
maio 20, 2015 at 6:49 pm
Reply

Ola! Fiquei mais em duvida ainda com os comentarios.
Tenho 45 anos de idade e tenho 300.000,00 na poupança. Não entendo nada de finanças mas ficam me pressionando para tirar o dinheiro da poupança. Sei que o rendimento é baixo mas ao menos não pago taxa de administração e nem IR. Qual seria sua sugestão para investimento? Obrigado


Emerson
junho 23, 2015 at 4:47 pm
Reply

Olá Diego, você pode me esclarecer melhor esse invertimento de ouro direto, tenho interesse, mais não sei qual a melhor maneira de aplicar o dinheiro, Tenho R$1.000,00 na poupança e todo mês deposito uns 350,00, qual seria sua orientação?


Jonathan Pereira
agosto 13, 2015 at 3:09 pm
Reply

D.Diego,o montante,liquidar no final do contrato.O melhor seria abrir conta na Suíça,onde bancos são inquebráveis.Será a melhor opção, das que existe no nosso país? Sei,que não residente são livre de imposto.


Victor
novembro 26, 2015 at 3:47 pm
Reply

Olá parabens pelo post.
Gostaria de uma ajuda sobre minha duvida…
Tenho pesquisado bastante e tenho procurado meios de investir meu dinheiro para melhores rendimentos.
Porem tenho o objtivo de daqui 1 ano mais ou menos embarcar em uma ida para australia sem volta.
Gostaria de juntar um montante ao redor dos 50mil para todos os gastos ( estou com 3 mil guardados neste momento e faco depositos de 2 mil ao mes) sei o valor nao chegara ao meu objetivo porem gostaria de meios para melhor aplicacao do mesmo
Como a moeda esta mto alta acha que eu deveria começar a trocar o dinheiro nesta data ou tentar encontrar um prazo melhor?
att victor


Lino Guedes Pires
fevereiro 17, 2016 at 9:50 am
Reply

No texto de Wladston Viana sobre bitcoins ele não deixou espaço para perguntas e comentários.
Recentemente houve uma corretora de bitcoins que fraudou seus clientes e virou pó. Como nos proteger desse risco?
Grato pela atenção,
Lino


Vevemundo
fevereiro 20, 2016 at 3:31 pm
Reply

Dieeeeego, que sucesso VC!!!! Parabéns! Vc faz palestras, tem outros meios de comunicação como colunas em revistas, jornais, tv??? Adoraria ver!
Duvida: poupanca x valor não precisa ser declarada, mas por motivos de ter montante guardado e não trabalhar agora(hoje) ajuda no caso de atualizacoes para ajuda em créditos nos bancos, financeiras etc.
Usando hoje por um ano a poupança ITAU. Mas que banco difícil afff. quase migrando tudo de volta para CEF. Neste caso, vc indicaria eu declarar e logo mudar de banco para ver se melhoraria meu perfil a credito? No itapu não consigo nada.


LUIZCARLOSMENDES
janeiro 2, 2017 at 1:01 pm
Reply

Oi Diego! Me responda o seguinte, se eu ganhar um premio de loteria,
o valor desse premio sendo por exemplo acima de 500 mil. Posso depositar
em conta poupança? Acredito que valores desse tipo não sejam aceitos.


Leave A Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

  • Pesquisar

  • Por temas

    Análise Fundamentalista Análise Técnica Criptomoedas Day Trade Direction Educação Financeira Entrepreneur Estratégias Avançadas Family Finanças pessoais Imposto de Renda Institucional Investimento Automatizado Life Mercado Financeiro Outros Privacidade e Segurança Productivity Rascunho Renda Fixa Renda Variável Trade Uncategorized


Smarttbot para fundo claro sem degrade@4x

Portal da SmarttBot especializado em conteúdos sobre o Mercado Financeiro, Renda Fixa e Variável. Confira e-books, vídeos e artigos sobre investimentos.

Instagram
Dúvidas?
contato@smarttbot.com
Sobre
Quem Somos
Plataforma
SmarttBot
SmarttInvest
SmarttIR
Link RTD
Conteúdos
Blog
Guia de Análise Técnica
Guia de Corretoras
Livros Recomendados
Vídeos

Faça como mais de 150 mil investidores! Cadastre seu
e-mail para receber conteúdos exclusivos.