5 Melhores Lugares Para Encontrar Informações Sobre Ações

Por |2018-06-08T07:59:49+00:0011 de março de 2015|

Todo investidor sabe como é importante pesquisar informações sobre ações da bolsa de valores antes de realizar a compra. No entanto, percebi que para muitas pessoas, ainda é meio complicado encontrar as informações realmente importantes.

Por isso, resolvi juntar neste artigo as 5 fontes extremamente úteis e confiáveis para que você encontre tudo o que precisa saber sobre a empresa antes de investir.

1. Plataforma Fundamentalista Bússola do Investidor

Este é um ótimo lugar para iniciar suas pesquisas, já que o Bússola do Investidor disponibiliza gratuitamente uma enorme quantidade de indicadores e dados sobre as empresas listas na BM&FBovespa.

Informações Sobre Ações

Além de encontrar os principais indicadores de análise fundamentalista já calculados (P/L,  ), ainda são disponibilizados as principais contas dos balanços das empresas, ajustados de acordo com as regras contábeis vigentes.

Veja na imagem a plataforma de análise fundamentalista exibindo informações sobre as ações da Petrobras (PETR4).

Perceba que navegando pelas abas da plataforma você também encontra dados sobre: cotação, gráfico histórico e intraday, balanços, acionistas, proventos, dados sobre aluguel das ações e operações a termo.

Para acessar a plataforma de análise fundamentalista clique aqui.

2. Relações com Investidores das Empresas

Embora o Bússola do Investidor seja um excelente local para iniciar sua pesquisa, é sempre bom buscar informações mais detalhadas diretamente na fonte. Neste caso, o portal de relações com investidores da empresa.

Todas as empresas listadas na Bovespa são obrigadas a divulgar determinadas informações publicamente e muitas delas acabam divulgando até mais do que é exigido pela legislação. Entenda mais sobre os níveis de governança corporativa aqui.

Veja na imagem abaixo as informações sobre as ações da Cielo, divulgadas em seu portal de relações com investidores:

informacoes acoes relacoes investidores

Perceba que além dos dados financeiros, é possível ter acesso a estratégia de mercado da empresa, as perspectivas para o futuro e até mesmo as vantagens competitivas que a empresa possui sobre seus concorrentes.

3. Banco Central do Brasil

Poucos investidores sabem, porém no site do Banco Central do Brasil, dentro da área “Economia e Finanças” está a área “Series Temporais”, onde é possível fazer o download gratuito de diversas séries temporais com indicadores econômicos e setoriais. Entre estas séries estão algumas muito interessantes, como:

  • Pesquisa Focus, que mostra as previsões de inflação e juros das principais instituições financeiras do país
  • Dados de produção por setores, como construção civil, bens de consumo, etc.
  • Histórico de juros, inflação
  • Quanto de dinheiro está emprestado para financiamento imobiliário
  • Histórico de taxas de câmbio
  • entre centenas de outras…

informacoes banco central

Estas séries são muito importantes para podermos ter uma melhor ideia de como a economia e até mesmo o setor da empresa está se comportando. Por meio destes dados é possível fazer projeções, captar sazonalidades e até mesmo prováveis desafios que a empresa irá enfrentar no futuro. Por exemplo, imagine uma empresa exportadora, provavelmente terá um forte aumento em sua receita com o aumento do dólar.

4. Notícias do Valor Econômico

O jornal Valor Econômico é disparado o melhor meio de mídia que cobre o que acontece com as empresas da bolsa de valores e mercados no Brasil. E além disso, possui um ótimo web site, com todas as últimas notícias e notícias mais antigas, separadas por setor e também por empresas.

É uma parada fundamental para olhar o histórico do que vem acontecendo no setor e na empresa que você está estudando investir.

Vale conferir também a seção Valor RI, onde são consolidadas as informações de quase todas as empresas da Bovespa.

infomacoes valor economico

5. Relatórios de Análise

Existem inúmeras fontes onde você pode conseguir relatórios de análise sobre empresas listadas na bolsa, no entanto praticamente nenhuma delas é gratuitamente aberta na internet. Para ter acesso é preciso que você adquira o relatório, em casas de análises independentes com a Empiricus Research, Lopes Filho, entre outras, ou receba os relatórios e recomendações dos analistas de sua corretora de valores.

Vale prestar atenção que qualquer analista que recomende a compra ou venda de determinada ação, precisa ter o título de analista CNPI. Qualquer pessoa que atuar como analista sem este título está agindo ilegalmente e muito provavelmente não tem as devidas atribuições para recomendar investimentos.

Hora de Investir!

Apos ter consultado todas estas informações sobre as ações da empresa, com certeza você terá uma ótima ideia sobre se vale ou não investir e além disso pode e deve continuar acompanhando de perto cada uma delas para saber quando é o momento de mudar de ideia.

Se gostou do artigo, por favor compartilhe usando os botões ao lado e se acha que ficou faltando alguma boa fonte para conseguir informações para investir, escreva nos comentários abaixo!

Veja também