Investidores que aplicam dinheiro na Bolsa de Valores devem declarar os tributos mensalmente para a Receita Federal e correm o risco de pagar imposto de renda. O cálculo, apesar de complicado, pode ser feito de maneira automática por meio da calculadora de Imposto de Renda da Bússola do Investidor. Ficar em dia com a receita é mais fácil do que parece:  

Vantagens da Calculadora de Imposto de Renda em Ações 

A calculadora de Imposto de Renda da Bússola do Investidor permite ao acionista que acompanhe as oscilações de mercado em tempo real, cadastre corretoras ilimitadamente e ainda emita DARFs diretamente na plataforma. A ferramenta disponibiliza também mais de 30 indicadores disponíveis para realizar análises e rastrear tendências.    

1) Primeiros passos para usar a Calculadora de IR

O primeiro passo para usar a calculadora de imposto de renda é cadastrar uma conta e completar o cadastro. É importante também preencher os prejuízos acumulados no cadastro. A seguir, o usuário pode migrar para o teste grátis. Durante 7 dias, o investidor tem acesso a todas as funções da calculadora e da plataforma gráfica. A ativação acontece clicando em “Meu Plano” no canto superior direito da tela, conforme o vídeo abaixo.

Pronto! Agora a Calculadora de IR já proporciona todas as funcionalidades ao acionista. 

2) Cadastrando as operações

Para começar a utilizar a plataforma, o investidor precisa cadastrar uma corretora. É essencial que o acionista preencha o ISS (Imposto sobre Serviços) e a Corretagem Fixa por Operação. 

Depois disso, é só cadastrar manualmente as operações realizadas (ou pretendidas, em caso de simulação) ou importar uma nota de corretagem. 

3) Informando outros eventos

A Calculadora permite que o usuário cadastre desdobramentos e agrupamentos dos títulos, conforme tutorial. Além disso, caso haja troca de código de ativos, o acionista deve alterar o código dos papéis. É possível também calcular os dividendos obtidos, de acordo com vídeo.  

4) Calculando imposto de renda em ações 

A calculadora de imposto de renda gera relatórios para pagar impostos de renda variável e fundos imobiliários. 

Para declarar o imposto de renda , a calculadora também auxilia no relatório anual. 

A Black Friday vem aí para os usuários que queiram aproveitar as vantagens oferecidas pela calculadora. As novidades serão divulgadas na próxima semana nas mídias sociais da Bússola do Investidor e no site.