Pesquisar
Por temas
Análise Fundamentalista Análise Técnica Criptomoedas Day Trade Direction Educação Financeira Entrepreneur Estratégias Avançadas Family Finanças pessoais Imposto de Renda Institucional Investimento Automatizado Life Mercado Financeiro Outros Privacidade e Segurança Productivity Rascunho Renda Fixa Renda Variável Trade Uncategorized-
24 Comments
Diego, v. pode dar um exemplo prático sobre swap de commodities? Obrigado.
Um exemplo seria um grande produtor de cana de açucar que troca o risco da flutuação da commoditie por uma taxa de juros fixa, ou pela flutuação do dólar.
Abraços,
A revista “Institutional Investor”, de abril de 2013, diz que há uma mudança para a “futurização” do mercado de swaps, onde várias trocas oferecem agora contratos de futuros de swaps híbridos como uma alternativa aos swaps “cleared” (limpos, desonerados?). Consegue explicar isso? Existe aqui essa tendência? Aliás, estamos falando de que perfil de agente econômico?
Olá Carlos!
Ainda não estou familiarizado com esta nova tendência no Brasil, porém os swaps são instrumentos financeiros com uma versatilidade tão grande, que é muito comum aparecerem novas categorias constantemente.
Em relação aos agentes econômicos, estamos sempre falando de grandes empresas, bancos e fundos de investimento. Os Swaps não são operações para investidores pessoa física, principalmente pelo volume de dinheiro envolvido e pela maior dificuldade de estruturação.
Abraços,
Muito esclarecedor o artigo, porém fiquei com uma dúvida: como é a formula para o cálculo do swap (ativo em dólar)? Obrigado!
Olá Bruno,
O Swap deve ser dólar com alguma outra contraparte (juros, commodities, outra moeda, etc.).
A ponta ativa em dólar irá receber as variações do dólar e pagar as variações na contraparte. Dependendo das condições do mercado serão exigidos prêmios em alguma dessas pontas.
Portanto a fórmula seria basicamente % = Variação da Contraparte (%) + Eventual Prêmio (%).
Abraços,
Ronam
Muito bacana esse texto!
Estou estudando ‘Introdução à Economia’ e a leitura me esclareceu por completo o significado dos swaps!
Parabéns pelo trabalho!
Obrigado Priscila, que bom que gostou!
Olá DIEGO saiu uma reportagem na uol sobre swap hoje 06/05 .Qual a relação com o aumento do dólar?Poderia me explicar a reportagem.Sou estudante de administração e vou fazer a Cpa10 gostaria dessa informação para entender melhor o Swap.Obrigado Maisa
Oi Maisa,
Não sei qual reportagem você está se referindo, poderia compartilhar o link? Obrigado
Muito boa a explicação Diego, me ajudou bastante. Uma dúvida, aqueles cálculos não fecharam. A taxa de 17% não se multiplicaria diretamente por 21/252? Valeu!
Oi Daniel,
Seria multiplicação caso fossem juros simples. Como são juros compostos é usada a potência, elevando o número a 21/252. Abraços
Diego, a tributação do swap é como renda fixa ou renda variável?
Parabéns Diego. Belo trabalho.
Sou Estatístico e me interesso por Economia até para estar antenada com a economia brasileira.
Agora já sei e entendi o que é SWAP.
Olá Diego tudo bem?
Específicamente sobre transações de swap com dólar feitas através do banco central, como se processa? O banco central vende ou rola os contratos de swap cambial do dólar certo? Como ele tem feito nos últimos meses, agora quem compra estes contratos ganha no vencimento se o dólar subir ou cair? Outra pergunta, quem compra estes contratos de swap e segura, mas vende contratos de dolar na BM&F e o preço sobe ele também ganha?
Gostaria de parabenizar você, muito exclarecedor seu texto e gostaria de saber se você tem algum livro para indicar sobre a contabilidade de swap. Obrigado.
Bom dia.
Existe Swap a Termo?
Se sim como se caracteriza?
Parabéns pelo artigo. Muito bom. Usei em minhas aulas de economia e indiquei o blog para os alunos
Olá, bom dia!
Fiz uma operação 4131 e swap de moedas e juros com a Instituição Financeira, garantindo-me liquidar a operação por CDI + sobretaxa de juros. Fiz também a cessão deste termo de swap ao banco como garantia da operação.. Assim, questiono: ao final, se o passivo do banco for maior que o meu (brusca elevação do Dolar) realizarei a diferença com incidência de impostos?? Ou esta diferença a meu favor estará automaticamente cedida ao banco, sendo também responsabilidade do banco a tributação que venha a incindir sobre o ganho?
Gostaria de saber se uma operação swap e uma operação financeira
Excelente artigo! Creio para os não economistas as premissas dos cálculos, que são distintos, não ficou clara, porque as fórmulas são diferentes se uma taxa é 17% ao ano e outra 10%. Deve haver algo próprio do mercado que não enxergamos, como juro composto explicada acima em outro comentário e para dólar deve ser juro simples?
Excelente artigo! Creio para os não economistas as premissas dos cálculos, que são distintos, não ficou clara. Deve haver algo próprio do mercado que não enxergamos, como juros compostos, explicada acima em outro comentário, e porque para o dólar deve ser juros simples?
Diego, que referencial tem para identificar sinergias ou ausência delas no chamado swap cambil e swap puro?