Independente da sua idade, sexo, ou renda, se você já pensou ou, até mesmo tentou investir na Bolsa de Valores alguma vez, com certeza se perguntou qual o melhor horário para realizar suas operações. Essa é uma dúvida comum e, entrar na posição certa e, no momento ideal, no mercado financeiro, pode fazer uma grande diferença nos seus lucros.

Primeiramente, existem várias formas de investir em ações, opções e derivativos. Se você tem perfil de trader e acompanha a Bolsa durante todo o pregão, prefere o modo day trade. Ou seja, realiza as suas operações de modo a fechar o dia sem estar posicionado, utilizando a Análise Técnica em seus investimentos.

Por outro lado, se sua intenção é investir pela Análise Fundamentalista, você pode utilizar a estratégia buy and hold, ou seja, comprar uma ação e esperar até que o patrimônio desejado seja formado para realizar a venda.

Mas, você sabe o que é o After Market? Como realmente funcionam a pré-abertura e o call de fechamento?

Independente do seu modo de investir, é muito importante entender o que acontece durante todo o funcionamento da Bolsa de Valores, pois, só assim você conseguirá encontrar a hora ideal para operar.

Horário da BM&FBOVESPA

Mercado de Ações

O horário de funcionamento da  BM&FBOVESPA geralmente começa às 10:00 e termina às 17:00. A pré-abertura do After Market, por sua vez, começa 17:25 e termina 17:30. É nessa hora que ele começa, fechando as 18:00. Durante o horário de verão, porém, o início das atividades da Bolsa começam e terminam 1h depois, ou seja, das 11:00 às 19:00. Assim, o After Market começa apenas às 18:30, e termina às 19:00.

Tem-se também uma discriminação dos horários para diferentes segmentos da Bolsa, como pode ser observado no quadro abaixo:

horario-funcionamento-bolsa

Pré-abertura

O leilão de pré-abertura compreende os 15 minutos antecedentes ao início do pregão. Nesse período, a Bolsa registra ofertas de compra e venda, mas o negócio não é realizado. Em outras palavras, ainda que uma oferta de compra coincida com o preço de uma oferta de venda, essa operação só é registrada na abertura do pregão.

Uma particularidade da pré-abertura é que não é possível cancelar uma oferta feita nesse período, consistindo em um momento fundamental para a definição do preço de abertura de uma ação de forma democrática e equilibrada.

Call de fechamento

O período que compreende os últimos minutos do pregão é chamado de call de fechamento. Nele, você pode realizar operações para alguns ativos e, seu principal objetivo é realizar um fechamento “transparente” dos ativos, seguindo as mesmas regras utilizadas pelo Sistema Eletrônico de Negociação.

Como visto no quadro acima, o call de fechamento é adotado pelos papéis de carteiras teóricas dos índices BOVESPA – não necessariamente o iBovespa – e, para opções de maior liquidez, como divulgado pela Bolsa.

A principal diferença da Pré-Abertura é o tempo de duração e, os papéis negociados.

Mercado Futuro

No segmento BM&F da Bolsa de Valores, ou seja, o chamado Mercado Futuro, os horários são diferentes. Além de não existir After Market para contratos de dólar e índices, as commodities são negociadas conforme o horário descrito na tabela abaixo:

horario-commodities

After Market

Sabemos que investir na Bolsa de Valores exige dedicação por parte do trader e é preciso destinar uma boa parcela de tempo para essa atividade. Com isso, muitos investidores acabam tendo um problema, dado que, conforme visto acima, o pregão coincide com o horário comercial e, a grande maioria das pessoas físicas operantes na BM&FBOVESPA, não investem como profissão. Se esse for seu caso, existe uma solução: o After Market.

O Atfer Market é um período extra onde o investidor pode realizar operações mesmo após o fim do pregão. Dessa forma, você não precisa abrir mão de investir na Bolsa e ainda pode administrar sua própria carteira. Além disso, ainda é possível aproveitar oportunidades e realizar ajustes depois das 18:00.

Restrições

O Horário Extra funciona com algumas diferenças do horário normal.

Apenas ativos à vista e que foram negociados ao longo do horário normal podem participar do After Market. Além disso, as ações devem fazer parte do Índice Bovespa. Também existe um limite máximo tanto para, o número de negociações por pessoa, quanto para oscilações dos ativos.

Em outras palavras, um investidor não pode operar mais de R$ 900 mil durante o Horário Extra e, muito menos se a variação do preço do ativo ultrapassar mais de 2% de diferença do preço de fechamento. Restrições como estas são apenas medidas de precaução da Bovespa. Já imaginou se o gap entre o preço de abertura e de fechamento ultrapassasse 10%? Um pessoa que apresentou um lucro no dia anterior poderia ter quebrado do dia pra noite!

Fique atento a sua estratégia

O que vai definir a melhor hora para você realizar suas operações na Bolsa vai ser a sua estratégia e ativo escolhido, por isso, cuidado com generalizações! Não se esqueça que, para investir na Bolsa de Valores da melhor forma possível, é importante que você estude, pratique e simule!

Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar! Bons investimentos!

Veja também