Porque o Bitcoin 2.0 Vai Transformar o Mundo

Por |2018-07-16T14:14:48+00:0026 de abril de 2015|

Quer saber ainda mais sobre Bitcoin 2.0? Confira nosso especial: O que é Bitcoin?.

Lançada em 2009, a moeda digital Bitcoin 2.0 já mostrou que veio para ficar.

Apesar da ideia de uma moeda digital sem uma autoridade monetária e administração descentralizada parecer revolucionária demais para muitos investidores, o Bitcoin mostrou que conseguiu resolver os principais problemas que outras moedas digitais não conseguiram: a segurança contra fraudes. E isso por meio de sua principal característica: a criptografia.

Entendendo o que é um Bitcoin

bitcoin20Se você ainda não entendeu o que é um Bitcoin, agora finalmente chegou a hora.

Um Bitcoin nada mais é do que um arquivo de computador, como uma imagem ou uma música, porém este arquivo é criptografado.

Ou seja, ele é produzido utilizando uma linguagem em código única, que o torna diferente de qualquer outro Bitcoin em circulação. Diferente de uma nota de R$ 100, que existem muitas iguais, cada Bitcoin é exclusivo.

Porque o Bitcoin 2.0 é diferente?

O Bitcoin 2.0 conseguiu resolver o principal problema enfrentado por qualquer moeda que busca ser unicamente digital: a cópia.

Do mesmo jeito que eu posso encaminhar uma imagem para várias pessoas diferentes por email, o que impediria que eu utilizasse o mesmo Bitcoin para pagar diferentes pessoas?

A resposta que está no centro de tudo isso é o incrível sistema de validação de transações chamado “Blockchain.

Bitcoin_l

Blockchain é uma central que armazena e valida todas as transações realizadas com Bitcoins. Portanto se eu tenho um Bitcoin 2.0 e o utilizo para pagar você. Esta transação fica registrada no Blockchain e agora o Bitcoin 2.0 é cadastrado como sendo de sua propriedade.

Se eu tentar utilizar este mesmo Bitcoin novamente, a validação do Blockchain invalidará a transação porque este Bitcoin já não é mais meu.

Além da validação de propriedade, também é validado o código do Bitcoin para atestar de que se trata de um arquivo original.

Estas soluções fazem com que não seja possível ocorrer uma fraude envolvendo o uso de Bitcoins. Tanto que muitas empresas já estão aceitando receber Bitcoins como pagamento por seus produtos e serviços, empresas como Microsoft, Dell Computer, Virgin Airways e muitas outras.

Como o Bitcoin vai revolucionar o mundo?

Apesar de uma moeda 100% digital e sem um governo por trás já ser algo muito inovador, o que realmente promete causar a verdadeira revolução é justamente a tecnologia de validação criada para o Bitcoin, o sistema Blockchain.

Este sistema é tão eficiente e tão seguro que pode ser utilizado para validar e atentar qualquer outra transação, e não somente Bitcoins.

bitcoin-criptography

Imagine uma empresa que está fazendo seu IPO na bolsa de valores e que atualmente precisa contratar um banco de investimentos para coordenar a venda de suas ações. Se ela tivesse acesso a um sistema de validação como o blockchain, o banco de investimento não seria mais necessário, podendo a empresa fazer a venda direta de suas ações aos investidores sem precisar se preocupar com autenticações, liquidações e outros processos burocráticos. E o custo seria infinitamente menor.

Isso valeria também para registrar e autenticar vendas de imóveis, carros, títulos públicos ou qualquer outra coisa de valor relevante, que faça o registro da venda necessário. Isso eliminaria a necessidade dos cartórios, das assinaturas reconhecidas e inúmeras outras burocracias como advogados e processos jurídicos.

Qualquer transação poderia ser validada com um único clique!

O que torna o sistema blockchain tão seguro?

O que faz com que o blockchain seja tão seguro é justamente as pessoas que estão se dedicando a garimpar novos Bitcoins, por meio da solução de complexos problemas de criptografia. Desse modo, quanto mais Bitcoins são gerados, mais seguro o sistema se torna e maior é o número de validações feitas para cada transação.

Atualmente são tantos computadores simultâneos garimpando novos Bitcoins, que a quantidade de processamento computacional sendo dedicada a criptografar e validar essas informações é maior do que a de qualquer supercomputador no mundo.

Portanto, amigo investidor, vamos torcer para que este sistema continue evoluindo e que no futuro nunca mais tenhamos que precisar de um cartório!

Quer saber ainda mais sobre Bitcoin? Confira nosso especial: O que é Bitcoin?.

Veja também