ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Venture Capital

Venture Capital  é uma fonte de financiamento que os investidores fornecem para novos empreendimentos que, acredita-se, tenham potencial de crescimento a longo prazo acima da médica (capital de risco).

As fontes desse capital de risco podem ser: investidores pessoa física, bancos de investimento e quaisquer outras instituições financeiras. No entanto, nem sempre leva apenas uma forma monetária; pode ser fornecido na forma de perícia técnica ou gerencial.

Embora possa ser arriscado para os investidores, o potencial de retornos acima da média é um retorno atraente. Para novas empresas ou empreendimentos com histórico operacional limitado (menos de dois anos), o financiamento de capital de risco está se tornando uma fonte popular – até essencial – para levantar capital, especialmente se não tiver acesso a mercados de capitais, empréstimos bancários ou outros instrumentos de dívida. A principal desvantagem é que os investidores geralmente obtêm participação na empresa e, portanto, nas decisões da empresa.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!