O mercado fracionário é um espaço ótimo para investidores iniciantes em ações ou para aqueles que possuem pouco dinheiro aplicado e desejam melhorar sua carteira sem muito capital.  No entanto, para quem nunca investiu nesse ambiente, é comum existirem dúvidas sobre ele, principalmente sobre as diferenças entre os dois mercados e seus benefícios.

Se você deseja melhorar a sua carteira com pouco dinheiro e quer aprender como esse mercado funciona, não se preocupe! Preparamos para você um guia completo com todas as informações básicas que você precisa para começar. Vamos lá?

 

1. O que é mercado fracionário?

O mercado fracionário é um tipo de mercado em que você negocia ações sem precisar de um lote mínimo. Quem já investe em ações sabe que quando você compra uma, é necessário comprar um lote de 100, assim exigindo que o investimento mínimo seja alto.

Devido a essa situação, pessoas que não possuem um bom capital disponível não conseguem operar na bolsa de valores, e com isso, passam anos juntando uma quantia, que em alguns casos nunca chega a ser suficiente para aplicar de fato nesse tipo de investimento.  Já no mercado fracionário,  existe a possibilidade de comprar a quantidade de ações que desejada, sendo elas entre 1 a 99, não sendo necessário ter capital para comprar um lote inteiro. 

 

2. Qual a diferença entre os dois mercados?

A principal diferença entre o mercado fracionado e o integral, é que o fracionado é absolutamente independente do integral, então as cotas e a liquidez não estão ligadas.  Além disso, no mercado fracionado, a procura de oferta e compra são totalmente diferentes do integral.

Outro fator a se destacar também é a liquidez no mercado fracionado, que por esse mercado possuir um volume menor, a sua liquidez também é baixa. Devido a isso, esse pode ser um problema para investidores de curto prazo, uma vez que você podem existir dificuldades na venda com urgência.

 

3.Quais são seus benefícios?

Assim como o mercado integral, o fracionado também possui os seus benefícios. Separamos abaixo os principais:

# Possibilidade de melhorar sua carteira de investimento

A primeira vantagem do mercado fracionário é a possibilidade de melhorar sua carteira de investimento possuindo menos capital.

É sempre bom que você tenha uma carteira diversificada, porém, fazer isso no lote integral pode ser inviável para quem não possui tanto dinheiro disponível para investir. Isso porque existem ações que o preço unitário custa R$60, por exemplo, e para comprar o lote, você precisará de R$6.000, além de precisar de mais dinheiro para as outras ações. Sendo assim, o mercado fracionário traz a possibilidade de você montar uma carteira  mais interessante,  já que dá para você investir em várias ações que possuem potencial e cabem no seu bolso.

# É possível investir com menos dinheiro

Se você é um investidor iniciante ou simplesmente não tem uma renda muito alta, o mercado fracionário irá te possibilitar ter um espaço na bolsa de valores também.  Você pode inicialmente ganhar um dinheiro no mercado fracionário, e se desejar, migrar para o integral no futuro.

# É ótimo para investidores de longo prazo

Se você possui projetos de longo prazo, um ótimo investimento são ações, principalmente estando no mercado fracionário. Isso porque as ações no mercado fracionário possuem uma liquidez muito menor e com isso ela traz mais vantagens para investimentos longos.

Dessa forma, se você tem objetivos maiores, obtendo muito dinheiro ou não, escolher o mercado fracionário pode ser uma escolha mais rentável.

 

4.Como operar no mercado fracionário?

Para operar no mercado fracionário o procedimento é o mesmo, então se você já possui algumas ações, não precisa se preocupar em aprender algo novo. A única diferença é que, na hora de operar, você precisa procurar pela ação e digitar o F na frente.  

Além disso, é importante que você tenha uma análise maior em relação a liquidez, cotação e ao spreed das ações, uma vez que no mercado fracionário ela é maior.

 

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão, comenta aqui embaixo!