Investir em day trade não é para qualquer um. A prática exige um bom controle emocional e um perfil arrojado para lidar com a instabilidade da Bolsa de Valores. Para não perder dinheiro, é importante ter uma estratégia de gerenciamento de riscos em day trade. Não sabe ainda como fazer isso? A Bússola do Investidor te ensina. 

 

O que é day trade?

Operações de day trade são operações rápidas, em que a compra e venda do ativo é realizada no mesmo dia. Para lucrar, o day trader precisa acompanhar as oscilações momentâneas da Bolsa de Valores e procura vender o ativo por um preço maior do que o da compra. A prática oferece a possibilidade de ganhar muito dinheiro e lucrar muito, principalmente a curto prazo, o que atrai e empolga investidores. 

Para investir na modalidade, é essencial que o day trader seja ágil e detalhista, tenha perfil arrojado e saiba bastante sobre o mercado em que pretende operar. Isso é necessário pois a estratégia possui riscos. Tão alta quanto a chance de ganhos é a chance de perdas, e os prejuízos podem assustar. 

Quais são os riscos de investir em day trade?

 

Sem conhecimento e uma estratégia de gerenciamento de riscos apropriada, investir em day trade pode ser uma grande dor de cabeça. É comum que quem está começando se empolgue com grandes lucros iniciais, mas se não houver controle emocional a perda pode ser ainda maior. 

Além disso, é preciso que o day trader tenha algum tempo disponível para acompanhar as oscilações da bolsa e selecionar o melhor momento para venda do ativo ou contar com ajuda tecnológica para isso. 

 

Leia também: 5 mitos das Operações Day Trade

Leia também: Os melhores aplicativos para Day Trade

Como fazer gerenciamento de riscos em day trade

 

Então, como potencializar as chances de lucro e diminuir as chances de prejuízo? Algumas técnicas de gerenciamento de riscos dem day trade podem ser úteis. Acompanhe: 

 

  • Limitar o número de ações simultâneas abertas

A primeira estratégia para gerenciamento de crise em day trade é limitar o número de ações simultâneas abertas. Fazendo isso, o investidor  evita se perder em um grande número de informações a serem analisadas e concentra seus esforços no que pode lhe render mais lucro. 

  • Ter estratégias de trading bem definidas

Por que ter estratégias de trading bem definidas? Fazendo isso, o investidor consegue criar uma rotina de day trade prática e aplicada aos seus objetivos e ainda consegue analisar criticamente se suas estratégias estão dando resultado. 

Para começar a montar uma estratégia, definir indicadores e técnicas de análise é importante. Estudar o ativo em que o setup será aplicado antes de começar é uma maneira de garantir a assertividade da estratégia. 

  • Estudar o mercado

Quem quer investir em day trade tem que estudar o mercado antes de começar. Entender os fatores envolvidos na situação financeira das empresas e acompanhar índices é o ideal para analisar o momento mais propício da venda de determinado ativo. 

  • Entender o cenário macroeconômico

Como é sabido por muitos, a Bolsa de Valores é afetada por muitos coeficientes. Compreender o cenário macroeconômico (tanto o atual quando as projeções para o futuro) pode ser muito estratégico para analisar ativos em particular e o que se espera deles. Buscar informações em sites diferentes e acostumar-se a estudar diariamente são dicas que ajudam a aprimorar a rotina do trader. 

  • Definir stop loss 

Saber a hora de sair do jogo é também uma estratégia para evitar entrar no vermelho. Definir um stop loss, ou seja, um limite de perda, é uma ótima ideia para estacionar o prejuízo. É só programar uma ordem de venda em sua corretora quando o prejuízo chegar a certo valor estipulado previamente. Assim, mesmo que o day trader não esteja acompanhando as oscilações naquele momento, suas ações serão vendidas e o estrago, contido. 

 

Em conclusão, para ser um bom day trader é necessário que o investidor esteja bem informado e seja cauteloso em suas decisões. Na hora de definir sua estratégia, você pode utilizar todas as estratégias acima ou escolher as que melhor se apliquem a seu perfil. O mais importante, contudo, é não se esquecer de buscar aprendizado e ferramentas que facilitem o investimento em day trade. 

 

Para ajudar nisso, a Bússola do Investidor desenvolveu uma  ferramenta útil para gerenciamento de riscos em day trade: o  Guia de Análise Técnica. Com ele, é possível entender como usar os gráficos de análise técnica, como usar os indicadores e aprender tudo sobre a análise grafista. O acesso é grátis, é só clicar aqui.