Andrews Pitchfork na Análise Técnica

Por |2018-06-08T07:58:56+00:008 de julho de 2013|

Andrews Pitchfork é uma das ferramentas de desenho disponíveis em nossa plataforma de análise técnica, muito utilizada para marcar e destacar canais de tendência de alta ou baixa, bem como níveis suportes e resistências.

Diferentemente de outros indicadores técnicos que são fórmulas, já calculadas e desenhadas no gráfico, o Andrews Pitchfork deve ser traçado pelo analista ou investidor.

andrews pitchfork analise tecnica

Como utilizar o Andrews Pitchfork?

A utilização e o entendimento dessa ferramenta é extremamente simples e fácil.

Embora não seja tão conhecido e utilizado como outros recursos (média móvel exponencial por exemplo), o Andrews Picthfork é extremamente útil e fácil de assimilar.

andrews pitchforkEssa ferramenta tem esse nome, pois foi primeiramente elaborada por Alan Andrew, para mapear tendências gráficas através de um mecanismo de linhas paralelas de amplitude constante.

O termo pitchfork vem do inglês e significa tridente, e remete à ferramenta utilizada para colher folhas secas que caem de uma árvore.

Como vemos na imagem a seguir, a configuração em forma de tridente se dá por uma linha central (linha média) e outras duas, uma abaixo e outra acima, equidistantes da linha média.

Quando bem traçados, na análise gráfica do comportamento dos preços de certo ativo financeiro (como uma ação), essas linhas podem denotar suporte e resistência no padrão dos preços, de acordo com os fundamentos da teoria de dow.

andrews pitchfork

Diferentemente de indicadores de momento e tendência, a utilização do Andrew´s Pitchfork não serve para tentar prever matematicamente o que ocorrerá com o movimento dos preços das ações, mas sim para controlar e mapear o padrão de tendência dos preços e identificar possíveis oportunidades de compra e venda.

Identificando tendência de alta ou baixa

Como vimos na imagem acima, com o Andrews Pitchfork temos traçados canais de tendência, para o caso de uma tendência de alta, no exemplo analisamos o Índice Bovespa (IBOV).

O ponto de partida para traçar o tridente vem, portanto, da suposição ou da identificação de uma tendência de alta ou de queda. No exemplo ilustrado neste artigo utilizaremos uma tendência de alta do Ibovespa. Utilizaremos também o gráfico OHLC, mas você pode utilizar qualquer um dos tipos de gráfico para análise.

O reconhecimento da tendência e do padrão de comportamento dos preços será fundamental para traçarmos um Andrews Pitchfork robusto e válido. Assim, o próximo passo será identificar um movimento de alta e um recuo na tendência de alta (eagle), abaixo se destaca esta configuração.

andrews pitchfork analise tecnica

Este comportamento em forma de “N” dos preços sugere que apesar de se estar numa tendência de alta existem movimentos de quedas não muito acentuados, chamados de recuos.

A distância entre o topo e o vale é a amplitude média de variação dos preços para cima e para baixo. Segundo Alan Andrew, 80% dos movimentos dos preços numa mesma tendência ficarão dentro desta amplitude de variação.

Como traçar o Andrews Pitchfork?

A partir daqui passamos para o momento de traçar o Andrews Pitchfork de fato:

  1. Selecione a ferramenta Andrews Pitchforl na sua plataforma
  2. Clique primeiro no ponto inicial que corresponde ao preço mínimo no vale anterior ao topo que se está analisando.
  3. Com o cursor solto vá até o próximo ponto, o topo, e clique aí.
  4. O próximo clique será em cima do ponto mínimo do recuo, ou vale.

Assim você já terá desenhado o tridente, muito fácil e simples!

Depois de traçado é importante observar se os preços não estão “quebrando” a tendência muito facilmente, pois isso diminui o poder de controle da ferramenta. Por isso é interessante considerar uma amplitude média razoavelmente grande.

Na figura a seguir vemos três tridentes traçados para pontos e amplitudes distintas.

andrews pitchfork

Observe como o tridente verde está demasiado estreito, pois considerou uma amplitude média muito pequena, o que o faz perder rapidamente a tendência dos preços. Por outro lado o tridente vermelho abriga melhor as oscilações dos preços o que lhe dá um poder de controle maior.

Após traçado corretamente o Andrews Pitchfork é preciso ficar de olho no comportamento dos preços para identificar oportunidade de compra e venda. Se o preço beirar ou romper a linha de resistência (linha superior) há uma boa indicação de venda, se você tiver efetuado uma compra perto do ponto inicial da análise com o tridente.

Se ainda não estiver comprado, uma boa indicação de compra virá quando os preços beirarem a linha inferior, de suporte.

andrew pitchfrk

Fique atento também para rompimentos muito bruscos no Andrews Pitchfork, eles podem sugerir mudanças estruturais na tendência dos preços, reversões, daí é hora de rever sua estratégia e montar um novo tridente para continuar controlando de maneira segura as margens e canais dos seus investimentos.

Veja também