ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Venture Capital

Venture Capital  é uma fonte de financiamento que os investidores fornecem para novos empreendimentos que, acredita-se, tenham potencial de crescimento a longo prazo acima da médica (capital de risco).

As fontes desse capital de risco podem ser: investidores pessoa física, bancos de investimento e quaisquer outras instituições financeiras. No entanto, nem sempre leva apenas uma forma monetária; pode ser fornecido na forma de perícia técnica ou gerencial.

Embora possa ser arriscado para os investidores, o potencial de retornos acima da média é um retorno atraente. Para novas empresas ou empreendimentos com histórico operacional limitado (menos de dois anos), o financiamento de capital de risco está se tornando uma fonte popular – até essencial – para levantar capital, especialmente se não tiver acesso a mercados de capitais, empréstimos bancários ou outros instrumentos de dívida. A principal desvantagem é que os investidores geralmente obtêm participação na empresa e, portanto, nas decisões da empresa.