Neste artigo explicar como fazer Hedge com contratos futuros.
Antes de responder a essas perguntas relembremos para que serve o Hedge com contratos.
O Hedge serve para proteger o investidor contra riscos indesejados. No contexto do mercado de ações serve para proteger contra quedas nos preços das ações. Para fazer o Hedge, o investidor comprado em ações deve vender contratos futuros do Índice Futuro Cheio ou Mini.
Caso o mercado concretize a expectativa de queda, o investidor perderá dinheiro na sua posição com ações, mas ganhará em sua posição vendida no Índice Futuro.
Se o mercado subir ele lucrará com as ações e terá prejuízo no Índice Futuro. Em ambas as situações a perda em uma posição é compensada pelo ganho em outra posição. Objetivo do Hedge não é ganhar dinheiro, mas sim proteger o investidor do risco.
Índice
O investidor deve montar o Hedge quando as perspectivas futuras são mais baixistas que altistas. Por exemplo, veja abaixo o gráfico da PETR4 entre os meses de junho e setembro de 2012.
Nesse período o preço de PETR4 caminhou dentro de um canal de alta respeitando o limite superior e inferior. Observando o último candle desse gráfico, no dia 14/set, é possível ver que o preço atingiu uma nova máxima nesse dia, mas o fechamento do pregão foi próximo da mínima.
Tecnicamente esse candle é chamado de Shooting Star e é um indicativo de exaustão do movimento prévio de alta. Além disso, esse candle foi formado totalmente acima da linha superior do canal de alta, fora do padrão do mercado, o que aumenta a probabilidade de queda no curto prazo.
Um investidor comprado em ações da PETR4 pode muito bem pensar em fazer um Hedge de sua posição ao fim do dia 14/set com o objetivo de proteger seu investimento caso a queda se concretize.
O investidor deve montar o Hedge utilizando o contrato com vencimento mais próximo pois é o contrato com maior liquidez. Considerando a data do gráfico da PETR4, o contrato V12 com vencimento em 17/out é que deve ser utilizado na operação.
Caso o investidor deseje ficar “Hedgeado” por um período longo ele deverá realizar a rolagem da posição nos vencimentos dos contratos.
A quantidade de contratos depende do valor da carteira de ações e do Beta da carteira.
“Beta, o que é isso?”
Beta é um fator que mensura a variação da cotação da ação em relação à oscilação do Ibovespa. Seu cálculo é baseado em cotações históricas e sua interpretação segue abaixo:
O Beta é um conceito importantíssimo para o mercado, mas deve ser interpretado com algumas considerações. Uma delas é que apesar de ser um valor numérico, ele não é um valor exato, ele varia ao longo do tempo.
O valor do Beta de uma ação calculado com base nas cotações do último mês provavelmente será diferente do Beta dessa ação calculado utilizando dados dos últimos dois anos. Geralmente a diferença é pequena, mas eventualmente pode ser grande em virtude de condições especiais de mercado que só atinge a ação e não todo o mercado.
Outra consideração importante é que o Beta não deve ser levado “a ferro e fogo”. Se o Beta de uma ação for calculado como sendo 0,7 isso não implica que quando o Ibovespa subir 1% a ação obrigatoriamente subirá 0,70%. A ação tem “vida própria” e pode subir mais de 1% ou até mesmo cair.
A fórmula do Beta é simples e utiliza os conceitos de estatística de Covariância e Variância:
No exemplo com a PETR4, o Beta calculado com base nas cotações da ação e do Ibovespa entre 17/ago/12 e 14/set/12 é de 0,86.
Se o cálculo do Beta varia conforme o período analisado, qual período é mais adequado utilizar? Um mês? Seis meses? Um ano? Três anos? O mais adequado é aquele que se aproxima do horizonte de análise do investidor.
Em outras palavras se o investidor imagina que manterá o Hedge por pouco tempo, no máximo um mês, ele pode considerar o último mês ou dois meses no cálculo do Beta da ação. Se o investidor imagina que manterá o Hedge por um ano, ele pode considerar as cotações dos últimos doze meses para o cálculo do Beta.
Mas afinal para que serve o Beta na hora de montar o Hedge da carteira de PETR4? Qual conta o investidor deve fazer? As respostas ficarão para o próximo artigo, o segundo capítulo desse assunto.
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.