Índice de Canal de Commodities (CCI)

Por |2018-12-03T14:07:35+00:0031 de agosto de 2018|

Como funciona o indicador de Análise Técnica Índice de Canal de Commodities ou Comoddity Channel Index (CCI)?

O CCI é um oscilador da Análise Técnica, originalmente introduzido pelo pesquisador Donald Lambert, em artigo publicado em 1980 na revista Commodities.

Desde sua introdução, o Índice de Canal de Commodities – CCI – é uma ferramenta popular para os analistas identificarem tendência cíclicas não apenas ao operar commodities, mas também outros ativos, como moedas e ações.

Após ler esse artigo você vai aprender a usar e configurar o CCI na Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor.

Observe no gráfico abaixo a utilização do Índice de Canal de Commodities na NATU3.

 

bússola CCI

 

Descrição matemática do Índice de Canal de Commodities (CCI )

CCI = Preço Típico –MMSi (Preço Típico) / 0,015 * Desvio-Médio

Em que:

  • Preço Típico = média aritmética simples dos preços máximo, médio e mínimo do ativo
  • Desvio-Médio = é o desvio médio do Preço Típico em relação à média (é o Desvio Padrão)
  • MMSi = Média móvel simples de i períodos do Preço Típico
  • Usa-se odivisor 0,015 para garantir que o CCI se situe entre -100 e +100 na maioria das leituras e assim facilitar a análise

Lambert recomendou a utilização do CCI para um terço de um ciclo completo. Ou seja, em um ciclo de 30 observado em um ativo, o ideal é configurar o CCI para 10 períodos.

Interpretando o Índice de Canal de Commodities (CCI )

Conforme citado anteriormente, o CCI é um oscilador que pode ser usado para identificar tendências cíclicas e definir níveis sobrecomprado e sobrevendidos de mercado.

O CCI realiza esse tipo de análise medindo o desvio dos preços em relação à uma média móvel, de maneira semelhante às Bandas de Bollinger.

Assim, leituras muito positivas desse indicador indicam que os preços estão bem acima de sua média, que é uma demonstração de força do ativo.

E Leituras baixas indicam que os preços estão bem abaixo da média, que é uma demonstração de fraqueza do ativo.

Como citado anteriormente, na grande maioria dos casos, o CCI varia entre -100 e + 100. Valores acima ou abaixo desses pontos para o indicador denotam força ou fraqueza pouco usual do ativo em análise.

Observe na análise abaixo, utilizando o CCI de 20 perídos no gráfico BBDC3, o CCI vai de um valor baixo (-105) para um alto (165,65) em apenas cinco pregões.

A partir daí, a ação entrou em trajetória de alta, enquanto que o CCI se manteve em níveis elevados por um mês.

 

CCI Bússola do Investidor

 

Alguns analistas também gostam de utilizar o CCI como um indicador de que determinada ação atingiu uma região sobrecomprada ou sobrevendida.

Esse tipo de utilização para o Índice de Canal de Commodities pode trazer erros, já que ele é um oscilador, e sua escala não tem limites.

Assim, é complicado dizer exatamente qual é a região sobrecomprada ou sobrevendida.

Alguns analistas gostam de dizer que quando o CCI passa a marca dos +100 (as vezes é necessário usar o +200), o ativo está sobrecomprado.

De forma análoga, quando o ativo atinge um CCI de -100 (ou -200), estaria sobrevendido.

Gostaríamos de ressaltar que esse tipo de utilização do CCI depende também da volatilidade do ativo. Portanto, tomem cuidado ao usá-lo com esse fim.

No gráfico abaixo, do ativo CYRE3, pode-se observar como após atingir CCI bem altos em pregões quase que consecutivos, a ação inicia uma trajetória consistente de queda.

 

Índice de canal de commodites CCI

 

Índice de canal de commodites CCI

O Índice de Canal de Commodities também pode ser usado para identificar divergências, quando o momento da ação não confirma o preço ao qual ela está sendo negociada.

Uma divergência de alta ocorre quando o preço da ação atinge um novo mínimo e o CCI um mínimo maior.

De forma semelhante, quando a ação atinge um novo máximo, mas o CCI atinge um máximo menor, isso pode ser uma indicação de que o preço da ação irá passar por uma reversão e cair.

Observe no gráfico da AMBV4 abaixo, como a divergência de alta ocorre enquanto a ação está testando novas mínimas e a divergência de baixa ocorre quando a ação está testando novas altas.

Em ambos os casos o movimento seguinte confirmou a indicação do CCI.

 

índice de canal de commodities cci bússola do investidor

 

Conclusões

O Índice de Canal de Commodities (CCI) é um ferramente poderosa.

Um oscilador de fácil compreensão e utilização, ele pode ser usado para identificar tendências cíclicas de ativos, para identificar divergências e também para determinar níveis de sobrecompra ou sobrevenda.

No entanto, é importante qual a natureza do ativo (tipo de ativo, volatilidade, etc) para configurar o indicador adequadamente.

Além disso, como de costume, é importante usar o CCI em conjunto com outros indicadores de análise técnica, como por exemplo o On Balance Volume (OBV).

Através da Plataforma de Análise Gráfica do Bússola do Investidor, você consegue fazer o setup com o número de indicadores que desejar e configurar o Íncide de Canal de Commodities como quiser.

Acesse e faça as suas análises agora!

Bons investimentos!

Veja também