Você sabe o que é um fundo duplo? Saiba como tirar proveito.
O fundo duplo nada mais é que uma figura onde é possível perceber a formação de dois fundos consecutivos e um topo entre os fundos, formando-se um “W”. Entretanto, o fundo duplo sempre ocorrerá em uma tendência de baixa e sua confirmação vem após o rompimento do topo anterior, entre os dois fundos.
Embora possa haver variações, o fundo duplo geralmente marca uma mudança intermediaria ou de longo prazo na tendência. Fundos duplos podem marcar e dar inicio a longas tendências de alta, se confirmados graficamente.
Os fundos duplos são formados quando uma tendência de baixa define um novo movimento nos preços, onde o movimento descendente encontra apoio, o que impede uma possível nova queda dos preços. Ao encontrar suporte, o mercado encontra uma segurança para uma nova alta. O padrão é confirmado após o rompimento da resistência, encontrada no meio dos dois fundos, formando-se o “W”.
Os fundos podem ocorrer na mesma faixa de preço, ou em suas proximidades. Na imagem acima, é possível perceber a formação de uma figura “W”, que caracterizou o fundo duplo, saindo de uma grande tendência de baixa para dar início a uma forte tendência de alta. Os investidores que efetuaram a compra após a confirmação e depois do rompimento da resistência (topo entre os dois fundos) sentiram um frio na barriga com a correção do preço. Porém, logo a tendência de alta ganhou força, com fundos ascendentes e a formação da forte tendência de alta.
A projeção pode ser feita acima com base entre a distância do fundo e da resistência. Entendemos que o preço tende a buscar uma próxima resistência, ou a anterior. Para os mais audaciosos, pode-se realizar também uma saída parcial e projetar demais alvos nas próximas resistências, o que pode vir a aumentar o risco/exposição. Tudo varia de acordo com o perfil do investidor, riscos que podemos assumir e objetivos em determinada operação.
Para calcularmos a projeção do alvo, podemos analisar a formação do “W” e repetir o tamanho.
Os resultados são excelentes. No exemplo deste post eles foram direto para o preço da projeção, resultando em um uma alta de aproximadamente +12%.
1° alvo = +12.3% 2° alvo= +22.6%
Uma atitude comum entre investidores é a antecipação da entrada. Ao perceberem um fundo duplo ainda sem uma confirmação, muitos investidores optam por entrar na operação (e não aguardar a confirmação). Em alguns casos, é possível acertar, entretanto o risco é absurdamente maior, já que não há uma confirmação da figura. A grande dica é esperar a confirmação, seja ela de uma figura, padrão ou indicador. Uma coisa é clara, antecipar a sua entrada resulta em aumentar o seu risco e sua exposição. Vale a pena?
Veja a imagem abaixo do que poderia ter ocorrido, na percepção de um investidor que acreditou em um fundo duplo sem confirmação.
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.
2 Comments
Parabéns pelo artigo. Gosto do mercado de ações, e investir na bolsa e conhecer outras formas de investimentos é importante para diversificar e não apostar tudo em um só negócio. Um forte abraço.
Obrigado, Max!
Abraço.