ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Valor econômico agregado (EVA®)

O valor econômico agregado (Economic Value Added – EVA em inglês) é uma medida de criação de valor identificada no desempenho operacional da própria empresa, conforme retratado pelos relatórios financeiros.

Indica se a empresa está sendo capaz de cobrir todos os seus custos e despesas, inclusive o custo de capital próprio, e, com isso, de gerar riqueza aos seus acionistas. Todo negócio deve produzir um lucro que cubra, pelo menos, seu custo de capital (custo de oportunidade de seus investimentos). Se o resultado for inferior a este custo, diz-se que atua em prejuízo econômico (destrói valor). Um resultado acima do custo de capital revela lucro econômico (agregação de valor).

EVA® nada mais é do que o resultado de uma empresa que sobra após a dedução do custo do capital próprio como despesa. Quando positivo, evidencia criação de valor ao acionista. É uma medida de lucro econômico, englobando o conceito de lucro contábil e o custo do capital investido.

O cálculo do valor econômico agregado exige o conhecimento do custo total de capital da empresa, o qual é determinado pelo custo de cada fonte de financiamento (próprias e de terceiros) selecionada pela empresa, e multiplicada pelo capital investido na geração de receitas operacionais.  Representa, em essência, o custo de oportunidade do capital aplicado por credores e acionistas como forma de compensar o risco assumido no negócio.