Rate of Change (ROC, ou Taxa de Variação)

Por |2018-08-31T15:27:41+00:0030 de agosto de 2018|

Um dos indicadores de Análise Técnica mais utilizado pelos analistas, o Rate of Change, ou Taxa de Variação, é um indicador de simples compreensão e utilização.

Ele é um indicador da família dos osciladores (veja, por exemplo, o Oscilador Estocástico), concebido para avaliar a taxa de variação dos preços de um determinado ativo.

O ROC é utilizado para comparar a variação de preços de um ativo comparando hoje com n períodos atrás.

O indicador forma uma série de valores que flutuam acima e abaixo do zero, indicando divergência e zonas de sobrecompra e sobrevenda.

 

Utilizando o ROC no gráfico do ativo NATU3

 

Descrição Matemática do Indicador

A Taxa de Variação é calculada de acordo com a seguinte fórmula:

Taxa de Variaçãoi = (Preço de Fechamentoi – Preço de Fechamentoi-n) / Preço de Fechamentoi-n

Interpretando o Rate of Change (ROC) – Taxa de Variação

Como citado anteriormente, o ROC indica a variação percentual do preço de um ativo em um determinado período. Assim, em geral, os preços de um ativo estarão em alta enquanto o ROC estiver em valores positivos.

Além disso, vale lembrar que os preços devem estar em queda quando o ROC está em patamares negativos.

Não há limite para o preço de um ativo, e, portanto, não há um limite superior para o ROC (a ação pode continuar se valorizando continuamente).

Por outro lado, há sim um limite inferior para o ROC, já que os ativos não podem ter “preço negativo” com uma perda de valor superior à 100% (passando a valer zero).

Uma maneira de utilizar o ROC é configurar diferentes períodos para análise.

Imaginando que temos aproximadamente 250 dias com pregão aberto por ano, podemos utilizar um ROC de 250 dias (um ano), um de 125 (6 meses), um de 63 (um trimestre) e um de 21 (um mês).

Plotando os quatro ROC em um mesmo gráfico, é possível identificar alterações de tendência com os ROC de mais curto prazo e a força e duração destas tendências nos ROC de maior prazo.

 

ROC rate of change – taxa de variação

 

Como observado no gráfico acima (do ativo PETR4), é possível configurar um indicador mais de uma vez, com diferentes parâmetros na Plataforma de Análise Técnica do Bússola do Investidor.

No início da tendência de baixa assinalada no gráfico, o ROC do período mais curto foi para o campo negativo enquanto os ROC mais longos ainda estavam positivos.

Com queda nos preços, até os ROC mais longo foram para o campo negativo.

O mesmo ocorreu quando houve uma reversão e o ROC mais curto passou para valores positivos enquanto que os outros ainda estavam negativos.

Isso foi uma indicação de que uma reversão de tendência iria ocorrer. Com a elevação contínua dos preços, o ROC com os outros períodos também ficou positivo.

Além disso, o ROC pode ser utilizado para indicar regiões de sobrecompra e sobrevenda em meio a tendências de alta ou de baixa. Assim, é possível identificar bons momentos de compra ou de venda dentro de tendência maiores e obter ganhos.

Observe no gráfico abaixo, da GGBR4, como em meio a tendência de alta na qual estava o papel, quando o ROC de 20 períodos atingiu picos, a ação tinha atingido regiões de sobrecompra, tendo uma pequena correção de preços em meio a tendência de alta.

 

ROC rate of change – taxa de variação

Conclusões

O ROC, ou Taxa de Variação é um oscilador muito usado que mede a velocidade na qual os preços de um ativo estão aumentando ou decrescendo.

Um aumento no ROC significa que o preço da ação está em alta, enquanto que um decréscimo do ROC significa que o ativo esta perdendo valor.

No entanto, um analista cuidadoso deve utilizar o ROC em conjunto com outros indicadores de Análise Técnica e também utilizar o ROC com diferentes períodos, já que basear-se apenas no ROC de um período pode trazer sinais incorretos.

Não se esqueça de testar seus conhecimentos e iniciar agora mesmo suas análises.

Acesse a Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor e utilize o ROC com o número de períodos que desejar.

Bons investimentos!

Veja também