Como funciona o indicador de Análise Técnica Índice de Canal de Commodities ou Comoddity Channel Index (CCI)?
O CCI é um oscilador da Análise Técnica, originalmente introduzido pelo pesquisador Donald Lambert, em artigo publicado em 1980 na revista Commodities.
Desde sua introdução, o Índice de Canal de Commodities – CCI – é uma ferramenta popular para os analistas identificarem tendência cíclicas não apenas ao operar commodities, mas também outros ativos, como moedas e ações.
Após ler esse artigo você vai aprender a usar e configurar o CCI na Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor.
Observe no gráfico abaixo a utilização do Índice de Canal de Commodities na NATU3.
Descrição matemática do Índice de Canal de Commodities (CCI )
CCI = Preço Típico –MMSi (Preço Típico) / 0,015 * Desvio-Médio
Em que:
- Preço Típico = média aritmética simples dos preços máximo, médio e mínimo do ativo
- Desvio-Médio = é o desvio médio do Preço Típico em relação à média (é o Desvio Padrão)
- MMSi = Média móvel simples de i períodos do Preço Típico
- Usa-se odivisor 0,015 para garantir que o CCI se situe entre -100 e +100 na maioria das leituras e assim facilitar a análise
Lambert recomendou a utilização do CCI para um terço de um ciclo completo. Ou seja, em um ciclo de 30 observado em um ativo, o ideal é configurar o CCI para 10 períodos.
Interpretando o Índice de Canal de Commodities (CCI )
Conforme citado anteriormente, o CCI é um oscilador que pode ser usado para identificar tendências cíclicas e definir níveis sobrecomprado e sobrevendidos de mercado.
O CCI realiza esse tipo de análise medindo o desvio dos preços em relação à uma média móvel, de maneira semelhante às Bandas de Bollinger.
Assim, leituras muito positivas desse indicador indicam que os preços estão bem acima de sua média, que é uma demonstração de força do ativo.
E Leituras baixas indicam que os preços estão bem abaixo da média, que é uma demonstração de fraqueza do ativo.
Como citado anteriormente, na grande maioria dos casos, o CCI varia entre -100 e + 100. Valores acima ou abaixo desses pontos para o indicador denotam força ou fraqueza pouco usual do ativo em análise.
Observe na análise abaixo, utilizando o CCI de 20 perídos no gráfico BBDC3, o CCI vai de um valor baixo (-105) para um alto (165,65) em apenas cinco pregões.
A partir daí, a ação entrou em trajetória de alta, enquanto que o CCI se manteve em níveis elevados por um mês.
Alguns analistas também gostam de utilizar o CCI como um indicador de que determinada ação atingiu uma região sobrecomprada ou sobrevendida.
Esse tipo de utilização para o Índice de Canal de Commodities pode trazer erros, já que ele é um oscilador, e sua escala não tem limites.
Assim, é complicado dizer exatamente qual é a região sobrecomprada ou sobrevendida.
Alguns analistas gostam de dizer que quando o CCI passa a marca dos +100 (as vezes é necessário usar o +200), o ativo está sobrecomprado.
De forma análoga, quando o ativo atinge um CCI de -100 (ou -200), estaria sobrevendido.
Gostaríamos de ressaltar que esse tipo de utilização do CCI depende também da volatilidade do ativo. Portanto, tomem cuidado ao usá-lo com esse fim.
No gráfico abaixo, do ativo CYRE3, pode-se observar como após atingir CCI bem altos em pregões quase que consecutivos, a ação inicia uma trajetória consistente de queda.
Índice de canal de commodites CCI
O Índice de Canal de Commodities também pode ser usado para identificar divergências, quando o momento da ação não confirma o preço ao qual ela está sendo negociada.
Uma divergência de alta ocorre quando o preço da ação atinge um novo mínimo e o CCI um mínimo maior.
De forma semelhante, quando a ação atinge um novo máximo, mas o CCI atinge um máximo menor, isso pode ser uma indicação de que o preço da ação irá passar por uma reversão e cair.
Observe no gráfico da AMBV4 abaixo, como a divergência de alta ocorre enquanto a ação está testando novas mínimas e a divergência de baixa ocorre quando a ação está testando novas altas.
Em ambos os casos o movimento seguinte confirmou a indicação do CCI.
Conclusões
O Índice de Canal de Commodities (CCI) é um ferramente poderosa.
Um oscilador de fácil compreensão e utilização, ele pode ser usado para identificar tendências cíclicas de ativos, para identificar divergências e também para determinar níveis de sobrecompra ou sobrevenda.
No entanto, é importante qual a natureza do ativo (tipo de ativo, volatilidade, etc) para configurar o indicador adequadamente.
Além disso, como de costume, é importante usar o CCI em conjunto com outros indicadores de análise técnica, como por exemplo o On Balance Volume (OBV).
Através da Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor, você consegue fazer o setup com o número de indicadores que desejar e configurar o Íncide de Canal de Commodities como quiser.
Acesse e faça as suas análises agora!
Bons investimentos!