É incrível como, estando em 2020 (o “futuro”, para quem nasceu antes do ano 2.000), os investidores e mesmo muitos traders não sabem ou não se sentem confortáveis para operar “na venda”, (Short Selling ou Venda a Descoberto).

Deve existir um voto de silêncio no mercado de capitais, a respeito da possibilidade de ganhar dinheiro com a desvalorização dos ativos, pois nunca vemos nenhuma referência a isso nos noticiários da TV, nem mesmo nos meios de comunicação especializados em mercado financeiro.

No entanto, operar na venda é uma prática tão antiga quanto a própria bolsa de valores, e certamente é uma das marcas da atuação dos profissionais.

Aprendendo a operar vendido, você fará parte da elite dos investidores, traders e gestores que compreendem a dupla dinâmica do mercado e conseguem obter resultados tanto nos cenários de alta como nos de baixa.

A crise econômica originada pelo coronavírus derrubou as bolsas mundiais e nos mostrou que, mais do que nunca, é preciso aprender a navegar lucrativamente nos cenários de baixa do mercado.

Vender é fácil

Realmente, operar “vendido” é tão fácil quanto operar “comprado”. Basta você inverter a lógica.

Se para ganhar numa operação de compra você precisa comprar num preço e vender num preço superior, na venda ocorre o contrário: você precisa vender (primeiro) num preço e comprar (depois) num preço inferior.

Eu sei, sua pergunta é: “Como posso vender algo que não tenho?!?”. Na verdade, isso não importa.

Em qualquer trade (negociação) o que importa é a diferença de preço capturada pela compra e venda. Contanto que o preço de compra sempre esteja abaixo do preço de venda (ou que o preço de venda sempre esteja acima do preço de compra), você ganha dinheiro. Não importa o que ocorreu primeiro, a compra ou a venda. Não importa se você vendeu “o que não tinha”. O que importa é que a venda esteja “acima” da compra, ou que a compra esteja “abaixo” da venda. Sempre.

Quando fazemos um investimento, ou um trade de compra, e ele dá retorno positivo, o preço de compra estava abaixo do preço de venda. É o antigo “comprar barato e vender caro”, ou “comprar na baixa e vender na alta”.

Numa operação de venda, o raciocínio é o contrário: precisamos “vender na alta e recomprar na baixa”.

Saber quando vender

Na teoria é fácil lucrar com a venda.

Mas o mercado financeiro tem um viés de longo prazo altista, o chamado upward drift, que caracteriza um retorno positivo nas posições de compra ao longo do tempo. É certo que o mercado tem momentos de queda e de volatilidade, mas operar na venda sem identificar o timing correto pode ser potencialmente perigoso.

Portanto, é preciso saber quando vender, pois numa operação de venda você está apostando contra a maioria dos investidores. Você está indo contra a correnteza, porém, se você estiver certo, a correnteza mudará o curso e todos aqueles investidores que esperavam uma alta do mercado estarão do lado errado da operação.

Como analisar cenários de Queda

Na verdade, analisar um cenário adequado para realizar uma operação de venda não é diferente de planejar uma operação de compra.

Por quê?

Porque no curto prazo os vieses de alta e de baixa são equivalentes.

Quer dizer, apesar de no longo prazo o viés ser notadamente de alta, no curto prazo não existe um viés predominante. As chances do mercado subir são praticamente as mesmas de cair. Isso porque quanto menor a janela de tempo que observamos, maior o ruído contido na série de preços. Em minutos, horas, ou mesmo, dias, as chances de alta são equivalentes às chances de baixa. Isso nos abre a oportunidade de identificar cenários de queda. E de operar vendido.

O que você aprenderá neste e-book

Neste Ebook você aprenderá cinco setups de venda, utilizando a média móvel de 120 minutos.

Apenas cinco setups? Sim. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para gerar uma curva de capital como essa:

Nota alguma coisa na imagem? Ela inicia em 2015. Isso significa que os setups de venda funcionaram mesmo nos momentos de alta do mercado.

Alta e queda fazem parte constante do movimento dos preços na bolsa.

Aprenda a operar na venda e coloque estes setups no seu arsenal de estratégias!

Comprar Ebook

Robotool é uma empresa dedicada a fornecer conteúdo educacional de qualidade superior para traders.


Comprar Ebook

Lorem ipsum dolor sit amet