3 Passos Para Estratégias de Trading de Sucesso

Por |2018-06-08T08:00:24+00:003 de março de 2016|

Criar novas estratégia de trading que sejam bem sucedidas não é uma tarefa fácil, mas é completamente possível e muitos investidores são bastante eficientes neste ponto.

Neste artigo reuni 3 dicas extremamente valiosas para qualquer investidor que esteja desenvolvendo uma nova estratégia de investimento.

Continue lendo para aumentar suas chances de criar diversas estratégias de trading bem sucedidas:

estrategias de trading

1# Simples

Na grande maioria das vezes, quanto mais simples uma estratégia é, maior a probabilidade de ela gerar bons resultados.

Estudos mostram que a maioria dos traders bem sucedidos concentram sua atenção em apensa um ou dois indicadores, aplicados sobre um ou dois itens diferentes. E que estes mesmos investidores passam a maior parte do dia fazendo outras coisas enquanto aguardam os sinais de entrada e saída de suas posições.

Nas palavras de um investidor que faz parte deste seleto grupo, seus dias são “incrivelmente tediosos, mas extremamente lucrativos”.

Em contrapartida, muitas estratégias de trading começam a apresentar uma complexidade extrema, levando em conta múltiplos mercados, diversos pontos de entrada multi-condicionais, saídas complexas e pontos de re-entrada.

A prática mostra que estratégia de trading complexas raramente superam a performance de outras estratégias mais simples, levando a conclusão de que os esforços para criar algo complexo raramente se pagam.

estratégias de trading

2# Não Super Estime Sua Estratégia

A essência de qualquer estratégia automatizada de trading é a sempre a mesma:

Tentar prever o comportamento futuro do preço, com uma boa margem de probabilidade.

O que acontece com muitos indicadores no entanto, é que por tentarem entender o movimento histórico do preço, acabam tornando-se muito defasados e ineficientes em acompanhar os movimentos do preço em tempo real.

Na maior parte das vezes, o que acontece com esses indicadores é que a maior parte do movimento de alta ou baixa está à frente da capacidade do indicador de identificar a nova tendência.

Além disso, lembre-se que ao aplicarmos indicadores técnicos sobre gráficos, estamos nada mais do que tentando explicar matematicamente a irracionalidade humana, uma tarefa bastante complexa para a nossa limitada matemática…

3# Observe e Teste

Podemos aprender muita coisa somente observando. Você deve investir muito do seu tempo apenas olhando para os gráficos, buscando identificar padrões que sejam repetidos e lucrativos.

Após identificar algum padrão deste tipo e ter aplicado alguns indicadores sobre eles, é o momento de começar a validar se esta estratégia com dados históricos.

Utilizando conceitos como o Backteting (teste retroativo), por exemplo, podemos ver como as estratégias de trading teriam se comportado em cenários diferentes do que estamos observando hoje.

Testes deste tipo, quando bem feitos, devem nos sugerir que façamos ajustes em nossa estratégia, como refinar os parâmetros dos indicadores, criar filtros como a hora do dia em que o sistema deve começar a rodar e até mesmo a inclusão de novos níveis de stop.

estrategias de trading

(Dica Bônus) Mantenha Seu Estilo

Para que suas estratégias de trading funcionem, você precisa entender e acreditar naquilo que está fazendo. Conhecer a teoria básica é fundamental, bem como as limitações de cada indicador.

Além disso, manter seu estilo de trading também vai ajudar você a superar a parte mais difícil de todas: colocar seu sistema para rodar sozinho no mundo real.

Uma coisa são os resultados de testes e operações fictícias, mas quando o assunto é o seu dinheiro, as coisas começam a ficar mais delicadas, e é absolutamente normal sentir-se inseguro antes de colocar um novo sistema para rodar.

Veja também