CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Ele está entre os títulos de investimento mais populares do mercado emitidos pelas instituições financeiras. Mas você sabe o que é?
A operação acontece da seguinte maneira: o investidor empresta ao banco certa quantia em dinheiro e o banco emite um certificado desse depósito (CDB). Esse certificado representa o compromisso do banco de devolver ao cliente o valor acrescido de juros após um determinado período conforme prazo escolhido pelo investidor.
O CDB é um rendimento de renda fixa. De acordo com o valor negociado de juros a receber, se torna uma aplicação mais rentável que a poupança. A taxa paga nos CDBs pode ser prefixada ou pós-fixada.
Toda aplicação financeira está sujeita a riscos. O importante é procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Geralmente os rendimentos são maiores nas aplicações de maior risco.
O investimento em CDB está entre os mais seguros para os investidores pessoa física. Isso porque ele é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Este fundo garante o valor de até R$ 250 mil por investidor por instituição financeira (emissor) do título.
Isto significa que caso você invista em um CDB de uma instituição que no futuro tenha problemas financeiros e não consiga pagar as dívidas, o FGC irá tepagar até R$ 250 mil. A garantia do FGC traz uma grande segurança para os investidores pessoa física.
Os grandes bancos são geralmente considerados instituições bastante seguras e sólidas. Justamente pelo mercado os considerar mais seguros, a rentabilidade dos CDBs destas instituições tende a ser menor.
Já os bancos menores oferecem CDBs com taxas bastante atrativas. Seja diretamente ao consumidor ou por meio de corretoras de valores.
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.