Muito conhecidos me perguntam onde investir seu dinheiro, e minha resposta sempre a mesma: depende. Isso por que é preciso primeiro saber o que você vai querer fazer aquele dinheiro, sendo preciso acompanhar e entender cada tipo de investimento antes de diversificar seus investimentos.
No atual cenário econômico, realmente ficou muito complicado de dar sugestões de investimentos, a Bolsa de Valores segue uma trajetória muito volátil e as grandes e tradicionais empresas do mercado, como Petrobras, Vale etc. exibem tendências de queda no curto e médio prazo.
Os investidores também perderam os benefícios e facilidades dos tradicionais juros altos no país, hoje em dia a poupança rende menos que a taxa de inflação, dependendo do corte temporal que se fizer. De fato, em 2012, a poupança e a Bolsa de Valores (medida pela pontuação do Índice Bovespa) tiveram o pior desempenho entre os mais tradicionais segmentos de investimento.
Nessa conjuntura de instabilidade e incertezas, o investidor precisa correr atrás de informações e alternativas para diversificar seu portfólio pois como presa a teoria de finanças, diversificar sempre minimiza seus riscos.
.
Você já deve estar se perguntando: mas como montar e gerir sozinho uma carteira de investimentos?
Realmente, essa não é uma tarefa simples e exige tempo. Um bom modo de fazer isso é investindo em Fundos de Investimentos. Existem vários tipos de fundos, cada um compatível a certo perfil de investimento e investidor.
Assim, para alguém mais conservador, há os fundos de investimento em renda fixa, que buscam a rentabilidade da SELIC ou CDI. Há fundos de investimentos em ações, que só investem em ativos selecionados e acompanhados diariamente por analistas especializados. Também existem os fundos de investimento multimercados, que investem em toda a sorte de ativos, desde títulos públicos até ações.
Assim, fica fácil, fazer apenas um investimento e ter acesso a uma carteira diversificada de ativos. Existem até fundos de investimento em ouro, que são ideai para quem quer ter uma reserva de valor para o futuro e proteger seu dinheiro de variações bruscas e crises (para saber mais veja como realizar investimentos em ouro).
Em síntese, aplicando em fundos, basicamente você minimiza seus riscos num ambiente de instabilidade, pois transfere a gestão a analistas competentes e tem acesso a uma carteira diversificada. Por isso, nesta hora de dúvida minha sugestão é a de buscar esse tipo de investimento, mas não se esqueça de estudar como funciona o mercado de fundos e quais são os ativos que cada fundo investe para saber qual a melhor opção para você!
Bons investimentos!
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.
1 Comment
Faltou deixar evidente que este é um post patrocinado, Victor.
Tudo pela transparência!
Nada contra posts patrocinados mas não transformem o Bússola num simples canal de vendas da Órama, como alguns outros blogs estão fazendo!
http://www.ricodinheiro.com.br