A figura do Martelo Invertido (Inverted Hammer no inglês) é extremamente comum nos gráficos de Candlestick da análise técnica.
Ele ocorre sempre em uma tendência de baixa e sinaliza uma possível reversão para uma tendência de alta, seguindo alguns dos princípios básicos da Teoria de Dow.
Identificar esta figura é fácil e permite que o investidor se prepare com antecedência para uma virada na tendência de baixa.
Vamos explicar aqui como utilizar esse padrão de candlestick na análise técnica.
Índice
Como o próprio nome diz, este padrão de Candlestick possui um formato de martelo de cabeça para baixo.
É formado quando a abertura e o fechamento do candle são relativamente próximos (formando a cabeça do martelo invertido), e ocorre uma sombra para cima pelo menos duas vezes maior do que o comprimento da cabeça do martelo, formando o cabo do martelo invertido.
Veja no gráfico da CMIG4 um bom exemplo:
Apesar da forma inconfundível, nem todos os candles neste formato podem ser consideramos um martelo invertido.
Alguns requisitos que devem ser cumpridos:
Algumas características determinam a força da reversão que este padrão de Candlestick irá apresentar:
Muitos analistas aguardam a formação do próximo Candlestick para confirmar o sinal emitido pelo Martelo Invertido.
Veja quais características o próximo Candle deve ter:
Veja no gráfico do Ibovespa, a confirmação pelo Candle seguinte:
Após a ação de uma tendência de baixa, quando uma tendência de alta entra, os preços começam a ser negociados por um valor maior, porém sem força o suficiente para reversão.
Está formado o Martelo de Baixa: refletindo que algumas transações ocorreram bem acima do nível de abertura e fechamento (sombra acima do candle), porém sem força para alterar a tendência de baixa.
Se no momento seguinte o candle abrir acima da máxima, está confirmado que a tendência de alta ganhou fora e está reagindo sobre a antiga tendência de baixa. É o começo da reversão!
Apesar de útil por ser de fácil reconhecimento, o nível de confiabilidade do Martelo Invertido em geral é baixo.
Candles assim aparecem com frequência e a maioria não significa uma reversão.
Deste modo, assim como todos os outros indicadores de Análise Técnica, recomenda-se que este indicador seja usado em conjunto com outros e que seja confirmado pelo próximo Candle.
Você pode utilizar este padrão de candlestick agora mesmo, com a plataforma de análise técnica aqui do Bússola do Investidor.
Aproveite para observar a reação dos preços após ocorrem esta figura e utilizar outros indicadores para confirmar a reversão (Índice de Força Relativa (IFR) por exemplo).
Por último, temos um convite: Quer aprender mais sobre Análise Técnica? Conheça nosso novo ebook gratuito e descubra como encontrar oportunidades escondidas na Bolsa de Valores.
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.