5 Investimentos na Bolsa de Valores Que Você Deveria Ter

Por |2018-06-08T08:00:17+00:0024 de novembro de 2015|

Se você investe, ou quer fazer investimentos na bolsa, leia este artigo para aprender sobre 5 investimentos que são excelentes para diversificar seu portfólio na bolsa de valores.

Neste artigo vou assumir que você já:

A) Encontrar uma ação excelente e investir tudo nela.

B) Encontrar várias boas ações e diversificar seu portfólio.

Se você respondeu a alternativa “B”, está de parabens!

Todo bom investidor sabe que o velho ditado “Não coloque todos os ovos em uma cesta só.” Cabe como uma luva no mundo dos investimentos. Continue lendo para descobrir como fazer isso:

1# Ações Pagadoras de Dividendos

investimentos na bolsa dividendos

Dentre os diversos tipos de empresas que são negociadas na bolsa de valores, este é um que sempre é bem ter em seu portfólio, por serem considerados investimentos menos arriscados.

As empresas pagadoras de dividendo são aquelas que ao invés de reinvestirem seu lucro, devolvem o valor aos seus acionistas na forma de dividendos.

Em geral estas empresas já estão consolidadas em seu setor de atuação, e não tem mais novos projetos para investir e crescer ainda mais. São empresas já maduras e com uma receita recorrente, ou seja, que não oscila tanto.

No Brasil os melhores exemplos deste tipo de empresa são as companhias do setor elétrico ou saneamento, e empresas que possuem grandes concessões públicas, como operadoras de rodovias. Estas empresas já tem contratos de longo prazo que garantem a elas uma receita recorrente e, em geral, não possuem intenções de investir em grandes novos projetos.

Exemplos de ações pagadoras de dividendos:

Pontos de atenção:

Nem tudo é azul em relação as empresas pagadoras de dividendos. Estas empresas seriam excelentes se não fosse pelo problema de que no Brasil infraestrutura e governo são uma péssima combinação.

Basta lembrar da crise elétrica, da crise hídrica e dos reajustes impostos sobre os valores das concessões pelo governo. Este problemas recentes fizeram que o valor de muitas desta empresas passarem por fortes quedas.

2# Blue Chips

investimentos na bolsa

Estas são aquelas empresas grandes demais para quebrar. Tão grandes que caso viessem a falir, o governo teria que ajudá-las a fim de evitar uma catástrofe econômica.

São os gigantes da economia brasileira e apresentam valor de mercado e receita extremamente elevados. Nesta categoria estão as empresas que praticamente todo mundo conhece de nome.

Por serem grandes e terem operações já bem estabelecidas, estas empresas têm a vantagem de poder levantar dinheiro com mais facilidade, utilizando por exemplo mercados internacionais para emitir títulos de dívida.

No Brasil, os melhores exemplos costumavam ser Vale e Petrobras, mas recentemente vimos que nem as blue chips estão imunes a sérias crises. Atualmente as ações mais próximas desta categoria no Brasil são as de Bancos, ou grandes empresas do setor de consumo.

Exemplos de empresas blue chips são:

Pontos de atenção:

Como expliquei e estamos vendo na prática, apesar de ser praticamente impossível que uma blue chip quebre, por conta de sua importância econômica, isso não impede que estas empresas enfrentem grandes crises internas ou externas.

3# Small Caps

investimentos-bolsa-small-caps

Na categoria chamada de small caps, estão as empresas que, apesar de também serem grande o suficientes para serem negociadas na bolsa, possuem um valor de mercado e um faturamento muito inferior que outras empresas listadas.

Estas empresas são interessantes por atuarem nos mais variados setores e muitas vezes poderem ser alvos de aquisições por empresas maiores.

Por serem menores, em geral estas empresas são negociadas com uma taxa de desconto maior em relação ao seu valor real, muitas vezes tornando-se ótimas oportunidades na bolsa

Exemplos de empresas small caps:

Pontos de atenção:

Entre todos os investimentos na bolsa, as empresas menores vêm com o risco de maior volatilidade do preço destas ações e menor liquidez de mercado. Veja mais riscos que você deve conhecer antes de investir em small caps aqui.

4# Crescimento (High Grow)

investimentos bolsa tecnologia

Empresas de alto potencial de crescimento são aquelas que ainda possuem muito mercado para conquistar. Em geral são empresas pequenas, mas que apresentam altas taxas de crescimento em seu faturamento nos últimos anos.

É muito comum que estas empresas estejam em setores que ainda estejam em desenvolvimento, como startups de tecnologia, ou empresas que de alguma maneira estão inovando em seu setor de atuação.

Independente do tamanho, a capacidade de inovar é uma das principais características deste tipo de ação, já que somente assim a empresa pode sustentar seu crescimento acelerado.

Quando comparamos com os EUA, não temos muitas ações de alto crescimento no Brasil, já que por aqui é mais difícil para uma empresa chegar até a bolsa de valores. Em todo caso, sempre podemos encontrar este tipo de empresa, nos mais variados setores.

Exemplos de empresas high grow:

Pontos de atenção:

A capacidade de uma empresa crescer está totalmente relacionada a sua capacidade de inovar e conquistar novos mercados com mais eficiência que seus competidores. No entanto, manter isso é muito mais difícil do que parece.

5# Fundos Imobiliários

investimentos bovespa imobiliario

E para terminar esta lista, o último tipo de investimento na bolsa de valores que você deve considerar em ter em seu portfólio são fundos imobiliários.

Atualmente são mais de 100 fundos listados na bolsa de valores e escolher quais são os melhores não é uma tarefa simples (veja dicas de como escolher o melhor aqui).

Um fundo imobiliário é bem diferente de outros investimentos na bolsa, já que neste investimento ao invés de comprar um pedaço de uma empresa, você está comprando um pedaço de um imóvel.

Obviamente a qualidade do investimento que você está fazendo, está diretamente relacionada a qualidade dos imóveis que o fundo possui e da qualidade dos inquilinos que ocupam estes imóveis.

Este fundos são obrigados a distribuir o rendimento que obtém em alugueis para seus acionistas, sendo uma ótima opção para geração de renda, além de potenciais ganhos com a valorização dos imóveis.

Exemplos de fundos imobiliários:

  • BTG PACTUAL MALLS – shopping centers
  • SDI LOGÍSTICA RIO FDO INV IMOB – centros de distribuição
  • XP CORPORATE MACAÉ FDO INV IMOB – imóveis corporativos

Pontos de atenção:

É importante saber quantos imóveis o fundo possui e quem são os inquilinos. Lembre-se que caso o contrato de aluguel termine e o inquilino resolva sair do imóvel, aquele fundo deixará de gerar renda até que outro inquilino resolva ocupar o imóvel.

BONUS: Planilha de distribuição de portfólio (grátis)

Utilize o formulário abaixo para fazer o download gratuito da planilha que calcula qual a distribuição do seu portfólio em cada um destes investimentos:

[thrive_leads id=’5518′]

Veja também