ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Retorno Anormal

Um retorno anormal é um termo usado para descrever os retornos gerados por um determinado título ou carteira durante um período de tempo diferente da taxa esperada de retorno. A taxa esperada de retorno é o retorno estimado com base em um modelo de precificação de ativos, usando uma média histórica de longo prazo ou uma avaliação múltipla.

Os Retornos Anormais são importantes para determinar o desempenho ajustado ao risco de um título ou carteira de títulos quando comparado ao mercado global ou a um índice de referência. Os retornos anormais poderiam ajudar a determinar a habilidade de um gerente de portfólio em uma base ajustada ao risco e se os investidores eram adequadamente compensados pelo montante de risco assumido.

Um Retorno Anormal pode ser bom ou ruim, pois é apenas um resumo de como os retornos reais diferem do retorno previsto. Por exemplo, ganhar 30% em um fundo mútuo que é esperado em média 10% ao ano criaria um retorno anormal positivo de 20%. Se, por outro lado, o retorno real fosse de 5%, isso geraria um retorno anormal negativo de 5%.