As 7 Boas Ações Que Pagam Dividendos Com Frequência

Por |2018-08-29T09:39:16+00:0029 de agosto de 2018|

Ações que pagam dividendos são uma ótima alternativa para quem quer fugir dos altos e baixos da bolsa de valores e ter uma renda passiva. No entanto, encontrar quais são as ações que devem fazer parte do seleto grupo que compõe sua carteira de investimentos não é tarefa fácil.

Neste texto vou compartilhar com você 7 empresas que têm um bom histórico de pagamentos aos seus acionistas, e com boas perspectivas de continuar assim.

Antes de começar, vale fazer três observações:

#1 É o Yield é que mede a rentabilidade do investimento

Se encararmos ações pagadoras de dividendos como empresas que já não tem potencial de valorização futura e que todo o retorno do seu investimento virá na forma de dividendos, podemos pensar que elas são quase como um título de renda fixa sem data de vencimento.

#2 A periodicidade durante o ano não é importante

Se uma empresa paga dividendos mensais ou anuais não importa. O que realmente importa é o valor recebido em dividendos ao longo do ano sobre o valor da ação. Esse valor é também conhecido como yield.

#3 A constância ao longo dos anos é importante

Uma empresa que pagou bons dividendos este ano pode não pagar nada ano que vem. Portanto, preste atenção no histórico de pagamento ao longo dos últimos anos.

Agora que você já entendeu estes pontos, vamos ver quais ações estão bem cotadas para sua carteira:

 

 

1# Banco Itaú (ITUB4)

Com bom histórico de pagador de dividendos, pagando aproximadamente 1/3 de seu lucro líquido, com frequência trimestral ao longo do ano, desde 2011.

Além disso, por questões estruturais da economia, a setor bancário no Brasil mostra altos níveis de lucratividade, independente dos altos e baixos da economia brasileira.

Não é exagero dizer que atualmente o Itaú é um dos maiores blue chips da bolsa de valores brasileira.

Evolução do Dividend Yield da ITUB4 (com projeções):

dividendos itub4

Fonte: BTG Pactual

2# Banco do Brasil

Também do setor bancário porém com uma grande diferença em relação ao Itaú, o Banco do Brasil é uma estatal. E com isso vem todas as vantagens e desvantagens desta empresa.

No entanto, do ponto de vista de pagamento de dividendos, o Banco do Brasil é sempre uma excelente opção, tanto em seu histórico de pagamentos quanto em seu yield.

Isso porque os dividendos pagos pelo Banco do Brasil sempre são necessários para ajudar o governo a fechar suas próprias contas. É muito improvável que os dividendos pagos pelo BB sejam interrompidos, ou até mesmo reduzidos.

ações que pagam dividendos

Fonte: BTG Pactual

3# Ambev

Outra empresa gigante, com um bom histórico de pagamentos e boa geração de caixa. Atuante no setor de bens de consumo não cíclicos, atualmente é um dos destaques da bolsa de valores brasileira.

A empresa tem uma boa política de pagamento de dividendos e é provável que siga o compromisso de manter a distribuição em torno dos 7%.

dividendos ambev

Fonte: BTG Pactual

4# Natura

A Natura, atuante no setor de bens de consumo, possui um bom histórico de distribuição de seus lucros, além de manter um Yield relativamente elevado.

A empresa tem distribuído em torno de 100% do seu lucro líquido nos últimos anos, e este política deve ser mantida nos anos que estão por vir.

dividendos natu3

Fonte: BTG Pactual

5# Ecorodovias

A operadora de rodovias consegue uma receita recorrente praticamente constante, oriunda do pagamento de pedágios das rodovias que administra.

Ao longo dos próximos anos com a redução de seu plano de investimentos, a distribuição dos lucro tente a aumentar.

Com um bom yield médio nos últimos anos (superior a 6%) a empresa tende a distribuir em torno de 100% de seu lucro líquido.

ecorodovias dividendos

Fonte: BTG Pactual

6# Cetip

A Cetip deve ser considerada mais pelo seu yield constante (em torno de 4,5%) e pela sua capacidade de gerar uma receita recorrente do que pela magnitude da % dos lucros distribuídos.

É uma empresa sólida que atualmente praticamente não possui concorrência direta no setor que atua (liquidação de trasações financeiras).

cetip dividendos

Fonte: BTG Pactual

7# BM&F Bovespa

A bolsa de valores brasileira, que também tem suas próprias ações negociadas, tem mantido um bom histórico de distribuição de lucros aos seus acionistas.

Com a perspectiva de que seu yield aumente um pouco nos próximos anos, acaba tornando-se uma boa opção a ser considerada.

dividendos bvmf3

Fonte: BTG Pactual

Agora que já conhece mais sobre dividendos, já sabe como viver de investimentos, certo? Não?

Então confira esse post onde falamos sobre isso: É possível viver de investimentos?

 

 

Veja também