Desenvolvidos em diversas categorias, os aplicativos dominaram o cotidiano do brasileiro e hoje em dia é impensável fazer qualquer coisa sem eles. Com os apps, é possível se conectar com os amigos e familiares, fazer exercícios físicos, jogar jogos online e até controlar hábitos de sono. É claro que o setor financeiro não poderia ficar de fora, não é? Confira os melhores aplicativos financeiros para baixar em 2020 e transformar sua vida financeira. 

A importância de organizar as finanças 

Se você já sabe a importância de ter um planejamento financeiro, parabéns! Mas saiba que essa não é a realidade da maioria. De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 58% dos brasileiros admitem não dedicar tempo ao controle financeiro e, segundo pesquisa realizada em 2019 pelo SPC Brasil e CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), apenas 9% consegue pagar as despesas de início de ano. Ou seja, grande parte dos brasileiros ainda não consegue se organizar financeiramente e está perdendo diariamente oportunidades para investir e transformar sua vida financeira. Se esse é o seu caso, não se preocupe! O primeiro passo, que é ler esse texto, já foi dado. 

Vantagens de fazer um planejamento financeiro

Se organizar financeiramente permite que você tome as melhores atitudes para sair das dívidas, realizar seus sonhos e enriquecer. Algumas das vantagens de realizar um planejamento financeiro são: 

  • Identificar os principais gastos
  • Entender para onde está indo seu dinheiro (os pequenos gastos podem não ser tão pequenos mais ao final do mês!)
  • Planejar o pagamento de dívidas
  • Ganhar autoconhecimento e entender seu perfil de investidor
  • Tomar decisões mais assertivas na hora de investir e realizar seus sonhos mais rapidamente

Por que usar aplicativos financeiros? 

Mas os aplicativos não existem apenas para te auxiliar no seu planejamento – existem diversas categorias de aplicativos financeiros. Com eles, você pode estudar os melhores investimentos, se informar sobre o mercado e acompanhar seus ativos em tempo real. O melhor: tudo isso na palma da sua mão, com alcance rápido e de maneira prática. Se em 2020 você quer ferramentas e aplicativos realmente úteis para sua vida financeira, continue lendo este artigo. 

Leia também: Os melhores aplicativos para Day Trade

Leia também: Como começar a investir em ações

Organização financeira 

Você já sabe a importância de se organizar financeiramente e está decidido a começar. Ótimo! O que não faltam são opções de aplicativos financeiros para realizar seu planejamento, seja ele anual, mensal ou semanal. 

  1. Guiabolso

Disponível para Android e iOS, o Guiabolso é um dos aplicativos mais populares do mercado. A fama não é por acaso: com design intuitivo, o app sincroniza com a sua conta bancária e lança os dados automaticamente. Depois, cataloga os gastos por categorias, o que lhe permite ver exatamente onde está o gargalo de sua carteira. O aplicativo ainda calcula como anda a sua saúde financeira, lhe dando pontos extras por objetivos cumpridos. 

  1. Mobilis 

O aplicativo, recomendado pela Googlepermite criar planejamentos mensais e ganhar pontos Multiplus ao usar. A versão paga (R$79,90 ao ano ou R$14,90 ao mês) permite ao usuário importar dados automaticamente, cadastrar mais de uma conta e criar filtros. A versão gratuita, porém, supre as necessidades básicas. Disponível para Android e iOS. 

Informação 

Se você quer transformar sua vida financeira em 2020, não basta só organizar suas finanças mensalmente. Procure aprender um pouco sobre o mercado todos os dias – só assim você conseguirá evoluir cada vez mais e não cair em ciladas. Alguns aplicativos financeiros podem te ajudar nessa tarefa. 

  1. Bloomberg 

O famoso portal Bloomberg tem também uma versão em app para que o usuário acompanhe informações atualizadas sobre o mercado financeiro, cotações de moedas, commodities, entre outros. Você pode também cadastrar alertas para receber informações de categorias específicas do seu interesse. Disponível para Android e iOS. 

  1. Finimize 

O slogan do portal Finimize é “Make finance a breeze”. A ideia do portal é que assuntos financeiros não precisam ser complicados – o tema pode ser acessível e leve para a população em geral. O aplicativo oferece conteúdos e insights em texto e em áudio para facilitar a sua jornada pelo mercado financeiro. Disponível por enquanto, apenas para iOS. 

  1. Investing

O aplicativo da Investing.com permite acompanhamento em tempo real de notícias e movimentações financeiras realizadas em mais de 70 bolsas ao redor do mundo. É ideal para quem tem interesse em acompanhar mercados sem tanta visibilidade internacional. Disponível para Android e iOS. 

  1. Instagram

Surpreso(a)? Sim, o Instagram pode ser uma ótima ferramenta para aprender mais sobre mercado financeiro. A rede social abriga diversos perfis com excelentes conteúdos sobre finanças. Assim, entre uma rolada de feed e outra, você pode aprender mais sobre o mercado e ainda ativar as notificações de perfis que lhe agradem para receber em primeira mão os novos posts. O perfil da Bússola do Investidor, por exemplo, está sempre atualizado com informações sobre o mercado e conteúdos educativos para você. Já seguiu? 

 

Investimentos 

Já organizou suas finanças pessoais e se informou sobre o mercado? Próximo passo: começar a investir! Quem já investe, sabe que hoje em dia investir não é mais tão complicado como era antigamente. Afinal, é possível acompanhar os ativos pelo celular e negociar ações por aplicativos das intermediárias financeiras (corretoras, por exemplo). Se você está em dúvida de qual corretora escolher, a Bússola do Investidor tem a ferramenta ideal para você: o Guia de Corretoras  lista as corretoras disponíveis hoje no mercado e te permite compará-las. 

 

  1. Tesouro Direto

O aplicativo do Tesouro Direto, lançado em 2016, permite aos usuários que façam suas transações de investimento e resgate diretamente no smartphone. Quem investe em renda fixa pode usar e escolher uma das opções de aplicação. Disponível apenas para Android. 

  1. TradingView

Essa é para os Day Traders! Se você precisa de alguma ferramenta que te permita acompanhar as cotações da Bolsa de Valores em tempo real, com gráficos e informações atualizadas, achou! O TradingView funciona ainda como uma rede social para investidores – discuta estratégias com outros traders e aprimore seus investimentos! Disponível para iOS e Android.  

  1. PicPay

O PicPay não é exatamente um aplicativo de investimentos, e sim de pagamentos. Com ele é possível fazer transferências gratuitas e fazer pagamentos em estabelecimentos credenciados. A novidade é que ele pode render cashback, que rende 100% do CDI. Disponível para iOS e Android. 

Conclusão

Seja você um investidor iniciante, avançado ou mesmo se você ainda não investe, os aplicativos financeiros podem te ajudar a transformar sua vida financeira em 2020. Escolha os melhores para seus objetivos com a ajuda da nossa lista e comece já. Conta para gente, você já usou algum desses? O que achou? Deixamos algum de fora que você acha que merece o posto?