5 Dicas Para Começar a Investir Agora!

Por |2018-06-08T07:59:41+00:007 de abril de 2014|

Quantas pessoas você já conheceu que falam “queria muito começar a investir, mas não tenho nem dinheiro nem tempo…”?

Muitas não é mesmo?

Apesar disso, volta e meia sempre damos um jeito de comprar um celular novo, mais um par de sapatos, uma TV nova e por aí vai..

comecar_investir
“Queria muito..” , “Não tenho tempo..” , “Não tenho dinheiro..” são as desculpas que mais falamos para justificar o porque de não cuidamos bem do nosso próprio dinheiro.

Sabemos que lá no fundo podemos sim fazer muito mais para cuidar bem do nosso dinheiro, mas na realidade o que nos falta é disciplina para fazer isso.

Felizmente, esse problema é fácil de resolver e tudo o que você precisa é de um pouco de compromisso com você mesmo.

Aqui vão 5 dicas de como começar a investir agora mesmo!

1. Defina seus objetivos

como começar a investir

Para conseguirmos fazer algo o mais importante é termos uma motivação não é mesmo?

Pegue uma folha de papel e uma caneta e comece a escrever todas as coisas que você deseja conquistar na sua vida, afinal é para isso que você estará investindo!

Primeiro pense no horizonte de um ano, depois de 5 e vá aumentando até chegar na sua aposentadoria. Seja lá o que você queira, mas que não tem dinheiro para fazer agora, deve entrar nesta lista:

  • trocar de carro
  • viajar no final do ano para o México
  • reformar seu apartamento
  • comprar sua casa própria
  • ter um filho
  • se aposentar e ir morar na praia

Não se preocupe com o tamanho da lista, afinal o que você está fazendo é justamente estabelecer o que realmente é o mais importante para você. Depois de fazer esta lista você terá claro quais são seus objetivos.

2. Entenda os diferentes tipos de investimento

Conhecimento é poder!

Para isso é importante que você entenda os diferentes tipos de investimentos de acordo com o risco que seu dinheiro irá correr: conservadores, moderados e arriscados.

como comecar a investir

“Porque eu iria investir em algo arriscado?”

Esta é uma pergunta que cabe a você mesmo responder. Quanto mais arriscado o investimento, maior é o retorno potencial que ele poderá dar.

Em geral investimentos arriscados devem ter uma perspectiva de long prazo, já que em longos períodos de tempo costumam superar a rentabilidade dos investimentos mais conservadores.

Veja que tipo de investimento se encaixa em cada uma das categorias:

  • Investimentos Conservadores: renda fixa, poupança, CDB de bancos, fundos indexados ao CDI
  • Investimentos Moderados: fundos que tentam superar a rentabilidade do CDI, fundos imobiliários com bons imóveis
  • Investimentos Arriscados: ações, opções, fundos que buscam superar o Ibovespa e fundos imobiliários com imóveis não tão bons

 3. Escolha uma corretora de valores

Muitas pessoas investem com base na recomendação do gerente do banco. Infelizmente os gerentes de banco recebem comissões do banco por cada investimento que conseguem “vender” e portanto nem sempre fazem uma sugestão adequada ao cliente.

Para evitar cair nessas armadilhas, é sempre bom ter uma segunda opinião.

As Corretoras de Valores são instituições voltadas para investimentos e qualquer um pode abrir conta em uma corretora do mesmo modo que abre uma conta em um banco.

A grande maioria das corretoras de valores não cobra nada para abertura de contas, e ao contrário do que muitos pensam, é muito mais barato investir por meio de uma corretora do que por um banco.

Após ter a conta aberta você terá acesso à uma série de investimentos e sua nova corretora de valores irá lhe ajudar a escolher quais são os mais adequados à você. Veja neste outro artigo algumas dicas de como escolher uma corretora de valores e você pode comparar todas em nosso Guia de Corretoras de Valores.

 4. Diversifique seus investimentos

Já ouviu alguém te dizer para “não colocar todos os ovos em uma cesta só”?

Em investimentos isso é muito importante: procure sempre escolher investimentos diversificados e diferentes entre si, assim caso um deles não esteja indo tão bem, os outros estarão.

Você não deve colocar todo o se dinheiro em bolsa de valores por exemplo, embora existam anos em que as ações vão bem, também existem anos em que elas vão mal.

O mesmo vale para deixar todo o dinheiro parado na poupança, caso você não tenha planos de utilizar aquele dinheiro no curto prazo, investir em algo mais arriscado é uma boa ideia para que no futuro aquele dinheiro cresça mais.

Existe a regra básica dos 25%, que é basicamente sempre ter pelo menos 25% do seu dinheiro aplicado em investimentos mais arriscados, desde que você não precise daquele dinheiro já nos próximos meses.

5. Seja fiel a seus objetivos

Após começar a investir, é normal que muitas pessoas fiquem animadas e se esqueçam do que as levou a investir em primeiro lugar.

como investir

Por mais que seus investimentos arriscados estejam dando muito mais retorno que os mais conservadores, não caia na tentação de colocar mais do que você deve nestes investimentos.

Como falei, existem fases em que as coisas vão bem e existem fases que as coisas vão mal. Não deixe estes ciclos atrapalharem seus objetivos e o que você determinou em sua estratégia de investimentos.

No longo prazo o investidor que se dá bem é aquele que foi fiel à suas estratégias e não tomou decisões por impulso.

Dica Bonus!

Eu disse que seriam só 5 dicas, mas como você leu tudo até aqui acho que merece mais uma: sempre que puder estude e aprenda mais sobre investimentos.

Não é preciso pagar um curso ou algo assim, basta você ter determinação e acompanhar iniciativas como esta do Blog do Bússola do Investidor, onde sempre escrevo artigos para ajudar as pessoas a investirem melhor.

Caso queira fazer seu cadastro, é gratuito e você receberá em seu e-mail nossas dicas semanais para cuidar melhor do seu dinheiro. Faça seu cadastro aqui.

 Conclusão

Espero que tenha gostado e que este artigo te ajude finalmente a começar a investir de verdade! Se gostou, por favor compartilhe nas redes sociais clicando nos botões aqui ao lado e deixe seu comentário abaixo, será um prazer responder!!

Veja também