Toda grande organização precisa controlar as suas finanças através de demonstrativos contábeis, permitindo aos investidores analisarem esses indicadores, dentre eles estão o Capex e o Opex.
Embora possam ser parecidos, tanto o Capex quanto Opex possuem diferenças entre si, e podem ser usados em diferentes estratégias.
Índice
Existem duas categorias básicas de despesas empresariais que precisam ser consideradas por qualquer empresa: Capex e Opex.
Capex é a sigla para a palavra Capital Expenditure que traduzido ao português diz respeito às Despesas de Capitais ou Investimentos em Bens de Capitais.
O Capex são fundos que um negócio usa para adquirir bens físicos ou serviços que vão expandir a capacidade da empresa e gerar lucro, como por exemplo um hardware, um novo veículo ou a construção de um novo prédio.
Quando uma empresa adquire um carro, por exemplo, ela utiliza os fundos Capex
Portanto, quando esse ativo é recém-adquirido ele começa a apresentar suas despesas com depreciação e amortização que precisam ser descontadas de acordo com as normas da contabilidade.
Existem setores como de tecnologia, manufatura e petróleo cujas empresas são altamente demandadas por capital e, por isso, é muito importante calcular o CAPEX.
Já o Opex é a sigla para a palavra Operational Expenditure que traduzido ao português significa Despesas Operacionais.
Ele é o resultado dos custos contínuos que uma organização possui para continuar funcionando.
Ao contrário do Capex, as despesas operacionais são dedutíveis de impostos no mesmo ano em que foram realizadas.
Dentre os exemplos de despesas operacionais (Opex) estão as taxas de licenças, manutenção e reparos, publicidade, seguros, taxa sobre propriedades etc.
Manutenção e reparos na empresa são exemplos de despesa operacional, ou Opex
Sendo assim, se uma empresa decide alugar ou arrendar uma máquina ou um veículo ao invés de comprá-lo, o seu custo deixa de ser Capex e passa a ser Opex.
Para empresas com fluxo de caixa limitado essa pode ser uma decisão mais atrativa, pois nesse caso é possível deduzir o custo total do item dentro do ano fiscal.
O Capex é vantajoso em termos de alocação de capital que pode trazer uma boa saúde para a empresa. Até porque, esse tipo de custo é um investimento.
Mesmo diminuindo o caixa da empresa ele é capaz de aumentar a produtividade fazendo com que ela cresça no longo prazo.
Por exemplo, se uma empresa compra uma nova máquina, espera-se que ela seja capaz de aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro.
LEIA TAMBÉM | Como melhorar o gerenciamento financeiro de um pequeno negócio
Mas é necessário que a empresa se atente ao prazo desse retorno, pois ele pode demorar para chegar e então o investimento não ser compensatório.
O Opex, diferente do Capex não representa um investimento, e por isso pode ser deduzido do imposto. Como no caso de alugar uma máquina ao invés de comprá-la.
Sendo assim, o valor total pago pelo aluguel de um equipamento é um gasto operacional, afinal, ele é incluído no funcionamento diário do negócio.
A vantagem de poder deduzir toda a despesa é a redução do imposto sobre a renda que incide sobre o lucro líquido. Entretanto, a dedução de impostos não é a única consideração a se fazer.
Afinal, uma empresa pode querer aumentar os seus proventos e valor contábil, podendo realizar despesa de capital e deduzir somente uma pequena porção como gasto.
Para escolher entre o Opex e Capex é preciso reconhecer e adequar os gastos da empresa baseados em um conhecimento mais aprofundado.
Muitas organizações possuem acesso mais limitados a financiamentos e por isso optam por alugar um maquinário. Além disso, essa também é uma alternativa para empresas com pouco caixa.
Já empresas mais bem estruturadas, com mais caixa e acesso a financiamentos podem optar pelo Capex como forma de aumentar o seu valor contábil e consequentemente o preço das suas ações na B3.
Foi possível entender a diferença entre Capex e Opex?
Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.