Jogos de Tabuleiro Sobre Educação Financeira

Por |2018-09-19T13:36:14+00:004 de dezembro de 2017|

Com o Natal chegando, os jogos de tabuleiro sobre educação financeira são ótimas opções para você presentear o seu filho. Você já jogou algum jogo de tabuleiro com seu filho ou filha? Se ainda não jogou, está perdendo uma excelente oportunidade.

Existem diversos estudos e pesquisas indicando que os jogos de tabuleiro são excelentes para aprendizado. Isto porque eles trabalham de uma forma lúdica as situações do dia a dia.

Além do que, nos ensinam também sobre questões como ganhar e perder. Fora a questão do contexto social, da brincadeira em grupo. Por isso que nós do Graninha Kids acreditamos que os jogos de tabuleiro são uma excelente ferramenta de aprendizado e convívio social.

Tornando-se um momento único para você, junto da sua família e seus filhos, ensinar aspectos importantes sobre o dinheiro. Então a gente queria deixar aqui algumas dicas de jogos de tabuleiro sobre educação financeira. São jogos que a gente costuma realmente brincar com os nossos filhos.

Jogos de tabuleiro sobre educação financeira

Separamos quatro opções de jogos, sendo três nacionais e um importado. Caso você tenha algum jogo que não está listado aqui e que você jogue com sua criança, escreve para a gente nos comentários. Assim podemos analisar e trocar algumas ideias sobre outras opções de jogos.

Monopoly

O primeiro jogo é o Monopoly ou Banco Imobiliário como também é chamado. O Monopoly é um dos jogos de tabuleiro mais antigos. Sua história remonta o início do século passado (mil novecentos e pouco). Ou seja, é um jogo que já está no mercado há décadas.

Basicamente ele consiste na compra e venda de propriedades. Ele custa em torno de sessenta a setenta reais e tem várias versões. Desde a versão mais simples, que é o jogo clássico, até as versões mais modernas, com cartão de crédito ou digital. No Brasil se vende o jogo com os dois nomes, tanto Monopoly  quanto Banco Imobiliário. Mas são exatamente os mesmos jogos. Não tem diferença entre eles não.

Esse jogo é bem interessante porque ensina a compra e venda de propriedade. E também ensina para criança que a localização do imóvel é muito importante. Tudo com o intuito de conseguir ganhar uma renda a partir da sua propriedade.

É um jogo que vale muito a pena brincar com seu filho ou filha. Principalmente, para você mostrar para eles que os imóveis são uma excelente fonte de investimento. E, também, porque acaba virando uma aula verdadeira aula de geografia juntamente com matemática.

O Monopoly é fabricado pela Hasbro, uma das maiores fábricas de brinquedos do mundo. E é um jogo que a gente indica bastante.

Jogo da Mesada

O segundo jogo de tabuleiro sobre educação financeira que vamos analisar nesse artigo é o Jogo da Mesada. Inclusive já fizemos uma análise mais detalhada desse jogo, por isso não é objetivo desse artigo entrar nos detalhes. Mas se você quiser clica aqui que a gente já fez um artigo completo sobre esse jogo.

O Jogo da mesada é da Estrela e custa em torno de R$50,00 a R$ 60,00. Esse jogo ensina muito a questão sobre pagamentos e recebimentos. Basicamente você recebe a mesada e depois tem as suas obrigações para pagar ou receber.

Ele ensina também sobre as dívidas. Você pode pegar empréstimos durante o jogo. Uma pessoa é responsável por anotar e fazer o controle das dívidas. Depois que contraiu a dívida tem que ser feito o pagamento. É interessante pois já ensina um pouco sobre juros, de uma forma bem simples. E também ensina um pouco sobre empreendedorismo. Isso porque o jogo dá a opção de você comprar um negócio e depois vendê-lo por um preço mais caro.

É um jogo que a gente recomenda também, apesar de termos feito algumas ressalva sobre o jogo em nosso artigo detalhado. Mas pode conferir, pois é um jogo que nos auxilia a ensinar nossas crianças a lidar com dinheiro desde cedo.

Administrando o seu dinheiro

A terceira opção também é nacional. É o jogo Administrando o seu dinheiro, fabricado pela editora Pais e Filhos. Esse jogo está na faixa de trinta a cinquenta reais.

Entre os quatros jogos que estamos apresentado, o jogo Administrando o seu dinheiro é o mais simples. O jogo é uma grande aula de matemática, é bem didático e simples de jogar. Na verdade você vai fazendo pagamentos e tendo recebimentos.

É um jogo que não tem muita estratégia envolvida, conforme analisamos no artigo Jogo de tabuleiro: Administrando o seu dinheiro. Mas também acreditamos ser um jogo válido. Principalmente se você estiver procurando algo mais centralizado nas operações matemáticas. Ele fala um pouco também sobre dívidas.

Cash-flow

A quarta e última opção é um jogo importado chamado Cash-flow. Esse jogo é do Robert Kiyosaki que é o autor do livro “Pai Rico Pai Pobre”. Inclusive é um livro que nós recomendamos muito que você leia, caso ainda não o tenha feito. Esse livro é para quem quer melhorar seu aprendizado sobre finanças pessoais. Sua empresa, a Rich Dad, desenvolveu o jogo Cash-flow. Esse jogo existe na versão de tabuleiro, tanto para adultos quanto para crianças. E existe também uma versão digital.

É um jogo que você não encontra à venda aqui no Brasil. Por isso, você tem que importá-lo ou jogar a sua versão digital.

É um jogo muito interessante. Seu objetivo principal é ensinar sobre liberdade financeira. O jogo tem uma parte denominada “Corrida dos Ratos”. É um conceito básico do autor, mas vou explicar para quem ainda não leu o livro do Robert Kiyosaki. Fazendo uma analogia com a vida de um adulto é quando a pessoa trabalha apenas para pagar as contas. O tempo vai passando, ela vai trabalhando e pagando contas, vai trabalhando e pagando contas…

Desta forma, o objetivo do jogo é te ensinar que o principal é construir uma renda passiva, proveniente dos seus investimentos, para cobrir as suas despesas. Ou seja, a renda passiva deve ser capaz de pagar as contas para aquele estilo de vida em que você vive. A partir daí você estará livre, você terá liberdade financeira para curtir os grandes prazeres e as boas coisas da vida.

Além de retornar para a sociedade parte dos seus ganhos na forma de criação de emprego, doações, entre outras coisas.

É um jogo fantástico que eu recomendo bastante. Não conheço uma versão em português do Cash-flow. Então você tem que ter um certo domínio de inglês para conseguir jogar. Mas vale muito a pena analisar essa opção de jogo de tabuleiro sobre educação financeira.

Veja também