Apesar de ainda pouco conhecido na análise técnica do Brasil, o indicador TRIX (ou média móvel exponencial tripla) é um poderoso recurso, reconhecido por muitos investidores como um dos mais poderosos indicadores de análise técnica.
Por isso, é muito importante que você tenha esta ferramenta em seu arsenal como investidor. Aqui vou explicar o que você deve entender para utilizar o TRIX corretamente.
Índice
Como indicador de análise técnica, o TRIX se encaixa tanto na categoria oscilador, que determina mercados em condições de sobre-compra ou sobre-venda, quanto um indicador de momento, que ajuda a determinara a força de uma tendência.
Observe no gráfico da PETR4 como o indicador TRIX se comporta:
Assim como muitos osciladores, o indicador TRIX oscila entorno de zero, e quanto mais distante deste, maior a situação de sobre-compra ou sobre-venda:
Quando usado como indicador de momento, as variações positivas no TRIX indicam que a tendência está ganhando força, enquanto que variações negativas indicam perda de força.
Muitos analistas usam o TRIX como sinal de compra quando ele cruza para cima da linha zero, e como sinal de venda quando cruza para baixo da linha zero.
Além disso, divergências entre o movimento do preço e o do TRIX podem indicar significativas reversões na tendência do mercado.
Quando comparado à outros indicadores, o TRIX possui duas grandes vantagens:
Por meio da suavização da média móvel tripla, o TRIX remove grande parte dos movimentos que podem erroneamente indicar mudanças no ciclo do mercado.
O TRIX compara a barra atual logo com a anterior e suaviza o movimento destas. Quando utilizado como indicador principal, o TRIX funciona melhor junto com outros indicadores para evitar falsos sinais.
Utilizar o TRIX juntamente com uma Média Móvel Exponencial única é uma maneira de melhor determinar a certeza dos sinais de compra e venda emitidos.
Como em geral são utilizados 9 períodos como parâmetro no TRIX, na média móvel exponencial pode-se deixar um valor igual ou um pouco menor. Assim a MME será mais rápida e irá sinalizar:
Momentos de Compra: ao cruzar o TRIX de cima para baixo
Momentos de Venda: ao cruzar o TRIX de baixo para cima
Como sempre, gosto de explicar o cálculo e a fórmula deste indicador, pois isso vai ajudar você a entender seu comportamento e até mesmo eventuais limitações:
Em relação à outros indicadores, o cálculo do TRIX é mais complexo e a evolução da computação foi determinante para seu uso na Análise Técnica. Seu principal parâmetro um número “N” de períodos, ao qual a média móvel tripla é aplicada:
Este processo garante um resultado muito diferente do que uma Média Móvel Exponencial comum, uma vez que nesta última os dias mais recentes têm a maior parte do peso no cálculo. No TRIX, os períodos mais antigos têm influência de modo que o peso é distribuído entre os períodos.
A plataforma gráfica do Bússola do Investidor permite que o TRIX (média móvel tripla) seja aplicado a qualquer um dos ativos e para qualquer período.
Veja como:
1. Acesse a plataforma de análise técnica aqui
2. No campo de busca, digite o ativo que deseja analisar
3. Escolha o a frequência do gráfico (recomendado 1 dia para análise de longo prazo e 1 hora para análise de curto prazo)
4. Clique no botão “Indicadores” e selecione o indicador TRIX
5. Na caixa de configurações escolha quantos períodos serão usados para o cálculo de cada ponto (em geral utiliza-se 9 períodos)
7. Escolha o parâmetro da MME pelo campo “período do sinal” (utilizamos 8 no exemplo, porém é comum utilizar o mesmo valor que o TRIX, no caso 9)
8. Escolha sua preferencia de tipo de gráfico, de como visualizar o TRIX: linha, área ou barras
9. Clique em fechar e o indicador já estará aplicado ao gráfico e pronto para análise!
Ao contrário de muitos indicadores de análise técnica que são antigos, vindos até mesmo da época da Teoria de Dow, o indicador TRIX possui uma abordagem mais moderna.
Foi desenvolvido nos anos 80, pelo americano Jack Hutson, editor de revista “Technical Analysis of Stocks and Commodities”, graças aos avanços da computação.
Este indicador é um grande aliado do investidor que deseja identificar os momentos de compra e venda, independente de curto ou longo prazo. Apesar de ser de cálculo complicado, seu uso é fácil e não oferece grandes dificuldades aos investidores.
E você já conhecia o TRIX? O que achou??
Eu acho que, de uma maneira a minimizar riscos, eu avaliaria assim: papel está em alta? Volume está em alta? Se sim nos dois casos eu consultaria o TRIX com uma MME conforme sugerido. Se sinalizar compra, então entro. O que você acha disso?
Plataforma de cálculo automatizado de imposto de renda para você acompanhar sua carteira de investimentos e atender a todas as regras da Receita Federal.
3 Comments
Olá Diego, o que realmente dá força a uma tendência é o Volume. Acho que de alguma forma o TRIX deveria contemplar o VOlume. O que vc acha ???
Olá Domingos,
Muitos analistas gráficos acham o volume totalmente irrelevante para a tomada de decisões. É uma questão de opinião.
Abraços