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Follow-on: entenda o que é, e como funciona

Suno (Parceiro BDI)
fevereiro 14, 2022

Uma empresa pode emitir papéis na Bolsa de Valores de duas formas: através de uma oferta primária de ações (IPO) ou de uma oferta subsequente de ações, conhecida como follow-on.

Desta forma, o follow-on pode representar uma importante oportunidade para uma empresa que precisa aumentar o seu capital e já fez uma oferta primária na Bolsa de Valores.

Índice

  • O que é o follow-on?
  • Qual a diferença entre follow-on e IPO?
  • Como acontece a oferta subsequente de ações?
  • Oferta Primária de Ações
  • Oferta Secundária de Ações
  • Quais são as maneiras de se fazer um follow-on?

O que é o follow-on?

Follow-on é um termo conhecido no mercado financeiro como oferta subsequente de ações. 

Ele diz respeito a um processo de emissão de ações por empresas que já possuem capital aberto.

Além disso, ele também pode fazer referência a quando um acionista relevante de uma determinada companhia decide ofertar os seus papéis no mercado.

De certo modo, é um processo no qual uma empresa retorna a bolsa de valores para ofertar mais papéis.

 Por isso, é preciso não confundir follow-on com IPO.

Qual a diferença entre follow-on e IPO?

Enquanto o follow-on é uma oferta subsequente de ações, o IPO é uma oferta primária. 

Sendo assim, um IPO acontece quando uma empresa está abrindo o seu capital pela primeira vez na Bolsa de Valores.

Se quiser saber mais sobre IPOs, assista ao vídeo abaixo, publicado originalmente no Canal da Bússola do Investidor no YouTube:

Quando essa empresa já realizou um IPO, mas está querendo colocar mais ações no mercado, então ela faz uma oferta subsequente de ações, conhecida como follow-on.

Além disso, o direito de aquisição também pode ser diferente entre o follow-on e o IPO. 

Afinal, como o IPO é uma oferta pública de ações, ele é disponibilizado para todas as pessoas que desejam adquirir esses papéis.

Já o follow-on pode ser estruturado para que apenas um determinado grupo possa aderir à oferta. 

Esse caso é chamado de follow-on com oferta restrita.

Como acontece a oferta subsequente de ações?

A oferta subsequente de ações, ou follow-on, pode ser feita através de uma oferta primária ou então por meio de uma oferta secundária. 

É preciso entender essa diferença, portanto, vamos fazer um parêntese para que você entenda o que são essas ofertas. Veja:

Oferta Primária de Ações

No caso da oferta primária, a empresa é quem se responsabiliza pela própria emissão das ações no mercado a um determinado preço.

Para definir o preço da ação antes da oferta, é feito um processo chamado de bookbuilding no qual avalia-se a demanda dos investidores para estabelecer o preço definitivo da oferta subsequente.

Após finalizar a oferta, a empresa amplia o seu capital social e sua base de acionistas, e os recursos captados vão diretamente para o caixa da empresa podendo ser usado para diversas finalidades.

Oferta Secundária de Ações

A oferta secundária de ações é quando um acionista relevante da empresa decide colocar os seus papéis à venda no mercado para outros investidores.

Como essas ações já existem, o capital social da empresa não sofre nenhuma alteração, pois as ações estão apenas trocando de mãos. 

Portanto, o dinheiro vai para o acionista.

Por ser um grande volume de papéis negociado de uma só vez, a oferta secundária pode distorcer o preço das ações, uma vez que haverá maior oferta que procura.

Quais são as maneiras de se fazer um follow-on?

Basicamente existem duas formas de fazer um follow-on: 

  1. por meio de uma oferta pública; ou
  2. através de uma oferta restrita de ações.

No caso da oferta pública, ela é destinada a todos investidores e funciona como uma espécie de IPO. 

Para isso, a operação tem que ser registrada e submetida ao trâmite burocrático junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como determina a Instrução CVM 400.

Na CVM 400 está listada a maneira como a empresa precisa emitir o comunicado ao mercado com todas as informações sobre a oferta como:

  • Tipo de ação ofertada;
  • Número de ações;
  • Preço inicial das ações;
  • Objetivo da emissão;
  • Bancos coordenadores da oferta.

Já o follow-on de oferta restrita é mais rápido e menos burocrático, dispensando, inclusive, o registro na CVM. 

Ele é voltado para investidores qualificados, como são fundos de investimentos ou pessoas físicas e jurídicas com carteira superior a R$ 1 milhão.

Embora seja menos burocrática, a oferta restrita também precisa seguir algumas regras, sendo que ela não pode ser oferecida para mais de 75 investidores, dos quais apenas 50 podem adquirir os papéis.

Foi possível entender o que é o follow-on? 

Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe essa matéria com seus amigos nas suas redes sociais.


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