Você já conhece o aplicativo Meu Imposto de Renda desenvolvido pela Receita Federal?
Esse aplicativo, destinado aos declarantes do Imposto de Renda, permite a declaração de IR pelo celular ou tablet, e pode ser uma grande praticidade para você.
O download gratuito pode ser feito aqui.
O aplicativo “Meu Imposto de Renda” é compatível com os sistemas iOS e Android.
Abaixo te explicamos melhor como declarar seu Imposto de Renda através dele.
Índice
Através do aplicativo “Meu Imposto de Renda” você pode:
Ao abrir o seu aplicativo, você vai se ver de cara com um menu simples e intuitivo. Para ter acesso às diversas funcionalidades, você só tem que completar o seu cadastro com sua data de nascimento e CPF.
Abaixo explicamos a função de cada ferramenta para você entender melhor:
É aqui onde você pode verificar pendências da sua declaração.
Você também pode verificar a situação de débitos relacionados ao IRPF e gerar o DARF para pagamento. Caso queira ser avisado sobre o processamento da declaração, é só marcar interesse.
O primeiro acesso no celular precisa ser autorizado por você mesmo no computador.
Você consegue fazer isso através do atendimento virtual da Receita Federal, o Portal e-CAC, através dos seguintes passos:
Você consegue autorizar seu celular a acessar informações de mais de um CPF. Porém, em cada consulta você precisa informar a palavra-chave cadastrada com aquele CPF e para aquele dispositivo.
Lembre-se: sua palavra-chave está ligada ao seu CPF e você só consegue acessar com ela.
Aqui você encontra um resumo do Perguntão IRPF.
O Perguntão é a junção de perguntas relacionadas à apresentação da declaração IRPF. O download do documento completo ou acesso integral ao conteúdo é apenas pelo site da Receita Federal, mas pelo aplicativo você já consegue sanar diversas dúvidas.
Quer ajudar a Receita Federal a manter o aplicativo cada vez mais atualizado e eficiente? É por aqui.
Você consegue avaliar cada um dos serviços oferecidos separadamente. São dois parâmetros de avaliação: usabilidade e conteúdo. Você pode fazer comentários e também informar seu e-mail. Depois, basta enviar a avaliação pelo próprio aplicativo.
Chegamos à parte mais importante: a declaração do IRPF. É na seção “Meu Imposto de Renda” que você consegue, de fato, preencher seu Imposto de Renda.
Depois que a tela carregar, você vai precisar digitar o seu CPF e sua data de nascimento para continuar. Se você ainda não tiver criado uma palavra-chave atrelada ao seu CPF, você também vai precisar criar uma antes de prosseguir.
Vai aparecer um menu com com todas as suas declarações a partir de 2014. Ao selecionar a declaração do ano atual, você consegue inicia-la do zero e também importar a declaração do ano anterior.
Para isso, basta seguir as instruções da seção “Declaração IRPF em dispositivos móveis” (orientações). Você encontra elas em “Importando informações do ano anterior”.
Ao iniciar o processo de declaração, você vai se deparar com um novo menu com seis opções. São elas:
O próprio aplicativo salva automaticamente a medida que você preenche sua declaração.
Você também consegue ver um resumo da sua declaração quando ela estiver preenchida e entregá-la através de um menu lateral.
O aplicativo ainda possui limitações.
Ele não permite o preenchimento de declarações de saída definitiva do país, apenas declarações de ajuste anual.
Além disso, ele ainda não pode ser utilizado por todos os contribuintes. Por exemplo:
Ou seja, o Meu Imposto de Renda ainda não é para os investidores. Mas a ideia é que futuramente o aplicativo fique cada vez mais completo.
Para saber mais sobre o Imposto de Renda em operações da bolsa, recomendamos que você clique aqui.
Ainda que tenha suas limitações, o aplicativo de Imposto de Renda oferece uma alternativa prática e rápida para a grande maioria dos brasileiros.
Nós, do Bússola do Investidor ,vamos ficar de olho e manter você informado sobre as próximas atualizações do aplicativo!
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.