Análise Técnica é um recurso muito importante para quem investe na Bolsa e, por isso, ela é tão recorrente por aqui. Observar gráficos para prever a movimentação de preços é uma maneira do investidor entender o mercado e tomar decisões mais conscientes.
Ao utilizar a Análise Técnica para operar é possível identificar tendências, consolidações, suportes, resistências e diversos tipos de sinais gráficos de maneira simples. Quer saber como usar isso a seu favor?
Fique atento às dicas abaixo para encontrar boas oportunidades e melhorar a performance nos trades.
Índice
Saber onde existe um suporte e uma resistência é algo fundamental para qualquer trader, seja ele iniciante ou profissional. Olhar as regiões de suporte e resistência é útil para você não levar stops que podem ser evitados ou efetuar realizações parciais e até mesmo comprar ou vender mais ativos após o rompimento daquela região.
Veja aqui um artigo completo sobre suporte e resistência.
Grandes candles podem significar importantes mudanças no mercado. Eles podem apontar uma reversão de tendência ou uma grande força no mercado. Veja um exemplo no gráfico abaixo:
Podemos ver que o preço deixou uma figura conhecida como Martelo no gráfico, o que resultou em uma reversão de tendência, trazendo o preço para cima.
Veja aqui um artigo completo sobre o candle martelo.
Os pequenos candles deixam claro que não há uma grande força no mercado. Mas, uma grande consolidação pode ter como resultado uma grande explosão de preços, sendo ela para cima ou para baixo.
Podemos ver na imagem acima que os preços ficaram dentro de uma região de resistência e uma região de suporte, sem perder o suporte e tentando romper a resistência, até que então a força compradora foi maior que a força vendedora e os preços saíram dessa região, iniciando uma nova tendência.
Assim como os grandes candles, é muito importante olhar para os candles que deixam uma grande sombra, essa sombra pode ser resultado de uma grande força, volume, reversão e até mesmo deixar um Candle de Martelo ou uma estrela cadente. Você poderá encontrar um candle Martelo em um fundo, logo após uma queda dos preços, o Martelo poderá ser um indicativo de uma reversão de tendência e iniciar uma tendência de alta após uma queda dos preços. A estrela cadente é encontrada em topos, deixada no alto de uma tendência altista e indicando uma reversão na tendência, provocando a queda dos preços.
Martelo de Alta:
Estrela cadente:
Operações contra a tendência podem ter bons resultados, mas se a tendência é de alta por que vender e se expor na direção contrária? É muito comum entre traders experientes operações contrárias em uma correção, mas é um risco alto que nem sempre vale a pena correr.
As tendências são fáceis de identificar. Uma tendência de alta pode ser vista com fundos ascendentes e topos descendentes. Já uma tendência de baixa pode ser vista como topos descendentes e fundos ascendentes. Resumindo, uma tendência de alta tem sempre um fundo maior mais alto que outro; enquanto isso, a tendência de baixa tem um topo mais baixo que o outro.
Assim como a identificação de uma tendência através dos fundos e topos, você poderá utilizar as linhas de tendência para encontrar as tendências e reversões. As linhas de tendência são traçadas a partir de fundos e topos ascendentes ou descendentes.
Se quiser se aprofundar, confira tudo sobre as linhas de tendência de alta e sobre as linhas de tendência de baixa.
Assim como qualquer padrão da Análise Técnica, os triângulos são padrões que não podemos deixar de lado. Em alguns casos os triângulos podem resultar na saída de consolidações dos preços, trazendo assim novas tendências e movimentos. Os triângulos são formados a partir de linhas de suporte e resistência com linhas diagonais.
Leia mais sobre os triângulos ascendentes e os triângulos descendentes.
Além destas, conhece alguma dica importante para usar bem a Análise Técnica?
Deixe seu comentário e teste estes conhecimentos na prática acessando a plataforma gráfica Bússola do Investidor!
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.