O indicador On Balance Volume (OBV), é extremamente útil para os investidores que utilizam a análise técnica para investir na bolsa de valores. Ele é utilizado para:
– Medir a força da tendência,
– Identificar possíveis reversões
– Sinalizar o surgimento de novas tendências
Sua fórmula relaciona o Volume com o movimento do preço no período, determinando a força da pressão compradora e da pressão vendedora na ação. Veja o que você precisa saber para utiliza-lo em seus investimentos:
Índice
Como sempre, gosto de explicar como o indicador é calculado, pois tenho certeza de que entender isso irá ajudar você a utilizar melhor o On Balance Volume. No entanto, se a matemática não é o seu forte, sugiro que apenas passe o olho nesta parte.
Para medir a pressão compradora e a pressão vendedora em um determinado ativo, o OBV soma o volume negociado nos períodos de alta e subtrai o volume negociado nos períodos de baixa. Isso resulta no Saldo de Volume (nome como é chamado o OBV no Brasil).
O volume negociado em determinado período é somado quando o fechamento é superior a abertura ou subtraído quando o fechamento é menor do que a abertura:
Se ocorreu alta no período (preço fechamento > preço abertura):
Se ocorreu baixa no período (preço fechamento < preço abertura):
Se não houve alterações (preço fechamento = preço abertura)
Veja na figura abaixo o gráfico da PETR4 e como funciona o comportamento do On Balance Volume: quanto maior o Volume, maior é a variação no valor da linha.
O sentido desta variação irá depender se houve alta ou baixa no período:
Em 1963, Joe Granville (criador o OBV) concluiu que as variações no Volume precediam os grandes movimentos no preço.
Resolveu então criar seu próprio indicador para medir esta relação: o OBV. Ele aumenta sempre que o Volume nos períodos de alta ultrapassa o Volume nos dias de baixa e vice versa:
DICA: Note que o importante no Saldo de Volume é sempre o valor relativo e a direção em que ele está se movendo, o valor absoluto não é relevante.
Para utilizar o OBV em suas análises é muito importante que você primeiramente defina a tendência atual do indicador, para então começar a buscar algum dos dois tipos de sinal que podem ser dados:
Vamos entender melhor cada um deste sinais:
Divergências de alta ou baixa entre a linha do preço e a linha OBV sinalizam uma possível reversão na tendência atual.
Uma divergência de baixa ocorre quando os preços movem-se para baixo, enquanto o OBV não acompanha a queda da mesma maneira ou, quando o preço atinge uma nova mínima e o OBV não.
Perceba no gráfico da ITUB4 como a tendência de baixa no preço foi muito mais acentuada do que a tendência de baixa no OBV. Este cenário é um caso onde o investidor deve desconfiar da força da tendência atual e estar preparado para uma reversão, como de fato ocorreu:
DICA: A não divergência do OBV com o preço indica força nos movimentos do preço atual e isso deve ser considerado.
O On Balance Volume pode ser utilizado para confirmar novas tendências por meio de rompimentos de suportes e resistências.
No gráfico da AMBV3 podemos ver um exemplo muito interessante de um sinal de venda, dado pelo OVB:
Período 1: rompimento do suporte pelo OBV, confirmando a tendência de baixa
Período 2: formação de um possível candlestick martelo, que sinaliza possível reversão de alta.
Período 3: candle martelo não foi confirmado, o preço seguiu caindo em linha com o sinal do OBV que a está altura já mostra uma divergência ainda maior.
Outra indicação interessante é que o OBV estabilizou enquanto o preço seguiu caindo. Esta é outra divergência, porém desta vez de alta, de modo que é indicado que a AMBV3 pode reverter essa tendência de baixa em breve.
DICA: Aumentos pontuais no Volume podem alterar o nível deste indicador e são necessários alguns períodos para acomodar esta variação.
Assim como todos os outros indicadores de análise técnica, não é recomendado tomar suas decisões com base somente em um indicador.
Como o nome diz, o OBV é um indicador de Volume e pode ser combinado com indicadores complementares:
Agora que você já aprendeu a teoria que precisa saber para utilizar este indicador, sugiro que ponha estes conhecimentos em prática e ganhe mais confiança antes de tomar decisões pelos sinais do On Balance Volume.
Acesse agora nossa plataforma de análise técnica e encontre os sinais que você acabou de aprender!
Bons investimentos!
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.