ABC do Investidor: Tire todas as suas dúvidas aqui

Confira os termos do dicionário do investidor, conteúdo especializado para quem quer saber tudo sobre as expressões que fazem parte desse mercado

Private Equity

O Private Equity é uma modalidade de investimento em que uma gestora, empresa que administra investimentos, compra uma parte de determinada empresa, se tornando uma sócia do negócio, com o intuito de alavancar seus resultados para  aumentar o valor da companhia. Esse fundo lucra ao vender a parte que lhe cabe do negócio, depois de contribuir para sua valorização.

O investimento, através desta modalidade, pode contar, em alguns casos, também com outros tipos de ajuda, como participação na gestão. Os investidores que realizam esse tipo de aporte costumam optar por negócios que tem grande possibilidade de crescimento. Além disso, alguns negócios de determinados setores têm preferência.

Em geral, o Private Equity é uma modalidade destinada a empresas que já tenham faturamento, empresas de porte médio, e que tenham boa capacidade de crescimento. Muitas vezes, esse investimento antecede a entrada dessas empresas na bolsa, onde as ações, valorizadas, podem ser negociadas em condições melhores.