ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Amortização

Amortização é o pagamento da dívida com um cronograma de pagamento fixo em prestações regulares ao longo de um período de tempo, por exemplo, com uma hipoteca ou um empréstimo de carro. Também se refere à dispersão de despesas de capital para ativos intangíveis por um período específico (geralmente durante a vida útil do ativo) para fins contábeis e tributários.

A amortização é semelhante à depreciação, que é usada para ativos tangíveis, e ao esgotamento, que é usado para recursos naturais. Quando as empresas amortizam despesas, ajuda a atrelar o custo do ativo com as receitas que gera. Por exemplo, se uma empresa compra uma resma de papel, ela baixa o custo no ano da compra e geralmente usa todo o papel no mesmo ano. Por outro lado, com um grande ativo, o negócio obtém as recompensas da despesa por anos, por isso, baixa a despesa de forma incremental ao longo de vários anos.

Veja também Amortização Acelerada