Aprender a administrar as finanças pessoais é um dos primeiros passos para uma vida financeira mais saudável. Muita gente não faz ideia de quanto ganha ou com o que gasta o salário e a situação pode ficar ainda pior para os endividados. Para quem está começando, se ver envolto em um mar de boletos e dívidas pode ser desesperador.  Mas tudo tem solução: o planejamento financeiro se torna mais fácil com a ajuda de aplicativos para gerenciar os gastos. Todos são gratuitos e há opções para iOS e Android.

Organizze 

 

Usado por mais de meio milhão de pessoas, o Organizze é uma das ferramentas mais completas para gerenciamento de gastos. Permite que o usuário categorize despesas e gerencie cartões de crédito. Além disso, é possível sincronizar os lançamentos com diversas contas bancárias. 

Outra funcionalidade útil do aplicativo são os relatórios de rendimentos, que ajudam no controle de gastos e previsões para o futuro. Os dados do Organizze são salvos na Nuvem, permitindo o acesso por outros dispositivos e pela web e a possibilidade do funcionamento offline. 

Apesar de gratuito, há um plano anual pago que desbloqueia funcionalidades extras como alertas de contas a pagar e definir metas financeiras. Está disponível para iOS e Android.  

GuiaBolso

Eleito em 2014 como melhor startup pela Infoexame, o GuiaBolso apresenta aspectos bem interessantes ao usuário.

O aplicativo é ótimo para quem não tem tempo ou paciência de preencher gastos ou receitas. Após inserir dados do internet banking, o aplicativo lança e categoriza automaticamente todas as informações, receitas e despesas oriundas das contas bancárias cadastradas.

Além disso, o Guia Bolso busca a melhor opção de empréstimos de acordo com o CPF do usuário, indicando o melhor para cada perfil. O aplicativo é gratuito e está disponível para na Apple Store e Google Play. 

Finance

O Finance é um aplicativo com o objetivo de gerenciar gastos. Elabora gráficos com as despesas e receitas, e inclui até 4 moedas: real, dólar, euro e libra. A mais recente inovação é a lista de compras, que possibilita ao usuário planejar compras futuras. 

Além de todas as funcionalidades, o aplicativo conta com um sistema de contas em níveis e subníveis, permitindo gerenciar gastos específicos. Disponível para Apple Store e Google Play. 

Mobilis 

Usado por mais de 5 milhões de pessoas, o Mobilis é avaliado em 4,6 na Apple Store e 4,7 na Google Play. A boa nota é reflexo das funcionalidades do aplicativo, que permite acompanhar os gastos divididos por categoria e acionar lembretes por e-mail.

Com design intuitivo, o aplicativo permite controlar cartões de crédito e sincronizar os dados na nuvem. 

O plano gratuito, entretanto, não cobre todas as possibilidades oferecidas. como acesso na web e lançamentos ilimitados. O plano mensal sai por R$14,90 e o anual sai por R$79,90. 

 

Outra ferramenta útil para gerenciar seus gastos e equilibrar sua vida financeira é o blog da Bússola do Investidor.  Aprenda a investir em renda fixa ou variável e entenda mais sobre o mercado financeiro clicando aqui.