Os fundos imobiliários têm crescido bastante nos últimos anos, já que oferecem uma ótima rentabilidade, além de outras vantagens que você não encontra em outros investimentos. Para quem já investe, mas ainda não apostou ainda no FII, conhecer suas vantagens é uma iniciativa fundamental para dar o primeiro passo e começar a lucrar mais!

E para auxiliar nesse processo, abaixo separamos as 10 principais vantagens do fundo imobiliário para você conhecer e começar a investir!

 

1. Aplicação baixa

A primeira vantagem dos fundos imobiliários são a sua baixa aplicação, sendo uma vantagem ótima para quem está iniciando no mercado.  O interessante disso é que comprar um apartamento por um preço baixo é quase impossível, principalmente se tratando de uma localização boa.  Mas, através dos fundos imobiliários, você consegue comprar uma fração por R$100. Assim sendo um valor baixo e que trará um bom retorno depois.

 

2. Isento de imposto de renda

Dentre as vantagens do fundo imobiliário, a principal é sem dúvidas a isenção do imposto de renda. Toda vez que você aposta em um investimento, você acaba tendo que pagar uma taxa, o que não acontece no FII.

Porém, o que algumas pessoas ainda não sabem, é que para ser isento do imposto de renda, você precisa se enquadrar a algumas regras. Só é isento ao imposto pessoas físicas que possuem menos que 10% do total de cotas em apenas um fundo, o produto deve ser listado na bolsa de valores,  e ter ao menos 50 cotistas.

Mesmo com essas condições, não deixa de ser uma boa vantagem por acabar diminuindo as taxas e aumentando o lucro.

 

3. Ótima liquidez

Analisar a liquidez de um investimento é um passo importante, e a próxima vantagem dos fundos imobiliários é referente a isso. Embora os fundos imobiliários sejam fechados e assim não trazem a possibilidade de resgate, eles são bem parecidos com ações, já que você consegue vendê-los através da bolsa. Então, caso você queira se desfazer do seu fundo, você pode facilmente vendê-lo, e assim ter acesso ao seu dinheiro.

 

4. Possui gestão profissional

Conseguir encontrar o melhor imóvel para investir é complicado, afinal, ninguém quer investir em um imóvel que não trará tanto retorno. O interessante sobre os fundos imobiliários é que eles possuem profissionais para te auxiliar nesse processo.

Os gestores estudam o mercado e te oferecem um bom imóvel para você investir, reduzindo os riscos e trazendo mais oportunidades.

 

5.Possui uma boa possibilidade de troca

Os fundos imobiliários podem ser vendidos e trocados, sendo uma ótima oportunidade para os investidores.

Ou seja, você tem a possibilidade de ganhar mais e ter ótimas possibilidades de negócio, já que você consegue fazer negócios com outros compradores e assim ter um ganho muito melhor.

 

6. Possibilidade de diversificação

Ter uma carteira de investimento diversificada é uma vantagem, e através dos fundos imobiliários você consegue fazer isso facilmente. Isso acontece porque você apostar em vários fundos sem precisar de muito dinheiro,  complementando desta forma a sua carteira com fundos que podem trazer rentabilidades diferentes, e assim mantendo-a em equilíbrio.

Além disso, ter uma carteira diversificada também auxilia na redução de riscos, já que se por acaso você perder em um determinado fundo, ele pode ser compensado em outro que esteja em um cenário melhor.

 

7. Sem muitas burocracias

Quando você vai fazer um investimento, dependendo de qual for, você acaba tendo algumas burocracias a serem seguidas, só que o fundo imobiliário conta com profissionais, e por isto você não irá precisar se preocupar algumas situações.

 

8. Alternativa de investir em imobiliárias de grande valor

Existem alguns imóveis que possuem mais valor no mercado do que os outros, possuindo rentabilidades melhores. E o mais interessante disso é que você consegue investir sem ter muito dinheiro. A partir disso, pessoas físicas podem comprar imóveis de alto valor e receber uma boa rentabilidade com ele.

 

9. Proteção contra inflação

Outra vantagem dos fundos imobiliários é a proteção contra a inflação, já que eles contam com um indexador que auxilia no processo de crescimento do seu indexador. Sendo assim, o seu fundo passa a ser preservado e garante mais valor no mercado.

 

10. Possui uma ótima rentabilidade

Analisar a rentabilidade de um investimento é outro passo importante e, dentre os tipos de investimentos no mercado, o LCI possui uma rentabilidade ótima, principalmente para projetos de médio e longo prazo. Então para quem deseja chegar em um determinado valor mais rápido e com mais segurança, os fundos imobiliários são uma ótima alternativa.

11. É um investimento acessível

Pensar na possibilidade de comprar um shopping, um hotel, ou qualquer outro imóvel, é algo distante da realidade da maioria das pessoas. Neste quesito, através dos fundos imobiliários tem-se a possibilidade de aquisição de uma parcela de um negócio por um preço baixo. Logo, você consegue ganhar dinheiro sem precisar pegar dinheiro emprestado ou passar por vários processos burocráticos.

Comente abaixo o que você acha desse tipo de investimento!

 

Leituras extras: