Aprenda a como tirar proveito com esse padrão gráfico.
O triângulo descendente nada mais é que uma formação que ocorre durante uma tendência de baixa como uma continuidade da tendência e na maioria dos casos em momentos de consolidação. Em alguns casos o triângulo indica uma saída de consolidação dos preços, dando um alerta de compra ou venda. O rompimento do triângulo traz ao investidor boas oportunidades e na maioria das operações trazendo uma maior segurança.
O triângulo é formado a partir do desenho de duas linhas de tendência que conecta os topos descendentes e o suporte. Entendemos que durante a formação os preços não fazem topos mais altos que os anteriores ou fundos mais baixos que os anteriores e em um certo momento rompem o estreitamento do triângulo trazendo força e um novo movimento dos preços.
A projeção do alvo pode ser calculada ligando o a linha de suporte ao início da linha de baixa, calculando assim o tamanho da projeção. Em algumas ocasiões, você pode optar por realizações parciais ao longo do trade, na tentativa de diminuir a exposição e tentar obter um lucro além do projetado.
+10%
Você pode perceber que nesta operação (PETR4, Gráfico Diário em Fevereiro de 2015) seria possível trabalhar com realizações parciais. Entretanto a realização parcial é uma decisão do investidor que pode variar de acordo com a sua vontade e disponibilidade para assumir novos riscos, no entanto existe a possibilidade de “devolver” o ganho, caso o investidor não possua uma disciplina.
Resultado: aproximadamente +10% de ganho.
Quantidade de pregões até o alvo: 6 pregões.
Risco: Baixo.
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.