Leia Isso Antes de Investir no Mercado Imobiliário

Por |2018-06-08T08:00:17+00:002 de dezembro de 2015|

É hora de investir no mercado imobiliário?

(Faça o download do quadro resumo, em pdf, no final deste artigo.)

Muitas pessoas investiram em imóveis ao longo dos últimos anos, algumas ganharam muito dinheiro, outras não. No entanto, uma coisa certa, essa pessoas aprenderam muito sobre como o mercado funciona e puderam acompanhar todo o ciclo de alta e, mais recentemente o ciclo de baixa.

Adianto que não vou dar a resposta para a pergunta no início deste artigo, na verdade, vou fazer melhor do que isso!

Vou ensinar a você a responder esta pergunta por conta própria.

investir no mercado imobiliario

1# O mercado imobiliário é diferente

Você pode colocar seu dinheiro em empresas do setor de consumo, do setor de energia, em títulos bancários e até na poupança (por favor, não faça isso!). Então porque alguém escolhe investir no mercado imobiliário ao invés de investir em outras coisas?

A resposta é que o mercado imobiliário bem diferente de todos esses exemplos de investimento que citei acima. E é muito importante conhecer bem cada uma dessas particularidades:

A. Alta Dependência de Crédito (nível da taxa de juros)

Uma coisa é você fazer uma compra em um supermercado, ou pagar sua conta de luz, outra é comprar um imóvel, certo? Isso acontece com todas as pessoas, já que um imóvel é algo muito mais caro do que qualquer outros bens que as pessoas ou empresas possuem.

Sabe qual é a consequência disso?

As pessoas precisam crédito para comprar imóveis. Ou seja, precisam pegar dinheiro emprestado por meio de financiamentos para poder pagar. Se o crédito disponível na economia aumenta, a demanda por imóveis também aumenta, se o crédito encolhe, menos pessoas vão poder comprar imóveis.

Por sua vez, você já deve saber que o que controla o crédito disponível na economia é a taxa de juros. Quanto mais alto os juros, mais caro fica o crédito e menos pessoas podem ter acesso a ele.

B. Proteção Contra a Inflação

Imóveis são uma ótima maneira de proteger seu dinheiro da inflação. Por ser um ativo real, o valor real do seu investimento também está protegido.

C. Baixa Liquidez

Um imóvel não é algo que se vende de um dia para o outro, a menos que você esteja esteja pedindo um preço muito abaixo do mercado. Por conta disso, o dinheiro investido fica imobilizado e não pode ser usado rapidamente caso seja necessário.

D. Os Ciclos São Longos

Todo mercado tem seus altos e baixos, mas no mercado imobiliário estes movimentos demoram mais para acontecer. Mesmo as variação rápidas levam pelo menos alguns meses para acontecer.

Isso acontece pelo motivo citado na letra A; em geral, os juros não mudam tanto de um mês para o outro.

2# Existem Diversas Maneiras de Investir

Mercado imobiliario

Não pense que são só casas e apartamentos que existem no mercado imobiliário.

Na realidade, estes ativos são só uma pequena parte de todos os investimentos disponíveis para você investir. Somente na bolsa de valores existem empresas que operam em diversos setores, como:

  • incorporadoras de imóveis residências,
  • construtoras de imóveis corporativos,
  • operadoras de shopping centers,
  • fundos imobiliários,
  • etc.

E o momento de investir em cada um destes investimentos também varia muito. Não pense que todos estes investimentos vão valorizar ou desvalorizar igual ao longo dos ciclos de alta e baixa do mercado imobiliário.

banner_getsitecontrol2

Vamos entender algumas das áreas deste mercado:

A. Incorporadoras Residenciais

O principal mercado consumidor destas empresas são pessoas, que precisam de financiamento para poder comprar o produto que as construtoras oferecem (apartamentos).

O desempenho destas ações está totalmente relacionado ao volume de crédito na economia. Como no Brasil o déficit habitacional ainda é alto, o problema não é a demanda e sim o acesso ao produto, que só é viabilizado por meio de crédito.

Veja o gráfico da MRVE3, que está altamente correlacionado com os ciclos de expansão de crédito (2004 a 2008) e queda no crédito de (2010 até 2015).

Algumas empresas deste setor:

B. Propriedades Comerciais

Enquanto que as incorporadoras e construtoras constroem o imóvel para vender, outras empresas compram (ou constroem) imóveis para alugar. Enquanto vão acumulando e negociando propriedades conforme as condições de mercado.

O que impacta o valor de mercado destas companhias é muito mais em quanto seus imóveis são avaliados do que as potenciais vendas futuras (como no item A). Por sua vez, o valor dos imóveis cai quando a taxa de juros aumenta, uma vez que outros investimentos tornam-se mais atrativos.

(Se você ainda não entendeu a dinâmica de porque o valor dos investimentos cai quando os juros aumentam: leia este artigo).

Algumas empresas deste setor são:

C. Shopping Centers

Estas empresas estão com parte de suas atividades relacionadas ao mercado imobiliário, já que sua receita provém de locação de imóveis, e parte relacionada ao setor de consumo, uma vez que seus clientes dependem de vendas no varejo para pagarem aluguel.

Embora o valor de mercado dessas empresas possa variar de acordo com o valor de seus ativos imobiliários (seguindo o mercado imobiliário), sua receita está mais relacionada ás variações no setor de bens de consumo por exemplo.

Algumas empresas deste setor:

D. Fundos Imobiliários

Já falamos muito sobre estes ativos aqui no Blog do Bússola, então não vou me estender muito neste aqui.

Estes investimentos são um mundo a parte e existem muitas coisas para aprender sobre eles. Algumas leituras mais do que recomendadas são:

E. Comprando Imóveis Diretamente

Quem mora em uma casa própria, já faz este tipo de investimento. No entanto vale lembrar que existem uma série de tarefas que devem ser feitas para manter seu imóvel, entre manutenção, registros e até recolhimento de impostos no caso de você aluga-lo.

Este tema também é um outro mundo inteiro de assuntos e conhecimentos, e comprar um imóvel diretamente não é fácil. Vou abordar esta questão detalhadamente em outro artigo, mas saiba desde de agora que investir diretamente em um imóvel na maioria dos casos não é a melhor opção para quem quer investir no mercado imobiliário.

3# Quadro Resumo Para Investir no Mercado Imobiliário

Faça o download do pdf do quadro resumo pelo formulário abaixo. Assim você poderá lembrar-se facilmente do que deve prestar atenção antes de investir.

mercado imobiliario

[thrive_leads id=’5512′]

Veja também