Tesouro Direto é com certeza “o investimento do momento” e você provavelmente já deve saber disso. Sua grande fama é um reflexo do equilíbrio dos pilares centrais de um investimento que ele pode proporcionar.
Obviamente, como qualquer outra aplicação, é necessário um estudo, planejamento e definir uma estratégia antes de investir nele. Não tendo esses pontos bem claros, é muito fácil se prejudicar nesse mercado. Aplicações financeiras não podem ser feitas por impulso, mas sim por raciocínio lógico.
Entretanto, não há dúvida de que ele é altamente competitivo no mercado e muito chamativo. É até possível dizer que ele é uma das melhores formas de se começar a investir.
Para comprovar isso, vamos conversar sobre os 5 benefícios que somente o Tesouro Direto pode te proporcionar.
Entenda conceitos
Antes de qualquer coisa, vamos entender alguns pontos importantes:
Traduzindo: ao comprar um Título Público pela plataforma do Tesouro Direto, você está ajudando o Governo a pagar suas dívidas. Como retribuição, você recebe no vencimento do título o valor investido mais um rendimento.
Esse rendimento pode variar, dependendo do título adquirido e da instituição financeira escolhida. Cada título possui um índice diferente como referência e cada instituição possui uma Taxa de Manutenção cobrada.
Agora, vamos aos principais benefícios do Tesouro Direto.
Índice
Os títulos públicos são totalmente garantidos pelo Tesouro Nacional, ou seja, pelo Governo Federal. Isso faz dele a aplicação mais segura que o mercado pode oferecer.
Além disso, é possível mudar a instituição financeira que você utiliza como intermédio para aplicações e sem colocar em risco sua aplicação.
Esse atributo é possível porque os títulos públicos são registrados em seu nome, não da instituição financeira intermediária.
Sendo assim, o título não fica armazenado no sistema da instituição financeira, e sim no ambiente da BM&FBOVESPA. O seu título está apenas sendo “cuidado” pela instituição escolhida. E como as negociações são realizadas no ambiente da BM&FBOVESPA, as corretoras são auditadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Essa autarquia governamental reforça a segurança, diminuindo risco de fraudes. Caso você encontre algum problema, eventualidade ou benefício que te faça mudar de instituição financeira, não tenha medo e faça a mudança como desejar. Seu direito está garantido!
R$ 30,00 é tudo o que você precisa para vincular um título do Tesouro Direto à sua carteira de investimentos. Esse valor é bem menor que o de costume em Fundos de Investimento.
Como também se trata de um investimento fácil, você não precisa ser um(a) megainvestidor(a) experiente ou um(a) multimilionário(a) para começar.
Qualquer pessoa com CPF – ou seja, Pessoa Física – que possua uma conta aberta em uma instituição financeira habilitada pela CVM pode investir no Tesouro Direto. Simples, rápido e prático!
Investir no Tesouro Direto é a coisa mais fácil que existe!
Primeiro: porque a maioria dos bancos varejos – que são os mais conhecidos e usados – já possuem suas próprias corretoras. Portanto, são habilitados para aplicações no Tesouro Direto. Além deles, existem diversas corretoras independentes que também são habilitadas para essa operação e podem lhe assessorar muito bem.
Essas instituições gigantescas do mercado financeiro permitem diversas operações online. Isso é bom porque todas as transações de compra e venda dos papéis podem ser feitas pela internet.
Algumas corretoras, inclusive, aceitam a transferência de recursos via boleto bancário. Essa opção é mais indicada para títulos de curto prazo. Dessa maneira, o custo com o investimento é reduzido, evitando gastos com DOC e TED para aplicação e resgate dos títulos.
Já sabemos que para negociar um Título Público, é necessário ter um cadastro em uma corretora. O que vai diferenciar uma corretora de outra é o custo da sua Taxa de Manutenção de seus investimentos.
A taxa das instituições financeiras geralmente varia de 0% a 2% ao ano e é independente do valor investido.
Juntamente com a Taxa de Manutenção, há a Taxa de Custódia da BMF&BOVESPA de 0,3% ao ano. Essa taxa, por sua vez, é referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos;
Escolhendo a instituição financeira mais adequada para você, com certeza conseguirá um ótimo custo benefício sobre seus títulos.
Como dito logo no começo do artigo, o Tesouro Direto proporciona um ótimo equilíbrio dentre os investimentos que conhecemos.
Obviamente, os Títulos Públicos não conseguem um ganho de rentabilidade tão alto como ações na Bolsa de Valores. E também não tem uma ótima liquidez como a Poupança.
Porém ele consegue equalizar os 3 pontos principais que todos procuram:
Agora você entende o porquê do Tesouro Direto ser o investimento mais procurado do momento, não é? Se quiser saber mais, tem também esse Guia Completo sobre Tesouro Direto.
Mas não se esqueçam: é preciso ter muito bem alinhado o seu Perfil de Investidor. Sua carteira de investimentos é muito importante e seus objetivos e estratégias devem ser seguidos rigorosamente.
Qualquer dúvida ou sugestão, não deixe de comentar, está bem? Bons investimentos!
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.