Você sabe o que é um topo duplo? Aprenda e obtenha um bom resultado em seus investimentos.
O topo duplo nada mais é que uma figura onde é possível perceber a formação de dois topos consecutivos e um fundo entre os topos , formando-se um “M”. Entretanto, o topo duplo sempre ocorrerá em uma tendência de alta e sua confirmação vem após a perda do fundo anterior, entre os dois topos.
Embora possa haver variações, o topo duplo geralmente marca uma mudança intermediária ou de longo prazo na tendência. Topos duplos podem marcar e dar inicio a longas tendências de baixa, se confirmados graficamente.
Os topos duplos são formados quando uma tendência de alta define um novo movimento nos preços, onde o movimento descendente encontra apoio, o que impede uma possível nova alta dos preços. Ao encontrar uma dupla resistência o mercado pode encontrar força para um movimento de baixa. O padrão é confirmado após a perda do suporte, encontrado no meio dos dois topos, formando-se o “M”.
Os topos podem ocorrer na mesma faixa de preço, ou em suas proximidades. Na imagem acima, é possível perceber a formação de uma figura “M”, que caracterizou o topo duplo, saindo de uma grande tendência de alta para dar início a uma forte tendência de baixa. A venda poderia ter sido executada após a confirmação, que veio depois do rompimento do suporte (fundo entre os dois topos).
A projeção pode ser feita com base entre a linha de suporte e a linha de resistência. Para calcularmos o alvo da operação, medimos a distância entre a linha de suporte e a linha de resistência.
Para calcularmos a projeção do alvo, podemos analisar a formação do “M” e repetir o tamanho.
Os resultados são excelentes. No exemplo deste post eles foi de aproximadamente +10,61% de ganho em 11 pregões.
Ativo: GFSA3 Tempo Gráfico: Diário
Alvo = +10,61% Pregões= 11
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.