ABC DO INVESTIDOR:
Termos do Mercado Financeiro de A a Z

Confira os termos mais importantes no dicionário do investidor e descubra o significado de todas as expressões que fazem parte desse mercado.

Perfil Investidor

O perfil de investidor é o resultado de uma análise das suas características em relação a investimentos, e principalmente ao risco envolvido. Serve para indicar a qual carteira de investimentos é mais adequada para o investidor.

A forma como se lida com os acontecimentos e capacidade de aceitar riscos, por exemplo, é o que determina o seu perfil de investidor. É algo ligado a sua personalidade e objetivos.

Os perfis podem ser conservador, moderado ou agressivo.

O perfil conservador tem como principal característica preservar o seu patrimônio. Normalmente, opta-se por investimentos com baixíssima oscilação e risco de prejuízo, mesmo que temporário.

O perfil moderado tem como características a versatilidade, sabendo aproveitar o melhor de cada investimento, seja sua segurança ou possível lucro acima da média. Possui mais conhecimento do mercado e um patrimônio em crescimento, e, por isso, é um investidor que tem a segurança da renda fixa, mas também aplica parte de seus recursos em renda variável, buscando retornos acima da média do mercado. Este perfil de investidor tem um pouco mais de tolerância ao risco e investe cerca 20% de seu patrimônio em ações com maior possibilidade de ganho.

O perfil agressivo, também chamado de perfil arrojado, representa um investidor que possui conhecimento de mercado, busca sempre boa rentabilidade e aceita exposições medianas ao risco em busca de ganhos maiores que a inflação a médio e longo prazo, mesmo com riscos de prejuízo. Assume posições mais focadas em estratégias a fim de alcançar um maior retorno.

Conheça outros termos do mercado:

Como em um dicionário, descubra o significado de palavras que começam com cada letra do alfabeto. Basta clicar!